COP26: o que é e qual a sua importância

COP26: o que é e qual a sua importância

A 26ª conferência do clima da ONU, a COP26, que aconteceu em Glasgow, na Escócia, teve como objetivo encontrar soluções e ações concretas para o maior desafio que a nossa geração enfrenta: as mudanças climáticas.

Os eventos relacionados ao clima não se tratam de previsões. Estamos sentindo os seus impactos dia após dia. Por isso, é tão urgente que medidas efetivas sejam colocadas em prática. 

 

Por que as discussões sobre o clima são tão urgentes?

Foi com a Revolução Industrial que passamos a usar carvão e o petróleo para sustentar o nosso desenvolvimento econômico. Com a queima desses combustíveis fósseis se intensificou o efeito estufa. Com isso, eventos extremos se tornaram mais comuns com o aumento de 1,1 graus na temperatura média da Terra desde o século XIX.

Vivemos hoje a década mais quente da história; no último inverno tivemos as geadas que destruíram as lavouras nas regiões sul e sudeste; enchentes na Europa fizeram centenas de vítimas e em setembro e uma nuvem de terra vermelha acompanhada de rajadas de vento assustou moradores paulistas da cidade de Franca.

Em agosto deste ano, o IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, divulgou um relatório histórico em que, pela primeira vez, demonstrou claramente a relação direta entre a ação humana e a elevação da temperatura e as mudanças climáticas

A boa notícia é que cada vez mais e mais pessoas têm tomado consciência sobre o que está acontecendo. Segundo a pesquisa “Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros”, realizada pelo Ibope, 92% dos brasileiros sabem que o aquecimento global é uma realidade e 77% entende que é causado principalmente pela ação humana.

A partir da tomada de consciência, é preciso que haja a criação de Estratégias mais eficientes para remover o carbono da atmosfera em uma escala verdadeiramente global.  E é também para isso que a COP 26 existe. 


Manifestação por ações dos líderes mundiais contra as mudanças climáticas

 

A COP26 e a sua importância

COP é abreviatura de “Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)”, um evento que conta com a presença de líderes do mundo todo e ocorre de ano em ano, mas que foi adiado no ano passado em função da pandemia. O 26 significa que esta é a 26ª edição do evento.

Diversas ações e acordos são firmados nesses encontros, como é o caso do Acordo de Paris, firmado na COP21, em 2015. Na edição de 2015, 191 países se comprometeram a reduzir os gases responsáveis pelo efeito estufa para limitar o aumento da temperatura da Terra de 1,1 graus para 2 graus até o final do século, com esforços para chegar a no máximo 1,5 graus. 

Porém, com o ritmo atual, as emissões chegariam ao limite já na próxima década. Dentre os diversos objetivos da COP26, estão o de manter a meta de “1,5 grau viva”, uma meta a que alguns países produtores de combustíveis fósseis têm resistido.

A COP26 é um marco na história porque chega para propor ações práticas para alcançar as metas definidas no Acordo de Paris e acelerar a economia de baixo carbono. Além disso, promove encontros, trocas, parcerias e fomenta discussões em torno desses temas tão importantes e fundamentais. 


Luisa, nossa fundadora, na COP 26

 

Esperança para dias melhores

Nós, da Korui, temos o comprometimento de transformar o mundo em um lugar mais sustentável e justo. Pensando nisso, a Luisa, idealizadora da Korui, acompanhou painéis e eventos paralelos à COP.

Para ela, estar presente lá, ver tantas pessoas engajadas e tantas ações já sendo tomadas nos traz esperança de que juntos nós vamos conseguir proteger nossa casa. E ela convida cada um de nós a repensar nossos hábitos de forma que possamos viver dentro dos limites planetários.

Nós somos parte da solução e sabemos do papel que desempenhamos para encontrar respostas para a crise ambiental. Temos ainda muitos desafios a serem superados, mas em comunidade vamos traçar novos e possíveis caminhos para a nossa casa maior, a Terra.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais