Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Curiosidades,Saúde

Pelos pubianos e menstruação: depilar ou não?

Depilar ou não depilar, eis a questão. Assim como os cabelos refletem o estilo de uma época, os pelos pubianos também dizem muito sobre as tendências do momento. Tá achando que é loucura minha? Basta voltar nos anos 60 e notar como o movimento hippie valorizava a naturalidade dos pelos. Já nos anos 2000 vivemos o boom da famosa depilação íntima total, também conhecida lá na gringa como “brazilian wax”. Recentemente, podemos notar o crescente retorno ao visual mais natural como símbolo de liberdade e empoderamento. Quem diria que uns pelinhos diriam tanto sobre nós!

É, não dá pra negar! Se tem assunto que dá o que falar é a depilação (ou não!) dos pelos pubianos, especialmente para nós mulheres. E quando falamos de menstruação então! Aí que a conversa fica boa! Afinal, depilar menstruada pode? Existe uma forma mais higiênica? Existe certo ou errado? Qual a relação entre menstruação e pelos pubianos? Nós vamos te ajudar a desenrolar essa polêmica para você se sentir mais segura para fazer a sua própria escolha. Espia só!

É mais higiênico depilar durante a menstruação?

Em uma pesquisa feita com mulheres americanas, 59% delas disseram que se depilavam por “motivos de higiene”. E 62% afirmaram que já haviam feito a depilação total. Seguindo essa tendência, vivemos a era da remoção total dos pelos. Quem é adepta deste método alega se sentir mais limpa, ou até mesmo mais bonita.

Mas a remoção dos pelos é uma escolha mais saudável e higiênica? A resposta é não! Especialistas declaram que a depilação dos pelos pubianos não é uma escolha mais saudável e dizem ainda que podem haver riscos associados a ela. Eles alertam que a remoção dos pelos pode deixar a região íntima mais exposta e vulnerável a infecções, inclusive durante a menstruação. Estudos mostram que não existem benefícios na depilação total dos pelos pubianos, a não ser reduzir a probabilidade de contrair piolhos nesta área do corpo. ¯_(ツ)_/¯

Qual a função dos pelos pubianos?

Aí que tá! Os pelos pubianos não estão aí à toa. Eles funcionam como uma barreira para a região genital. Eles reduzem o atrito e ajudam a proteger contra infecções. Dá só uma espiada nas funções deles:

1) SÃO HIGIÊNICOS

O pelo pubiano funciona como uma barreira natural para manter tudo limpo, minimizar o contato com vírus e bactérias e proteger a pele de atritos. É claro que hoje em dia nós usamos roupas, mas às vezes até as roupas podem irritar a pele sensível da região.

2) CONTROLAM A UMIDADE

Os pelos ajudam a controlar a umidade da pele, mantendo-a mais seca. Isso minimiza as chances de contrair infecções fúngicas, por exemplo.

3) REGULAM A TEMPERATURA

Os pelos formam uma espécie de emaranhado pelo qual o ar consegue passar, resfriando a pele. Uma região genital mais fresca é mais resistente à proliferação de bactérias.

A depilação é prejudicial à saúde?

Por mais bem feita que seja a sua depilação, ela sempre vai deixar cortes e ferimentos bem pequenininhos na sua pele. Você pode até não ver esses micro-ferimentos, mas adivinha quem consegue vê-los? As bactérias e os vírus, miga. Infelizmente esse monstrinhos microscópicos podem se aproveitar dessas feridinhas causadas pela depilação e adentrar seu organismo causando infecções, especialmente durante a relação sexual. Isso não quer dizer que quem se depila está condenado a ter DSTs e afins, mas é bom ficar atenta!

É possível depilar de forma saudável?

Hoje em dia nós costumamos proteger nossa região genital com o uso de roupas. Aliando isso aos hábitos de higiene íntima saudáveis, é possível que você consiga se manter saudável mesmo depilando. Uma dica é evitar a depilação dos "lábios" vaginais, já que eles são a porta de entrada da região.

Já durante o período menstrual a atenção deve ser redobrada para não deixar a região muito abafada. E essa dica é válida tanto para as peludas quanto para as peladas. Trocar o absorvente descartável por alternativas como o absorvente de pano, o coletor menstrual ou a calcinha absorvente pode te ajudar a manter a região mais saudável e livre de infecções.

Depilar menstruada dói mais?

Você já deve ter ouvido que se depilar menstruada dói bem mais. Como se a depilação por si só já não fosse dolorosa o suficiente, né mesmo?

O que acontece é que nesta época do mês o seu corpo passa por uma grande variação hormonal. Esses hormônios podem aumentar a sensibilidade da sua pele e intensificar a sensação de dor durante a depilação. Por isso muitas mulheres relatam sentirem mais dor quando se depilam neste período. A semana anterior à menstruação, ou seja, quando você está de TPM, pode ser ainda mais desconfortável para remoção dos pelos. Então pra que sofrer ainda mais? Que tal marcar a depilação para um período mais tranquilo?

Claro que não são todas as mulheres que sentem aumento de dor no período menstrual. Pode ser que você nem sinta esse incômodo a mais, mas isso varia de mulher para mulher, ok? Nada de julgar o nível de dor da colega!

Devo tomar algum cuidado especial para depilar menstruada?

Se para você não é tão incômodo, é possível se depilar durante a menstruação, afinal se você é adepta da depilação, às vezes surge um evento de última hora e você não quer deixar de pegar uma praia com a galera, por exemplo. Se for depilar com lâmina, faça depois de um banho quente e sempre no sentido do crescimento dos pelos. Agora se você já marcou um horário com a sua depiladora de confiança e vai depilar com cera, basta usar uma proteção interna como o coletor menstrual, respirar fundo e pronto. Pode depilar a vontade!

A presença dos pelos interfere no sexo?

Essa questão não tem certo ou errado e vai depender unicamente de você. Se você se sente mais confiante ao se depilar, não tem problema. Se joga! Só não esquece de tomar aqueles cuidados essenciais de higiene íntima. Agora, se você se sente mais livre e sexy com seus pelinhos naturais, o mundo também é seu, miga! A questão não é depilar ou não depilar, mas sim escolher o que te faz bem. Essa decisão é toda sua! <3

Mas uma dica importante é evitar fazer sexo no mesmo dia da depilação. O atrito no momento da relação sexual pode machucar a sua pele e até mesmo te expor a certas infecções. Então já se programa para marcar o encontro com o crush num dia que seja mais bacana para sua pele, rs.

Quero manter meus pelos naturais, como faço a higiene íntima?

Você pesquisou e viu que manter os pelos naturais não tem nada de anti-higiênico, pelo contrário! Mas agora deve tá se perguntando, preciso ter algum cuidado especial? Olha, aqueles cuidados essenciais para ter uma pepeka saudável são sempre recomendados. Mas essa é a única recomendação!

Mas e durante a menstruação? Mesmo assim não é mais higiênico depilar? A resposta é não, não é! O uso de absorventes (mesmo nas opções mais naturais) costuma deixar a sua pele menos seca e arejada, por isso os pelos tem um papel super importante para manter tudo balanceado por ali! Mas se o contato dos pelos com a menstruação for motivo de incômodo para você, você pode optar por utilizar o coletor menstrual. Ele é um copinho de silicone de uso interno que mantém sua pele super sequinha com ou sem pelos! :)

No final das contas, o pelo é natural e não representa algo sujo como fizeram a gente acreditar por muito tempo. Portanto, hoje em dia, depilar ou não é mais uma questão de preferência. Independente da sua escolha, só não pode esquecer de tomar os cuidados necessários para manter uma boa higiene íntima, combinado? E durante o período menstrual, esse cuidado deve ser redobrado!

Agora cá entre nós, você prefere os pelos naturais ou é adepta da depilação? Já teve que se depilar menstruada? Tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Conta pra gente como foi a sua experiência aqui nos comentários! :)

Deixe um comentário