Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Consumo Consciente,Dicas

5 documentários incríveis sobre sustentabilidade para assistir na Netflix

Professor Polvo

Sabe quando dizem que para se importar com um tema, é preciso ter conhecimento a respeito dele? Nós acreditamos nesse lema, então estamos sempre atrás de uma boa fonte de informação, daquelas confiáveis, que envolvem cientistas e ativistas, sabe? Afinal, informação é poder!

Foi pensando nisso que selecionamos cinco documentários para você assistir e entender um pouco mais sobre a importância da batalha pelas questões ambientais. E, o melhor, todos possuem dicas de como agir agora, dentro das suas possibilidades. 

Cada pequeno passo é parte do caminho!

Se liga na nossa curadoria verde:

1) Em busca dos corais (2017)

 Diretor: Jeff Orlowski 

 
Em Busca dos Corais
Em Busca dos Corais - Netflix - Fonte Portal ND1
 

Esse documentário nasceu de uma informação alarmante: os recifes de corais de todo o mundo estão desaparecendo. Isso porque os oceanos absorvem o calor da atmosfera e estão sofrendo com o aumento das suas temperaturas devido ao aquecimento global. Como consequência, muitos corais não estão resistindo a essas alterações, o que faz com que eles fiquem esbranquiçados e morram.

Para os amantes da natureza e também os da sétima arte, esse é um filme que acompanha a jornada de pessoas que acreditam que não devemos medir esforços para conscientizar e criar mudanças no mundo. Um filme inspirador, repleto de cenas lindonas, que nos dá vontade de ir além na proteção dos nossos oceanos.

2) Mission Blue (2014)

Diretores: Robert Nixon e Fisher Stevens.

Mission Blue
Mission Blue - Netflix - Fonte Ocean Hub

Mission Blue conta a história da oceanógrafa e mergulhadora Sylvia Earle. Uma mulher super pra frentex, que lutou para se tornar uma grande cientista, pois nasceu em 1935, época em que ser cientista, ainda mais de renomadas universidades, estava fora de cogitação para as mulheres.

Ao estudar, Sylvia logo sacou que era preciso ir muito além da teoria. Portanto, acabou se tornando uma ambientalista que, por meio de mergulhos, ações sociais e palestras, chamou a atenção do mundo para a importância de cuidar dos nossos oceanos.

Um filmão, que além de falar sobre questões ambientais, conta a história de uma mulher forte, corajosa, que dedica a sua vida a salvar os oceanos. Fascinante!

 

3) Professor Polvo (2020)

Diretores: Pippa Ehrlich e James Reed.
 
Professor Polvo
Professor Polvo - Fonte Netflix
 

Se alguém contasse pra você que fizeram um documentário sobre a vida de um polvo, você pensaria que é, sem dúvidas, um filme pra lá de chato, não é mesmo? Sim, “Professor Polvo” é um documentário que conta sobre a vida de um polvo, porém, ao contrário do que se espera, é um filme comovente e encantador.

Mais do que falar sobre os polvos e seus hábitos surpreendentes que há milhares de anos habitam os fundos dos mares com uma inteligência única, o filme também trata da nossa relação com a natureza. Ou melhor, da falta dela. Afinal, o mundo atual nos colocou em um local em que não nos vemos como parte integrante da grande mãe terra 

O filme traz cenas de respirar fundo  e é também uma imersão para dentro de nós. Uma reflexão e tanto, cheia de reviravoltas e emoções, bem ao contrário do que você imaginaria de um filme sobre polvos. Pode confiar, é um filme  que vai ganhar seu coração, pode apertar o play.

 

4) David Attenborough e o nosso planeta (2020)

Diretores: Alastair Fothergill, Jonathan Hughes e Keith Scholey.
 
David Attenborough e o Nosso Planeta
David Attenborough e o Nosso Planeta - Fonte Netflix
 

David é um premiado jornalista, naturalista e explorador inglês que viajou o mundo ao longo de décadas para filmar seus consagrados programas de história natural para a emissora BBC. Ele foi uma das primeiras pessoas a mostrar os cantinhos mais remotos do mundo na TV. Suas jornadas por esses locais e culturas renderam muitos aprendizados, em especial, de que precisamos cuidar do nosso planeta com muito mais atenção do que fazemos hoje. Por isso, decidiu se dedicar a isso, tornando-se um ambientalista.

Aos 94 anos, David criou este documentário para ser o seu testamento, uma espécie de manifesto para o mundo, pedindo para que as novas gerações tenham consciência da importância de frear o consumo excessivo e criar novas alternativas para lidar com os recursos naturais

O documentário também é um sopro de esperança. Ele relata algumas ações que já estão em prática em diversos países e que estão dando ótimos resultados ao unirem questões sociais, econômicas e ambientais para solucionar problemas.

 

5) Oceanos de Plástico (2016)

Diretor: Craig Leeson
 
oceano de plástico
Oceano de Plástico - Netflix - Fonte Ibdmar
 

Todos os anos, 8 milhões de toneladas de plásticos são jogados nos oceanos. Os resultados são tensos , tanto para a saúde do planeta quanto, é claro, para a dos seres humanos.

Esse documentário mostra a extensão do problema, que envolve diversas camadas da nossa sociedade. São abordadas questões fundamentais, que vão desde a fabricação do plástico, até o nosso inocente hábito de aceitar produtos descartáveis que não precisamos. E ainda , nos mostra os problemas que o excesso de plástico causa no mundo, principalmente, para pessoas em situações sociais mais vulneráveis.

É uma daquelas obras que nos faz abrir os olhos e querer mudar MUITOS hábitos imediatamente, bem como nos engajar e saber mais sobre as questões políticas envolvidas nesse processo.

Se você não tem medo de aprender coisas novas e quebrar velhos hábitos, vai  amar esse documentário e as soluções que ele mostra pra gente que são possíveis .

 

Você já assistiu algum desses? Nos conte o que achou!

Você tem outras dicas de documentários? Nós queremos muito saber! Não dá para deixar para depois. As questões ambientais são para ontem, então bora compartilhar informações.

Deixe um comentário