Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Coletor menstrual,Curiosidades

Coletor menstrual para quem já passou dos 30. Saiba como escolher o melhor modelo para você!

O coletor menstrual já caiu no gosto das brasileiras. Quando se fala de novos produtos para a menstruação esse famoso copinho de silicone é o queridinho. E a boa notícia é que ele pode ser usado por mulheres de todas as idades, inclusive depois dos 30, com ou sem filhos. Além de ser uma alternativa mais econômica, o coletor é mais saudável, ecológico e empoderador. Já imaginou se livrar de uma vez por todas dos absorventes descartáveis? Ai que sonho!

Graças ao uso desse simples copinho, mulheres mais experientes também estão fazendo as pazes com a menstruação! Se você já passou dos 30 e ainda está na dúvida se o coletor é para você, a gente esclarece as principais dúvidas para você comprar o seu copinho sem medo de errar, dá só uma olhada!

Existe apenas um tamanho de coletor?

Não! Os coletores estão disponíveis em até 3 tamanhos: pequeno, médio ou grande. E cada tamanho apresenta capacidade, altura e circunferência distintas. Então fique atenta a todas essas informações antes de escolher o seu.

Os coletores com tamanhos maiores apresentam circunferência, capacidade e altura maiores, por esse motivo eles são geralmente recomendados para pessoas com mais de 30 anos, para as que já tiveram filhos e para quem possui um fluxo mais intenso. No entanto, como toda regra tem sua exceção, algumas mulheres com mais de 30 se adaptam melhor aos coletores menores. Sim, é confuso, mas é só continuar lendo que nós vamos passar por todos os detalhes para te ajudar na escolha do coletor ideal para você. ;)

Porque minha idade influencia na escolha tamanho do coletor?

Com o tempo, é normal que a tonicidade do assoalho pélvico fique reduzida, é como se essa região fosse perdendo a sua força muscular, até mesmo em mulheres que nunca tiveram filhos.

Como a função do coletor é oferecer conforto e segurança contra vazamentos, é importante que ele se acomode à parede vaginal sem deixar nenhuma passagem na qual o sangue possa escapar. Isso forma uma espécie de vácuo, que vai vedar a região e impedir vazamentos. Portanto, se o coletor ficar “folgado”, não haverá segurança para ele se manter estável. Esse é o motivo da recomendação de coletores com maiores circunferências para mulheres com mais de 30.

Existe uma exceção para esta regra para mulheres atletas ou que praticam muitos exercícios físicos. O excesso de exercício pode contribuir para deixar o assoalho pélvico mais resistente.

Acho que meu canal vaginal é muito estreito, devo comprar o coletor menor?

Muitas mulheres acabam comprando um coletor menor por acharem que o seu canal vaginal é muito estreito. Entretanto, não se pode esquecer que a vagina tem uma musculatura elástica e que o coletor menstrual foi projetado para se acomodar ali, então nem sempre quando achamos que nosso canal é estreito ele de fato é. Continue lendo este texto que nós vamos te ajudar a escolher o tamanho ideal para você sem errar.

Colo do útero alto ou baixo, qual o coletor ideal para mim?

Quem tem o colo do útero alto deve procurar coletores menstruais que tenham bases e hastes com ranhuras para facilitar a retirada. É importante também procurar por hastes flexíveis para que elas se adaptem ao movimento do corpo e não causem incômodos.

Já quem tem o colo do útero baixo, deve optar por coletores mais curtos. Esta escolha independe do comprimento da haste, já que esta pode ser cortada.

Pratico exercícios físicos com frequência, qual coletor escolher?

Nem sempre a recomendação de coletores maiores para mulheres mais maduras é a mais adequada. Alguns tipos de exercícios físicos podem tonificar a musculatura vaginal. Nesse caso, mesmo que você já tenha passado dos 30, é indicado que você escolha um coletor menor.

Mas atenção porque esta regra só funciona para quem é atleta, pratica exercícios físicos em excesso ou exercícios focados na musculatura vaginal, como o pompoarismo. Uma rotina normal exercícios não vai influenciar na tonicidade do assoalho pélvico.

Já tenho filhos, qual coletor comprar?

Quem já teve filhos se adapta melhor aos coletores de tamanho médio ou grande, independente da via de parto. O corpo se prepara para o nascimento do bebê e o assoalho pélvico fica mais maleável. Nesse caso, até mesmo quem ainda não tem 30 anos deve optar pelos coletores maiores.

Sempre é bom lembrar que não é recomendado utilizar produtos internos durante o pós-parto, ok? Quando terminar o puerpério e a menstruação voltar, aí está liberado!

Meu fluxo é intenso, qual coletor é recomendado para mim?

Você pode se adaptar melhor aos coletores médios ou grandes porque eles possuem uma capacidade maior. Mas lembre-se de que a intensidade do fluxo é apenas uma sugestão. Se você tem fluxo intenso e usar o coletor menor, apenas terá que esvaziá-lo de forma mais frequente. E se tiver fluxo leve e usar um tamanho maior, apenas poderá usá-lo por mais tempo antes de esvaziar. Os tamanhos médios costumam se adaptar bem à maioria das pessoas.

Qual tamanho de coletor menstrual Korui devo comprar?

Nossa, ficou super confuso, né? Mas não se preocupa que nós vamos simplificar para você em um guia super prático. Nós dividimos as situações em 3 categorias. Agora é só identificar em qual categoria você se encaixa e comprar o seu coletor menstrual sem medo de errar! Eba!

CATEGORIA 1 Jovens até 25 anos ou virgens e fluxo leve a moderado e sem filhos Indicação de tamanho: Pequeno CATEGORIA 2 Mais de 35 anos e fluxo intenso e com filhos Indicação de tamanho: Grande CATEGORIA 3 Todas as outras situações Indicação de tamanho: Médio

Pronto, agora é só comprar o seu coletor sem medo de errar e começar a sua nova jornada com o seu copinho!

Não existe risco de errar o tamanho mesmo?

Não! Sabia que a maioria das pessoas conseguiria usar qualquer um dos três tamanhos de coletor menstrual sem maiores problemas? Isso acontece porque o canal vaginal é elástico e costuma se adaptar ao formato do coletor.

Mas a forma como o coletor menstrual se encaixa no corpo é única para cada pessoa, então apesar da elasticidade é provável que exista sim um tamanho mais adequado e mais confortável para você. E é por isso que nós criamos as categorias acima!

Onde encontro o coletor menstrual no tamanho ideal para mim?

Na loja da Korui! O coletor menstrual Korui possui 3 opções de tamanho: o Leve, o Normal e o Intenso. Então, não importa a sua idade ou intensidade do fluxo, a Korui tem um tamanho ideal para você!

Agora que você está abastecida de dicas conta pra gente qual vai ser a sua opção de coletor menstrual!

E se você está na casa dos 20 ou menos, apresenta o coletor para sua mãe, sua tia ou para uma amiga mais velha! Elas vão amar!

Ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aí em baixo! E vem ser livre com a gente! <3

Deixe um comentário