Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Dicas,Meio ambiente

10 dicas de presentes sustentáveis para todos os gostos (e todos os bolsos!)

Não sabe o que dar de presente? Então você tá no lugar certo, amada! No lugar daquela lembrancinha sem graça e de última hora, que tal dar um presente que reduza o impacto ambiental no planeta? Essa é a ideia do presente ecológico ou lixo zero!

Afinal, o que é um presente lixo zero?

É um mimo com zero desperdício! Podem ser itens feitos à mão, usados, reutilizáveis ​​ou que ajudem de alguma forma a reduzir o nosso impacto ambiental.

Dar um presente lixo zero significa repensar o impacto daquilo que damos e recebemos. Além disso, é aquele tipo de presente que não se transforma em uma obrigação. Pelo contrário! É uma forma de presentear que vem acompanhada de uma sensação muito mais leve, por estar fazendo o bem para quem a gente gosta e também para o planeta! E nessa vibe a criatividade rola solta! É assim que cada presente se torna único e tão especial!

Ah, mas presente lixo zero deve ser muito caro ou difícil de achar, né?

Que nada! O presente lixo zero não precisa ser algo mirabolante ou com um custo elevado. Na verdade, ele pode até mesmo ter custo zero, sabia? Gostou, né?! É por isso que vamos te ajudar na busca do presente perfeito!

Separamos uma lista com 10 dicas de presentes sustentáveis para você dar no Natal, amigo secreto ou no próximo aniversário. E tem mimos para todos os gostos e para todos os bolsos! Dá uma olhada pra escolher o seu!


1) Para quem ama comer!

Nada melhor do que comida para alegrar o dia, né? Que tal cozinhar aquele bolo que a sua amiga tanto gosta para celebrar essa amizade sincera? Ou se aventurar na cozinha e preparar um jantarzinho especial para o crush com direito a musiquinha romântica de fundo?

Mas se cozinhar não é o seu forte, você também pode optar por produtos prontos. Uma dica boa é comprar de quem faz! Você pode ir em feiras e buscar por produtores locais. Uma boa geleia caseira feita com ingredientes de verdade pode ser uma boa! E a embalagem de vidro não é desperdiçada. Ela pode ser reutilizada e virar um porta-joias ou um porta-mantimento.

Na hora de entregar o presente também vale explicar um pouco sobre a história daquele produto, onde ele é feito e por quem ele é feito! Comprar de quem faz é assim! O presente vem cheio de história pra contar :)


2) Para quem tá sempre na rua!

Amiga que é amiga lembra a outra de beber água, mas sem copinho de plástico, né? Para aquela mana que tá sempre perambulando por aí o presente perfeito é um copinho retrátil de silicone!

Ele parece uma sanfoninha, aí é só “amassar” que ele fica super compacto, cabendo tranquilamente dentro de uma bolsa pequena. Mimo perfeito para manter a amiga hidratada sem ter que aceitar aquele temido copinho descartável a todo momento.

Dica extra: antes dê preferência para marcas brasileiras e feitas com mão de obra justa, nós amamos o Menos 1 Lixo! ;)


3) Faça você mesmo o presente e gaste zero reais! Amo.

Todo mundo tem um talento escondido. Qual é o seu? Se você curte desenhar, por que não presentear algum felizardo com uma das suas obras de arte? Ou talvez o seu hobbie seja escrever poesias: quer algo mais incrível do que ser musa inspiradora de um poema? Ai, tudo pra mim!

Mas se você ainda não descobriu seu talento, não tem problema! Você pode buscar na internet tutorias de "faça você mesmo" (em inglês, DIY ou do-it-yourself) e deixar o seu lado artístico aflorar. Uma boa dica é pesquisar por ideias que reaproveitem materiais que você já tem em casa, tipo uma luminária feita de garrafa de vidro, um quadro feito com colagem de revistas ou um pote da felicidade que contém uma mensagem fofa para cada dia do ano.

Dar um presente feito com suas próprias mãos é acrescentar uma dose extra de criatividade gastando zero reais. Combinação perfeita, sim ou com certeza?


4) Para você que tá sem tempo, irmã!

Se você tá super atarefada ou não tá conseguindo pensar em nada muito criativo, os presentes clássicos não saem de moda nunca. Para aquela pessoa que não dispensa um canudo na hora de apreciar uns bons drinques, os feitos de inox, vidro ou bambu são uma ótima dica de presente.

Já para as marmiteiras ou mochileiras de plantão, um kit de talheres feitos de bambu é uma opção reutilizável e muito mais leve para carregar na bolsa. Além disso, eles não apitam no detector de metais do banco ou do aeroporto, rs.

Outra dica barata são os guardanapos reutilizáveis feitos de algodão. Eles podem ser feitos com tecidos estampados, e tem um custo bem acessível. Bom para aquelas ocasiões que você tá com a grana curta, mas ainda assim quer fazer uma agradinho para todos os colegas da firma.


5) Dê um presente invisível! Oi?!

Gente, como assim? Uma dica para quem quer ir além é dar uma experiência ao invés de dar um objeto físico. Isso sim é atingir outro patamar de sensações, né?

Às vezes um simples convite para um cineminha pode alegrar o dia de quem a gente ama. Outra opção é planejar um piquenique entre amigos ou sair para uma viagem de fim de semana até uma cachoeira para lavar a alma daquela pessoa que anda estressadona.

O convite para uma aula experimental de sapateado pode ser um jeito gostoso de se exercitar (ou pelo menos pode render boas risadas!). Relaxar, se aventurar ou esquecer os problemas? Experimente pensar nos sentimentos, sensações e memórias que esse presente super criativo é capaz de proporcionar!


6) Presente girl power para empoderar as manas!

Já pensou em dar um presente capaz de empoderar uma mulher por meio de uma menstruação lixo zero? WOW! Graças a deusa isso já é possível! E agora todo mundo já pode dizer adeus aos absorventes descartáveis.

O coletor menstrual é um copinho reutilizável feito de silicone medicinal e que pode durar até 10 anos! Um presente como esse significa quilos e quilos de plástico sendo poupados no planeta, sabia? Aqui a gente falou sobre 6 vantagens incríveis ao usar o famoso copinho.

Outra opção são os absorventes de pano feitos com tecidos inteligentes, hipoalergênicos e que evitam maus odores. Os kits de absorventes são uma boa pedida para quem quer começar este novo jeito de menstruar. E eles estão disponíveis em várias estampas maravilindas. Vem cá dar uma olhada que tem um modelo mais lindo que o outro.

E tem mais! Ninguém mais, ninguém menos que Bela Gil em parceria com a Korui lançou a própria calcinha absorvente. Sim! Uma calcinha a prova de menstruação e feita aqui mesmo no Brasil! Esse é o tipo de presente capaz de revolucionar a vida de uma mulher, né? Aqui a gente conta mais sobre como ela funciona.

Se ainda tiver na dúvida de qual dos três escolher, também separamos um guia que vai te ajudar a decidir o presente perfeito para empoderar aquela mana gente boa.


7) Para quem quer mobilidade urbana

Andar de carro é tãaaaao ano passado. Para quem tá com uma graninha a mais, uma boa dica é investir em itens que facilitem a mobilidade urbana.

Um patinete elétrico, uma bicicleta ou até mesmo um skate podem ajudar a reduzir a nossa emissão de carbono no planeta. Além disso, esse é o tipo de presente que toda a sociedade agradece, já que desafoga o trânsito, reduz a poluição nas nossas cidades e pode ser utilizado para atividades de lazer.

Se a grana tiver curta, também vale dar aquela moral para a amiga que vai de bike para o trabalho ou faculdade. Uma garrafinha reutilizável livre de BPA pode ser muito útil. Ou de repente você pode perguntar se a bike dela está precisando de uma luzinha ou de um sininho para avisar os distraídos pelas ruas. Até mesmo pagar uma revisão da bike pode ser uma boa! Afinal de contas, quem usa meios alternativos de transporte merece ser exaltado SIM!


8) Presente virtual chamado assinatura de streaming <3

Quem paga a assinatura de algum serviço de streaming para alguém, nem é gente, é anjo! Para quem ama entretenimento, essa é a dica perfeita. E o melhor de tudo é que o rolê todo acontece no mundo virtual.

Imagina dar de presente um ano de Spotify para o crush pensar em você toda vez que colocar uma música para tocar? Outra boa dica é presentear alguém com assinatura de um bom streaming de filmes e séries, assim vocês dois podem maratonar aquela série juntos e shallow now.

E para quem não dispensa uma boa leitura, receber a assinatura de um serviço de ebooks ou de uma revista virtual com certeza vai agradar! O bom desse tipo presente virtual é que ele tem um custo baixo e você pode incluir a pessoa amada no seu próprio pacote. Uma verdadeira prova de afeto sincero dos tempos modernos, não é mesmo?!


9) Para a louca das plantas!

Todo mundo conhece alguma pessoa que é a louca das plantas! E eu tenho certeza que ela vai ficar super feliz com mais uma para a coleção! Você pode comprar ou pegar uma planta aí mesmo do seu jardim particular e presentear junto com um vaso feito de um material de baixo impacto ambiental, como os feitos de cerâmica. Certeza que deve ter algum produtor local aí na sua cidade que faz uns vasos incríveis!

Outra dica é dar plantas que acrescentem sabor à mesa. Quem sabe você não incentiva aquela pessoa que só come fast food a preparar uma comidinha caseira com aquele manjericão fresquinho que você deu de presente. Se preferir, você pode montar um kit-tempero com 3 ervas aromáticas e entregar junto com algumas receitas fáceis que levam com esses ingredientes. Um presente barateza, mas que é chique demais, né?


10) Para segurar essa barra que é gostar de você

Essa dica cheirosa não tem erro e ela se resume em uma única palavra: barra! Todo mundo adora se sentir cheirosinho, né? Por isso, que tal incentivar a troca de produtos de higiene artificiais vendidos em frasco de plástico, por produtinhos em barra feito com ingredientes naturais e sem crueldade animal? Tem xampu em barra, condicionador em barra e até desodorante em barra, sabia?

Esses produtos reduzem o impacto no meio ambiente, pois são embalados em papel reciclado ou em caixas de papelão. Outro ponto positivo é que eles são uma opção bem mais barata. Um xampu sólido em barra dura de duas a três vezes mais que um xampu líquido comum! Tá vendo como cuidar do planeta pode ser muito simples e econômico?

Dica extra: na hora de presentear, você pode montar um kit-beleza com vários produtinhos em barra. Um presente 100% natural, vegano, biodegradável e cheirosão é pra aplaudir de pé! Te garanto que combinação melhor que esta não há!


Dar um presente que respeita o planeta é uma forma de alegrar o dia de quem recebe e também de plantar uma sementinha no próximo em direção à uma vida mais sustentável.

Que tal organizar um amigo secreto lixo zero na firma? Ou sugerir presentes de Natal que evitem o desperdício? Manda essas dicas para o povo todo e bora espalhar por aí que cuidar do planeta não é nada chato, muito menos caro!

Agora me conta! Qual dessas dicas salvou o seu presente de Natal, aniversário ou amigo secreto? E qual desses presentes você gostaria de receber? Lembrou de alguma outra dica lixo zero que passou batido? Compartilha aí nos comentários que a gente lê e responde tudinho, viu! <3


Deixe um comentário