5 gestos simples para quebrar o tabu e a vergonha da menstruação

5 gestos simples para quebrar o tabu e a vergonha da menstruação

Qualquer pessoa que menstrua sabe que este processo completamente natural, necessário e inevitável do corpo humano também vem acompanho de uma carga social repleta de medo e vergonha. Apesar de passar até 10 dias por mês lidando com mudanças no corpo durante décadas, nós ainda esperamos que a menstruação seja quieta, limpa, bem escondida e longe de qualquer olhar.

As pessoas que menstruam parecem estar condicionadas a se sentirem constrangidas e envergonhadas em relação à isso. Afinal, quem nunca se sentiu desconfortável durante a compra de absorventes? E aquele pavor só de pensar que um pingo de sangue pode aparecer em público!

Mas por que falar sobre menstruação tem que ser um tabu tão grande? Justo a menstruação que é tão natural. E com todos os riscos para a saúde que podem resultar da falta de educação menstrual, nós deveríamos estar trabalhando para tornar a conversa sobre menstruação mais normal, e não o contrário!

Ativistas da menstruação concordam que nós deveríamos ao menos tentar fazer com que o tema “menstruação” seja visto com mais naturalidade, mesmo que os resultados não possam ser vistos tão rapidamente. E toda a sociedade pode ajudar nessa mudança.

Se você está se perguntando o que você pode fazer para tornar as conversas sobre menstruação mais naturais, menos envergonhadas e menos estranhas, então continue lendo. Nós separamos cinco pequenos gestos que podem ajudar a normalizar essas conversas. Porque nós temos o direito de falar sobre o funcionamento normal dos nossos corpos sem sentir vergonha.

1) Aprecie a beleza da menstruação

Quando pensamos no sangue menstrual esquecemos que ele faz parte de um processo natural e até misterioso do corpo humano. O sangue menstrual manteve cada um de nós vivos no útero de nossas mães durante nove meses. Este sangue capaz de gerar uma vida é algo do qual deveríamos sentir orgulho, não vergonha.

2) Entenda a verdade por trás do marketing da vergonha

Desde comerciais de absorventes que prometem manter o seu segredo “sujo” seguro atrás de uma saia branca até sabonetes perfumados com neutralizadores de odor que prometem deixar sua vagina limpa e cheirosa. Vaginas não são sujas!

O marketing da vergonha existe em uma tentativa de gerar insegurança para perpetuar a demanda por seus produtos desnecessários, além de mercantilizar a menstruação. O que eles dizem aos clientes não é a verdade, mas sim apenas mais uma forma de ganhar dinheiro. Nunca esqueça disso.

3) Entenda como a vergonha da menstruação machuca as pessoas

A vergonha da menstruação está em todos os lugares e ela nunca é aceitável. Nós vemos esta vergonha em todos os lugares e crescemos com ela no nosso dia-a-dia. Mas tudo isso não é nada se comparado com a realidade vivida em países como a Índia, por exemplo. A menstruação lá é um tabu tão grande que o país se tornou incrivelmente perigoso para quem menstrua.

Em algumas partes da Índia a educação menstrual é tão fraca que chega a ser um perigo na vida de meninas. Elas tem tanta vergonha até de pedir panos limpos às suas mães que acabam tendo sérias infecções por este motivo. Em um desses casos, uma menina de 13 anos teve que fazer uma cirurgia para remover o útero, um procedimento que a deixou “marcada” para o resto da vida como uma mulher estéril.

A vergonha da menstruação não é apenas ofensiva e perturbadora emocionalmente, mas fisicamente prejudicial. Se começarmos a levantar estes tópicos, quem sabe até as pessoas que se sentem desconfortáveis para falar sobre a menstruação podem se sentir desafiadas a tentar normalizar estas conversas, já que elas são tão importantes.

4) Fale das partes boas e ruins com sinceridade

Com o seu médico, sua melhor amiga ou sua mãe, é importante falar do assunto de uma forma franca. Desse modo, você não precisa fingir que está tudo bem se não está. Cólicas, cansaço, irritabilidade e mudanças de humor são perfeitamente normais e acontecem com a grande maioria de nós.

Portanto, fale de uma maneira sincera sobre o que você sente. Além disso, peça ajuda se necessário e aprecie a liberdade de não ter que esconder os sintomas menstruais nunca mais.

Como e quando conversar sobre menstruação com as filhas (e filhos!) 

5) Comece a falar sobre menstruação

Este é provavelmente mais fácil de falar do que de fazer. Contudo,  a forma mais eficaz de normalizar a menstruação é falar sobre ela de uma forma mais aberta e também mais frequente. Assim, quanto mais falarmos sobre a menstruação, mais natural ela vai ficar.

As gerações que nasceram com a vergonha da menstruação ainda podem sentir o desconforto, mas essas conversas honestas e abertas são o primeiro passo para aliviar a vergonha e assegurar que as futuras gerações poderão sangrar sem ter que ter vergonha.

Você conversa sobre menstruação naturalmente? O que você acha da ideia? Deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência e opinião com a gente!

Voltar para o blog

2 comentários

Minha mãe já sabe que eu menstruei mais eu tenho vergonha de falar de falar as coisas ruins que está acontecendo comigo nesses dias de tpm

Maria

Faz dias que é pra eu ir buscar meus absorventes na farmácia, mais não vou por conta da vergonha

Aleany

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais