Sim, coletores menstruais podem ser feitos de diversos materiais diferentes, mas os mais comuns são o Silicone Medicinal e o TPE. Mas afinal, qual a diferença entre eles? Qual o mais seguro para estar em contato com a nossa ppk? Qual o mais ecológico? Qual tem maior durabilidade?
A verdade é que os dois materiais são seguros, mas tem as suas limitações em alguns aspectos. Vem conhecer as vantagens e desvantagens de cada material com a gente!
SILICONE MEDICINAL
Vantagens
- Altíssima resistência à tração, ou seja, não rasga.
- Durabilidade altíssima, podendo passar de 10 anos.
- Grande estabilidade física. Pode ser colocado sob grande pressão por um longo tempo e mesmo assim não deformar, mantendo a forma original.
- Resistente ao calor e ao frio (aguenta entre -40 °C a 316 °C), podendo inclusive ser submetido à esterilização química.
- Possui a mais alta classificação de compatibilidade para uso dentro do corpo humano, sendo o preferido para procedimentos medicinais, incluindo implantes.
- Pode ficar em contato direto com o sol sem ressecar.
- Não retém odores.
Desvantagens
- Não é reciclável, apesar de poder ser reutilizado para criar superfícies esportivas de alto impacto.
- Custo de produção mais elevado.
TPE
Vantagens
- Processo de fabricação mais rápido e mais barato.
- Pode ser reciclado.
Desvantagens
- Baixa durabilidade, de 3 a 5 anos.
- É macio, mas o toque pode parecer “plastificado”.
- Baixa estabilidade física, podendo perder sua forma original com o tempo.
- Pode derreter se submetido à temperaturas muito altas.
- Deve ficar longe do sol.
- Se ressecado, pode abrigar bactérias.
Bom, agora que já conhecemos as vantagens e desvantagens de cada material, chegou a hora de escolher o melhor deles para o nosso coletor menstrual. Aqui na Korui nós escolhemos o Silicone Medicinal.
O Silicone Medicinal é o material com maior biocompatibilidade com o interior do corpo humano, o que torna ele super seguro! Além disso, ele tem uma durabilidade de cair o queixo! Quanto mais tempo um produto dura maior a sustentabilidade dele, já que passamos muito tempo sem precisar comprar um novo. Já pensou usar só 5 coletores menstruais durante toda a vida fértil? Vantagem pro planeta e pro nosso bolso né?
Outra parte muito legal do silicone é que no final da sua vida útil, mesmo que vá direto para o solo, ele se quebra em partículas menores (Me2 Si(OH)2) após algumas semanas, que se oxidam e voltam às formas naturais de sílica, dióxido de carbono e água, não afetando a saúde do solo, a germinação das sementes ou o crescimento das plantas. Também não perturbam insetos ou aves, mesmo quando expostos a grandes quantias (estudos acompanharam os ovos das espécies desde a deposição até a vida dos filhotes). Super demais né?
É por isso que a gente ama esse material e o potencial dele de impedir o descarte de plástico no nosso planeta! E você, também compartilha esse amor pelo copinho de silicone?