Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Coletor menstrual,Curiosidades

Posso usar o Coletor Menstrual e o DIU juntos?

O DIU tem conquistado cada vez mais o coração (e o útero!) das brasileiras. E não é pra menos! Ele é um método contraceptivo de longa duração, alta eficácia e pode até mesmo ser colocado gratuitamente no SUS. Outra vantagem para quem quer fugir dos contraceptivos hormonais é que o DIU de cobre não possui nenhum tipo de hormônio.

E tem mais! Que atire a primeira pedra quem nunca esqueceu de tomar a pílula no horário certo! Com o DIU é diferente. Uma vez inserido, ele não requer essa manutenção diária e não corre o risco de você esquecer, o que aumenta ainda mais a sua eficácia. Mas vale lembrar que é necessário realizar os exames regulares indicados pelo seu médico, assim você fica tranquilona sabendo que o seu DIU continua na posição certinha.

E falando nessa onda de fugir de escolhas óbvias e descobrir novas alternativas ligadas à saúde ginecológica, o coletor menstrual também é um dos protagonistas dessa revolução! Esse copinho poderoso é usado internamente e coleta o sangue menstrual de uma forma segura e saudável. Isso acontece porque, diferente dos absorventes internos, ele coleta apenas o que tem que coletar: o sangue menstrual. Desse modo o canal vaginal não resseca e você fica protegida contra infecções.

Já deu pra notar que tanto o DIU quanto o coletor menstrual são alternativas eficientes, de longa duração e econômicas. Isso além de proporcionar a incrível sensação de estar no controle do seu corpo! Mas aí você se pergunta: combinar o coletor menstrual e o DIU é uma boa ideia? Respondemos as principais dúvidas para quem tá pensando em combinar os dois. Espia só!

Posso usar o coletor menstrual e o DIU ao mesmo tempo?

Sim! O coletor menstrual e o DIU ficam em diferentes partes do corpo, por isso tudo bem usar os dois ao mesmo tempo. O coletor menstrual fica na vagina, bem no início do canal vaginal, na parte mais baixa. Já o DIU é inserido no interior do útero e suas cordinhas atravessam o colo do útero e alcançam somente o topo do canal vaginal.

O único detalhe é que quem usa o DIU deve ficar atenta na hora de colocar e retirar o coletor para não correr o risco de puxar as cordinhas do DIU junto, principalmente no caso de quem tem o colo do útero mais baixo. E uma dica importante mesmo para quem não usa o coletor: não deixe de checar com o seu médico regularmente se o seu DIU está na posição correta. Não pode vacilar, mulherada!

O vácuo do coletor pode deslocar ou expulsar o DIU?

O coletor menstrual forma um vácuo para impedir que o sangue vaze. Esse vácuo do coletor não é suficiente para deslocar ou expulsar o DIU. Mas durante a retirada vale a pena tomar cuidado extra para remover o vácuo do coletor antes de retirá-lo. Isso vale tanto para quem usa o DIU como para quem não usa! É isso que ajuda a tornar a remoção mais fácil, confortável e saudável.

Para remover o vácuo, basta pressionar a base do coletor entre os dedos ou pressionar as bordas para que o coletor possa dobrar e liberar o vácuo. Se tiver com dificuldades para retirar, contamos todos os truques aqui no blog.

Como prevenir que o coletor menstrual interfira no DIU?

Para quem usa o DIU a atenção deve ser redobrada na hora de colocar e retirar o coletor. Isso por que o DIU tem duas cordinhas que ficam pra fora do útero, ultrapassam o colo e alcançam a parte mais superior do canal vaginal. Mesmo longe do coletor, que fica na parte mais inferior do canal, é importante ter cuidado para não puxar essas cordinhas. Então vale a pena verificar como está o tamanho das suas cordinhas. Geralmente elas ficam entre 1 a 2 cm, mas se estiverem muito compridas o seu ginecologista pode ajudar a encurtá-las para ficar no tamanho ideal.

E tem mais uma dica preciosa. As cordinhas não podem ficar presas entre o coletor e a parede vaginal, pois isso pode fazer com que o DIU seja puxado e acabe saindo do lugar. Por isso, o melhor lugar para as cordinhas ficarem é dentro do coletor, bem soltinhas lá dentro. E pra verificar se ela está nessa posição é só deslizar o dedo ao redor das bordinhas do coletor menstrual e se certificar que as cordinhas não estão presas, mas sim seguras no interior do copinho.

Tenho o colo do útero baixo, o coletor pode interferir nas cordinhas do DIU?

A não ser que seu colo do útero seja muito baixo mesmo, você também pode utilizar o DIU e o coletor ao mesmo tempo. Escolha um modelo de coletor menor ou apare a haste para que o coletor possa ficar mais afastado das cordinhas do DIU. Aí é só tomar os cuidados necessários e aproveitar o melhor dos dois mundos.

Acabei de colocar o DIU, posso usar o coletor?

O ideal é dar um tempo para o seu corpo se acostumar com o DIU. Espere ao menos dois ciclos e verifique como foi seu processo de adaptação. É mais comum que o DIU se desloque ou seja expelido nessa fase inicial, então melhor ir com calma até poder usar o copinho com segurança.

O DIU aumentou o meu fluxo menstrual, posso usar o coletor?

Com certeza! Uma das reações comuns para quem usa o DIU de cobre é notar um aumento do fluxo menstrual. Desse modo, o coletor menstrual pode ajudar muito nesse processo de adaptação. O copinho tem uma capacidade incrível de coletar e prevenir vazamentos. Além disso, você pode escolher o tamanho que mais se adequa ao seu novo fluxo: o leve, o normal ou o intenso!

E o DIU hormonal? Também posso usar junto com o coletor menstrual?

Sim! Tanto o DIU de cobre quanto o DIU Hormonal também chamado de SIU (Sistema intrauterino) possuem estruturas muito semelhantes, por isso os cuidados devem ser os mesmos: posicionar corretamente o coletor, retirar o vácuo, checar a posição das cordinhas e verificar regularmente junto ao seu médico se o seu DIU tá bonitinho no lugar. E pronto!

Nós da Korui queremos te ajudar a ter cada vez mais informações para que você possa ser livre para fazer suas próprias escolhas com confiança e segurança. Agora que você está munida de conhecimento a respeito do coletor menstrual e do DIU, conta pra gente o que você acha dessa dupla mais comentada do momento!

Independente do método contraceptivo, sempre tem um Korui perfeito para você!

Deixe um comentário