Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Todos

Black Friday vs Consumo Consciente

Descontos imperdíveis, propagandas enlouquecedoras. A black friday nos lembra que temos que comprar. Às vezes nem sabemos o que, nem conseguimos pensar em algo que precisamos, mas compramos mesmo assim, afinal não podemos perder a black friday, não é mesmo?

Nós vivemos em uma sociedade consumista. Todos os dias somos bombardeados de propagandas que nos pressionam a comprar. Comprar virou hábito. Dia após dia compramos coisas incríveis que não precisamos, todo natal é um festival de destruição. São centenas de novas ideias, máquinas de fazer suco que transformam frutas em líquidos perfeitamente coados ou aqueles moldes inacreditáveis que fritam ovos em formato de gatinhos. Um arsenal de tralhas que enchem nosso planeta de lixo e destroem nossas perspectivas de sobrevivência.

E a cada geração consumimos mais. Há 30 anos atrás não jogávamos no lixo uma cápsula para cada café que tomávamos, por exemplo. Hoje descartamos 8 mil toneladas de cápsulas por ano. Consumir sem pensar está nos matando! E essa frase não é exagerada. Estamos chegando no limite do que o planeta pode aguentar. Crise climática, degradação do solo, colapso dos habitats e das espécies, mar de plástico, poluição do ar, falta de água, extinção dos insetos: tudo isso está acontecendo por conta do consumo. Além disso, sabia que aquela calça brilhante para a academia pode ter sido feita por uma criança que é forçada a trabalhar?

Agora chuta quem é capaz de mudar essas coisas? O próprio consumo! Nosso poder de compra pode mudar a forma como o mundo funciona. A cada compra escolhemos o que queremos financiar e, acredite, tem organizações por aí fazendo trabalhos inacreditáveis! Esse é o caso da Sari Bari, uma empresa privada estabelecida na Índia que transforma vestimentas velhas em peças de decoração e para isso emprega mulheres resgatadas do tráfico para exploração sexual. E se todo o nosso consumo fosse para lugares assim? São pequenas decisões do dia a dia que fazem a diferença. O café que explora o produtor ou o café que valoriza quem produz? O sabão com a embalagem de plástico comum ou o sabão com a embalagem feita de plástico reciclado retirado dos oceanos? O absorvente descartável ou o coletor menstrual? Essas escolhas podem mudar o rumo da humanidade e levá-la em direção à uma sociedade mais justa.

Então isso quer dizer que podemos comprar presentes de natal para as pessoas que amamos? Siiiim, podemos! Podemos comprar para nossos amigos e podemos comprar também para nós, afinal a gente entende que o consumo muitas vezes é necessário. Precisamos de comida, de roupas, de cobertores... Mas é importante lembrar que cada uma dessas escolhas financia algo e a decisão do que financiar é totalmente nossa. Então antes de comprar qualquer coisa, dá uma olhada nas dicas que preparamos para que possamos consumir de forma mais consciente:


Pense antes de comprar

Será que realmente preciso comprar o que estou comprando? Será que posso usar esse celular por mais alguns meses? Será que consigo levar esse sapato no sapateiro antes de comprar um novo? Será que aquela amiga pode me emprestar esse vestido que provavelmente só vou usar uma vez?


Compre usado

As pessoas compram coisas que usam muito pouco! Então antes de comprar uma bicicleta nova, que tal dar uma olhada online? Pode ser que alguém tenha para vender exatamente o que você precisa!


Suspeite dos descontos arrasadores

Compre 1 leve 4! 90% de desconto! Esses são anúncios muito comuns durante a black friday. Mas é importante lembrar que dificilmente uma empresa vende sem lucro. Ou seja, se vendendo um produto com 90% de desconto ela ainda tem lucro, qual será o custo dele? Como será que ele foi produzido? Ano passado mais uma marca grande (e cara!) de roupas foi condenada por ter pessoas em condições de trabalho análogas à escravidão. Então "descontos imperdíveis" podem ser um sério alerta.

Esse é o motivo pelo qual a Korui nunca fez e nunca fará promoções malucas. Produtos muito baratos não conseguem financiar ações que são extremamente necessárias em uma empresa, como trabalhar com fornecedores conscientes e insumos de qualidade, optar por embalagens sustentáveis, valorizar a mão de obra de todos os envolvidos com a marca, financiar o incrível Projeto Dona do Meu Fluxo, que fornece informações e doa coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade, entre muitas outras ações. Empresas são grandes agentes de mudança e precisam assumir suas responsabilidades perante o mundo, apenas assim podemos começar a construir um futuro diferente.


Escolha marcas de confiança

Comprando algo de uma marca você financia a existência dela. Então, que tal escolher marcas que colocam impacto em primeiro lugar? No Brasil, as chamadas empresas 2.5 ou negócios sociais estão crescendo. São organizações que se encontram entre o 2˚ setor, das empresas que visam lucro, e o 3˚ setor, das ONGs que dependem de doações para funcionar. O principal propósito dessas empresas é resolver problemas sociais e ambientais usando o lucro que geram. Como elas não dependem de doações, como as ONGs, o impacto aumenta muito! É genial! Ah, e esse é orgulhosamente o caso da Korui <3


Escolha produtos duráveis

Produtos de qualidade duram mais. Então em vez de comprar aquele lençol barato que vai encher de furos no primeiro ano, que tal investir naquele que tem potencial de durar muitos anos?


Conheça o impacto do que você consome

Comprar é financiar a existência de toda uma cadeia. É frequente vermos nas redes sociais aquelas fotos de turistas abraçando golfinhos, nadando em meio a peixinhos coloridos ou até mesmo alimentando tigres. Os seres vivos desse nosso planeta são de fato incríveis. Mas às vezes é preciso refletir sobre as consequências de nos aproximarmos de animais selvagens. Qual o impacto disso? Recifes de corais antes extremamente coloridos e com uma biodiversidade de cair o queixo estão virando formações de tom marrom sem vida, onde fotógrafos com os bolsos cheios de comida atraem os poucos peixes restantes para que o turista possa sorrir para a foto no meio deles.

É triste, muito triste, mas a mudança só depende de nós. Em muitos lugares turísticos existem organizações que fazem trabalhos incríveis na recuperação dos animais e da biodiversidade local.


Tanto a nossa próxima viagem como a black friday são oportunidades de usarmos nossa carteira para votar a favor de um futuro melhor. Vamos dar um passo para trás e prestar atenção nas nossas escolhas. Elas são capazes de mudar o mundo! E aí? Como vai ser o seu final de ano? Tem alguma dica de presente com impacto positivo? Compartilha com a gente nos comentários! :)

Deixe um comentário