Coletor menstrual ou disco menstrual: qual escolher?

Coletor menstrual ou disco menstrual: qual escolher?

Um guia definitivo para você!

Coletor menstrual ou disco menstrual? Eis a questão! Se você está na sua jornada pessoal em busca do melhor produto menstrual para você e seu corpo, certamente deve estar colocando na balança quais são os prós e contras dessas duas opções. 

Embora os discos menstruais e os coletores menstruais tenham algumas características em comum, também existem algumas diferenças entre eles que podem fazer toda a diferença para você!

A seguir explicamos em detalhes como funciona cada uma dessas opções e respondemos as principais dúvidas que já devem ter passado pela sua cabeça. Assim, ao final desse texto, você terá um guia completo para tomar a sua decisão com toda a informação que precisa. Bora lá?

 

Primeiramente, o que é um coletor menstrual?

O coletor menstrual é exatamente o que parece ser. Um copinho reutilizável feito de silicone medicinal capaz de coletar o sangue menstrual. Você insere o coletor dobrado logo na entrada do canal vaginal. Lá dentro ele se abre e cria uma vedação, como se fosse uma espécie de vácuo. E é justamente esse vácuo que impede que ocorram vazamentos.


Coletor menstrual

 

E ele é bem diferente dos absorventes internos que literalmente absorvem tudo e, por isso, podem ressecar e desequilibrar a flora vaginal causando machucados. O coletor menstrual (como o próprio nome já diz) apenas coleta o sangue. Isso faz com que inseri-lo e retirá-lo seja algo bem mais gentil com o nosso corpo. Além de manter a flora vaginal intacta e úmida.

 

E o que é um disco menstrual?

O disco menstrual é um disco flexível que, assim como o coletor, também é capaz de  coletar o sangue menstrual. Outra semelhança é que os discos menstruais reutilizáveis também são feitos em 100% silicone medicinal, um material seguro e hipoalergênico. 

Para inseri-lo você faz um movimento de pinça dobrando ele num formato de oito e insere  numa posição mais alta no canal vaginal, posicionando-o logo abaixo do colo do útero. 


Disco menstrual

A grande diferença em relação ao coletor é que o disco menstrual não precisa criar um vácuo. Isso porque ele se adapta ao seu corpo e ocupa todo o espaço ao redor do colo do útero, coletando diretamente o sangue menstrual sem deixar passar. 

Ah! Vale lembrar que a função do disco menstrual também é apenas coletar ao invés de absorver. Por esse motivo, assim como o coletor menstrual, ele não resseca e mantém a flora vaginal intacta. Nesse quesito, ponto para os dois!

 

Como eu insiro e removo eles?

No começo você até pode achar que eles são grandes demais para caber dentro de você. Mas pode respirar tranquilamente, porque ambos foram projetados para caber confortavelmente dentro do seu corpo. 

E lembre-se! O canal vaginal tem uma capacidade elástica incrível. Tão incrível que é capaz de permitir a passagem de um bebê e retornar ao seu tamanho original. E é por esse motivo que nem o coletor e nem o disco menstrual podem alargar o seu canal vaginal, tá bem?

Agora que esclarecemos isso, precisamos falar que ambos têm uma curva de aprendizado sim! Mas (felizmente!) ela é bem mais simples do que você imagina. 

Fizemos um mini-tutorial pra você entender a diferença passo-a-passo de como faz pra inserir e remover cada um deles. Espia só:

 

Como inserir e retirar o coletor menstrual?

Lave bem as mãos, e se posicione de uma forma confortável. Existem até 15 dobras para inserir o seu coletor menstrual. Escolha a sua preferida, relaxe e insira o coletor no início do canal vaginal. Em seguida, você pode passar o dedo pela bordinha do coletor para garantir que ele se abriu direitinho lá dentro formando uma sucção. O famoso vácuo, sabe? 


Dobra C para inserir o coletor menstrual

E como faz pra retirar? Fique na posição de cócoras ou sentada no vaso. Uma dica é usar um apoio nos pés, formando um ângulo de 35°com as pernas. Insira os dedos na vagina e use a haste como guia até que você consiga “pinçar” a base do coletor entre o polegar e o indicador.  Use os músculos vaginais (os mesmos usados para fazer xixi) para empurrar o seu coletor para baixo. Segure a base do coletor, pressionando-a entre os dedos para retirar o vácuo. Deslize o coletor gentilmente até que seja removido totalmente. E é isso!

 

Como inserir e retirar o disco menstrual?

Para inserir o disco menstrual, lave as mãos e ache uma posição confortável. Pode ser agachada ou de cócoras mesmo. Segure o disco entre o polegar e o indicador e aperte ao meio para ele formar um oito. Insira seu disco no canal vaginal, empurrando-o para trás e para baixo. Depois de inserido, é preciso posicionar a borda atrás do osso púbico. Use o dedo indicador para empurrar a borda para cima e fazer o encaixe perfeito. Ele deve ficar igual na imagem a seguir.


Disco menstrual posicionado logo abaixo do colo do útero e atrás do osso púbico

E na hora de retirar, como faz? Fique de cócoras ou sentada no vaso. Relaxar é essencial porque assim seus músculos vaginais também relaxam e tudo fica mais fácil. Agora vamos lá! Insira o dedo indicador na vagina até alcançar a borda do disco menstrual. Faça um gancho com o dedo e puxe a borda para fora. Use os músculos vaginais (os mesmos usados para urinar) para empurrar seu disco para baixo e facilitar o alcance. Escorregue o disco gentilmente, puxando-o para fora com cuidado até que ele seja completamente removido. E pronto! Seguindo nosso passo-a-passo não tem mistério algum! 

 

Por quanto tempo eu posso usá-los?

Tanto o disco menstrual quanto o coletor menstrual podem ser utilizados por 4 a 12 horas consecutivas. Com o uso e prática você vai descobrir durante quanto tempo você consegue usá-los. Nos dias de fluxo mais intenso é provável que você tenha que esvaziá-lo algumas vezes no dia. 

Como faz pra limpar?

A limpeza do coletor menstrual e do disco menstrual é a mesma. Entre uma troca e outra basta lavar com água corrente e tá pronto. Prático assim!

Já ao final do seu ciclo, tanto o disco quanto o coletor devem ser esterilizados antes de você guardá-los. E pra fazer isso é bem fácil:

Esterilizando no fogão – você pode esterilizá-los no fogão fervendo por 5 minutos. Panelas esmaltadas ou de inox são recomendadas para preservar o silicone. Criamos uma panelinha especialmente pra isso e você pode adquiri-la clicando aqui! Lembre-se de colocar água o suficiente para o disco menstrual ou coletor menstrual não tocar o fundo e queimar.

Esterilizando no microondas – ferva o seu disco ou coletor por 3 a 5 minutos em um copo esterilizador ou dentro de um recipiente de vidro. Não ferva seu disco menstrual por mais tempo que o necessário, pois isso pode danificá-lo e sua durabilidade pode ser afetada.

 

Eles são confortáveis? Vou sentir eles dentro de mim?

Podemos dizer que a missão do coletor e do disco é trazer aquilo que os absorventes descartáveis falharam: oferecer conforto para você fazer todas as suas atividades diárias sem vazamentos. 

E a boa notícia é que quando inseridos corretamente você vai até mesmo esquecer que está usando o seu coletor ou o seu disco menstrual. Bom demais, né? 

Tão bom que ambos podem ser usados para você se sentir mais leve para estudar, trabalhar, se exercitar e até mesmo nadar! É outra vida!

 

Eles aguentam fluxo intenso?

Você quer mais uma notícia ótima? Tanto o coletor quanto o disco coletam o fluxo menstrual intenso melhor do que os produtos descartáveis tradicionais.

Só pra você ter uma ideia, o menor coletor coleta 25 ml de sangue, que já é o dobro da capacidade de um absorvente interno! 

Os coletores menstruais estão disponíveis no tamanho P, M e G com capacidade de volume que varia de 25 a 34 ml. Para descobrir como escolher o tamanho do seu coletor sem errar assista o vídeo abaixo:

Como escolher o tamanho do seu coletor menstrual sem errar!

 

Já os discos menstruais estão disponíveis nos tamanhos A (para quem tem colo do útero alto) com capacidade de 74ml e no tamanho B (para  quem tem colo do útero baixo) com capacidade de 47 ml. 


Use o dedo indicador para descobrir a altura do seu colo do útero

Só pra você ter uma ideia, a quantidade total de sangue normal perdida durante TODO o ciclo menstrual de uma pessoa com fluxo intenso pode chegar a cerca de 80 ml. Diante disso, tanto os coletores quanto os discos menstruais podem lidar com esses dias de dilúvio tranquilamente, superando a capacidade de absorção dos absorventes descartáveis externos e internos. Ufa, hein!

 

Posso usar DIU com coletor menstrual ou disco menstrual?

Sim! Você pode usar tanto o coletor quanto o disco com um dispositivo intrauterino (DIU). Isso  porque o DIU fica no útero enquanto o disco ou coletor menstrual ficam no canal vaginal. Mas é bom se atentar a alguns fatos:

Tempo de adaptação – pode levar algum tempo para que seu útero se ajuste ao uso de um DIU. Espere pelo menos 6 semanas após a inserção do DIU antes de usar um coletor ou disco. Essas primeiras seis semanas são o momento em que há maiores chances de expulsão do DIU. Depois disso, tudo certo!

Fios – como os fios do DIU ficam pendurados no canal vaginal, consulte sua ginecologista para verificar se você precisa encurtar as cordas para acomodar melhor o disco ou coletor menstrual.

Colocação do coletor/disco – mesmo quando encurtados, os fios do DIU ainda ficam pendurados no canal vaginal. Certifique-se de que eles fiquem dentro do seu coletor ou disco e não presos entre as bordas e a parede da vagina.

 

Posso fazer sexo usando eles?

Tcharam! Chegamos em um ponto importante! O sexo é uma das principais diferenças entre disco menstrual e coletor menstrual.

Você pode fazer sexo com penetração ou sexo oral com um disco menstrual, isso porque ele fica na parte mais alta do canal vaginal, logo abaixo do colo do útero. Sendo assim, nem você nem a outra pessoa vão sentir o disco menstrual ali. Com certeza é a opção perfeita pra quem fica com os hormônios a mil durante a menstruação e gosta de fazer sexo sem bagunça. 

Ah! Mas vale lembrar que mesmo parecendo um diafragma, o disco menstrual não é um método contraceptivo, hein!

Já com o coletor menstrual você não pode fazer sexo com ele por causa da sua posição mais baixa dentro do canal vaginal. Então se o sexo for algo que faz a diferença pra você durante o período menstrual, tenha isso em mente na hora de escolher entre o disco e o coletor. 

 

Sexo na menstruação: conheça as maravilhas do disco menstrual

 

Quando é melhor usar o coletor menstrual?

O coletor menstrual fica posicionado logo na entrada do canal vaginal, por isso algumas pessoas acabam achando o coletor mais fácil de inserir, especialmente nas primeiras tentativas. 

O coletor também pode ser uma boa alternativa para quem não quer inserir os dedos tão profundamente no canal vaginal. Além disso, ele pode ser uma ótima escolha caso você não pretenda fazer sexo com penetração durante a menstruação.

Outra vantagem é que a cada 10 coletores vendidos, 1 coletor é doado para uma pessoa em situação de vulnerabilidade social. Conheça mais sobre esse projeto de doações no vídeo abaixo:

Doação dos coletores menstruais Korui 2018 – Dona do meu Fluxo

 

Quando é melhor usar o disco menstrual?

Como o disco menstrual é usado mais acima no canal vaginal (próximo ao colo do útero), você vai precisar conhecer melhor a anatomia do seu corpo para posicioná-lo corretamente. Se isso não for um problema para você, vá em frente!

Outro motivo para preferir o disco menstrual é que ele tem uma capacidade maior do que os coletores menstruais (47 a 74ml), tornando-o uma ótima opção para ser usada durante todo o dia e também para quem tem fluxo muito intenso.

Por fim, o sexo pode ser um fator decisivo. O disco menstrual é a melhor escolha para quem deseja fazer sexo durante a menstruação com mais flexibilidade e com muito menos bagunça.

 

Concluindo…

Agora que você aprendeu tudo sobre coletores e discos menstruais, você pode tomar uma decisão super informada sobre qual deles escolher – e começar agora mesmo a usar o que é mais adequado para o seu estilo de vida.

E é uma questão de preferência mesmo, viu! Você pode até mesmo escolher os dois! Nessa jornada você pode descobrir que gosta de usar o coletor à noite e o disco durante o dia. Ou que prefere usar o coletor menstrual sempre e optar pelo disco menstrual somente na hora do sexo. 

Não tem jeito certo ou errado. Só você saberá o que funciona melhor para o seu corpo e quando. 

 

Onde comprar?

Sinto que você já está confiante para viver um novo jeito de menstruar mais confortável, econômico e ecológico. Então a única dúvida que resta é escolher a cor do seu coletor menstrual ou do seu disco menstrual!

Acesse a nossa loja online para escolher a cor do seu coletor menstrual ou cor do seu disco menstrual. Tem várias opções por lá!

Então fica aqui a pergunta que não quer calar! Coletor menstrual ou disco menstrual? Qual deles é o seu preferido?

Voltar para o blog

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais