Coletor menstrual e útero retrovertido, rola?

Coletor menstrual e útero retrovertido, rola?

Assim como cada corpo é único, cada útero também é.

Ele tem o formato parecido com o de uma pera e costuma se projetar levemente pra frente do abdômen, passando por cima da nossa bexiga. Porém, uma em cada quatro pessoas tem o órgão virado “pra trás”, em direção à base da coluna. É o que chamamos de útero retrovertido (também conhecido como invertido, virado ou retroflexo).

Essa é uma variação na posição do útero mas que gera algumas dúvidas: Quem tem útero retrovertido, pode usar coletor menstrual? A adaptação é diferente? O que exatamente muda?

Bora entender tudo isso!

Por que o útero vira?

Existem várias causas pro posicionamento alterado do útero. A mais comum é de nascença mesmo. Mas ele também pode se mover ao longo da nossa vida – e às vezes a gente nem percebe! Essa movimentação pode acontecer por diversos motivos e pode até acontecer sem motivo nenhum! E ter o útero retrovertido é uma condição física, não é uma doença e sim uma variação da anatomia do órgão. Coisa boa né?

E ele volta pro lugar?

Ele nem sempre precisa voltar. Às vezes volta, às vezes não. Se não apresentar sintoma nenhum e não for um risco à saúde, bora deixar ele em paz!

E dá pra usar o coletor?

Com certeza! 

Ter o útero retrovertido não impede em nada o uso do coletor. Ainda bem! 

O que pode acontecer é que o canal vaginal das pessoas com o útero retrovertido pode se apresentar em um ângulo diferente do das pessoas com o útero projetado para a frente. Mas a verdade é que mesmo as pessoas que não tem o útero retrovertido muitas vezes não conhecem a posição do canal vaginal. Então em ambos os casos temos que passar por um processo de aprendizagem, a famosa “adaptação” ao coletor menstrual.

Durante esse período temos que praticar o autoconhecimento. Se tocar é super importante! A partir do momento que entendemos onde está o colo do nosso útero podemos colocar o coletor viradinho pra ele ali.

É normal acontecer alguns vazamentos durante esse processo, o que é completamente normal para todas as pessoas que tem útero! A dica é ter paciência, ir se conhecendo aos poucos e testar diferentes dobras. Um belo dia o vácuo vai ficar perfeito e voilá, 12 horas de liberdade 😉

Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente no oie@korui.com.br

Estamos aqui para te ajudar a ter um ciclo tranquilo e seguro. 🙂

Voltar para o blog

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais