Desodorante com alumínio faz mal?

Desodorante com alumínio faz mal?

Basta caminhar pelos corredores das farmácias e supermercados e se deparar com uma infinidade de desodorantes. E já reparou que muitos deles fazem questão de divulgar que são livres de alumínio? 

Mas afinal, qual é o problema do alumínio no desodorante? É realmente algo para se preocupar? A seguir, a gente te explica tudo o que você precisa saber sobre o uso do alumínio nos desodorantes e quais fatores levar em conta na hora das compras. 

 

Antes de começar, você sabe a diferença entre desodorante e antitranspirante?

Geralmente usamos o termo desodorante e antitranspirante para falar da mesma coisa, mas existe uma diferença importante entre eles. 

O desodorante é projetado apenas para reduzir o odor corporal, sem necessariamente reduzir a transpiração. E ele faz isso usando fragrâncias ou compostos antibacterianos.

Já o antitranspirante ajuda você a suar menos porque ele bloqueia os poros, impedindo que o suor saia. Os antitranspirantes contêm muitos ingredientes, incluindo sais de alumínio, que se dissolvem na pele e são responsáveis por “fechar” os poros para você não suar tanto.

Atualmente, é muito comum encontrarmos produtos do tipo 2 em 1, ou seja, que são desodorantes e antitranspirantes ao mesmo tempo. O que significa que eles também possuem alumínio em sua composição.

 

Como o alumínio age nos antitranspirantes?

Quando você aplica antitranspirante na área das axilas, os sais de alumínio se dissolvem na pele. 

Ao serem expostos ao suor, os sais de alumínio criam uma substância semelhante a um gel que obstrui temporariamente os poros, impedindo que o suor atinja a superfície da pele. 

Menos suor também significa menos odor, pois o alumínio acaba inibindo a ação de bactérias que se alimentam do suor e que causam o famoso “cecê”.

 

Desodorante com alumínio faz mal à saúde?

Essa pergunta ainda não tem resposta certa. Ainda são pouquíssimos os estudos científicos que investigam as consequências do alumínio no nosso corpo a longo prazo. 

No entanto, muitas pessoas tem se questionado sobre o impacto do alumínio presente nesses produtos, pois esse metal pesado penetra na pele e acaba sendo absorvido e retido pelo corpo. 

Então se a gente for parar pra pensar, não parece muito saudável usar todo dia um produto que cause o acúmulo de um metal pesado no organismo, não é mesmo?

E vale lembrar que o alumínio não é um componente natural do nosso corpo, por isso não existe uma quantidade segura que possamos consumir sem risco nenhum. 

Algumas pesquisas suspeitam que o cloridrato de alumínio, ingrediente comum dos antitranspirantes, esteja relacionado ao câncer de mama e de doenças neurodegenerativas. No entanto, são necessários mais estudos para chegar a algo mais conclusivo.

Diante disso, o recomendado é ter uma postura cautelosa em relação ao uso de desodorantes com alumínio. Coloque na balança pra ver se vale a pena correr o risco ou se você prefere buscar uma alternativa sem alumínio. 

 

Desodorante com alumínio pode causar câncer de mama?

As preocupações sobre o risco de câncer de mama em grande parte têm a ver com a proximidade das axilas com os seios, porém ainda não há estudos suficientes para associar uma coisa à outra.

Mas algumas pesquisas sugerem que o alumínio, pelo menos em grandes quantidades, pode sim ser prejudicial.

Uma pesquisa revelou que muito alumínio pode mudar a forma como o corpo produz e responde ao hormônio feminino estrogênio. A preocupação nesse caso é que essas alterações no sistema hormonal possam ser prejudiciais à nossa saúde a longo prazo.

Outro estudo identificou que mulheres com câncer de mama usavam antitranspirantes com mais frequência do que o grupo sem a doença. Além disso, elas também apresentaram níveis mais altos de alumínio no tecido mamário.

Mesmo assim, não há evidências científicas suficientes para associar o alumínio dos desodorantes com o câncer de mama. Portanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar se essa relação realmente existe.

 

Desodorante com alumínio e Alzheimer: tem relação?

Outra preocupação é a relação entre a exposição ao alumínio e o Alzheimer, uma doença neurodegenerativa e a causa mais comum de demência.

Um estudo de 2016 revelou que a exposição crônica ao alumínio pode aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Já outra pesquisa de 2018 descobriu que pessoas com Alzheimer apresentavam níveis mais altos de metais como alumínio, mercúrio e cádmio no sangue. 

No entanto, muitos fabricantes argumentam que os níveis de alumínio absorvidos pelo uso de transpirantes são muito pequenos, não oferecendo riscos significativos à saúde. 

Mais uma vez, são necessárias mais pesquisas para descobrir se a exposição ao alumínio dos desodorantes tem relação com doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

 

Efeitos indesejados dos desodorantes com alumínio

Muitas pessoas reclamam de alguns efeitos indesejados causados pelo uso de antitranspirantes com alumínio, dentre eles:

Sensação de mais calor: ao obstruir os dutos de suor, o alumínio bloqueia o processo fisiológico de suar, que é a forma como o corpo se refresca naturalmente. É por isso que muita gente sente mais calor usando desodorantes com alumínio. 

Alergia e irritação: devido ao mecanismo de ação dos sais de alumínio nas glândulas, pode existir o risco de obstrução e inflamação das mesmas. Isso pode levar à irritação, erupções na pele, foliculite e até dermatite de contato.

Manchas nas roupas: a mistura do alumínio com o suor é a responsável por aquela mancha amarelada que fica na blusa e que é quase impossível de remover.

 

Como saber se o meu desodorante contém alumínio?

Para saber se há alumínio em seu antitranspirante ou desodorante, dê uma olhada na lista de ingredientes. O ingrediente ativo pode ser listado como cloridrato de alumínio, tetracloridrato de alumínio e zircônio, cloreto de alumínio ou cloróxido de alumínio.

 

Benefícios de usar um desodorante sem alumínio

Bloqueia o odor e não o suor

Os antitranspirantes não atacam as bactérias causadoras do mau odor, o que eles fazem é bloquear a transpiração.

No entanto, o suor é nossa maneira saudável de resfriar o corpo, por isso tanta gente faz questão de não impedir esse processo natural usando antitranspirantes com alumínio. 

Além de não interferem nesse mecanismo natural de transpiração do corpo, os desodorantes sem alumínio agem atacando as bactérias causadoras de maus odores que “se alimentam” da proteína do suor. Evitando assim o mau cheiro. 

 

Facilidade de uso

O desodorante sem alumínio é mais flexível em termos de onde e quando aplicá-lo. Desde que suas axilas estejam secas, você pode aplicar seu desodorante a hora que quiser e obter o efeito esperado. 

Já quando se trata de desodorantes com alumínio, existem certas regrinhas de uso. Uma delas é que leva-se um tempo para o alumínio criar uma camada de gel que bloqueia o suor nas axilas. Por isso, pode ser que você precise esperar um pouco antes de vestir a sua blusa até o alumínio fazer efeito.

Então existem certas situações em que usar um desodorante sem alumínio em vez de um antitranspirante faz mais sentido. Principalmente se você está com pressa.

 

Ingredientes modernos e naturais

Os desodorantes sem alumínio contam com ingredientes antibacterianos que matam as bactérias que causam mau cheiro e que vivem da proteína do suor. E muitos desses ingredientes antibacterianos são a base de plantas! Portanto, se você está procurando opções mais naturais, os desodorantes sem alumínio são uma boa opção.

 

Como escolher um bom desodorante sem alumínio?

Se você decidir deixar de lado as fórmulas com alumínio, temos uma boa notícia! Existem várias opções bacanas disponíveis para você escolher. Mas fique atento a essas dicas para escolher o melhor produto para você e para o planeta!

 

Avalie se você precisa de um desodorante ou antitranspirante

A maioria das pessoas não sofrem de sudorese (excesso de suor), por isso é bem provável que você não precise de um antitranspirante com alumínio. Apenas um desodorante sem alumínio pode ser o suficiente pra você. 

 

Evite produtos com fragrâncias artificiais

Produtos com fragrâncias artificiais têm mais riscos de causar alergias e irritações. Outros químicos artificiais como o parabenos também podem agredir a pele. 

 

Fique atento ao rótulo dos produtos

Dê preferência a produtos veganos (sem ingredientes de origem animal), cruelty-free (que não fazem testes em animais) e que utilizem embalagens sustentáveis. 

Entenda o que é beleza limpa e autocuidado natural

 

Escolha uma opção mais natural 

Na hora das compras, prefira os desodorantes sem alumínio que usam ingredientes naturais que não oferecem riscos à nossa saúde e nem ao planeta. 

 

Opções em barra podem ser uma boa 

Além de ser super prático de usar, o desodorante em barra costuma durar muito tempo, sendo uma alternativa muito mais econômica para o seu bolso.  

 

Prefira empresas que se importam com o planeta

O que diferencia as empresas com propósito das empresas tradicionais é que elas são engajadas em gerar impacto positivo no planeta. 

A Korui, por exemplo, é uma empresa B certificada, que existe para solucionar o grave problema ambiental dos absorventes descartáveis e oferecer soluções menstruais e de higiene que não agridam o meio ambiente. 

E o nosso desodorante é natural, vegano e livre de todos os ingredientes nocivos, como alumínio, parabenos, lauril e petrolatos. Só amor e natureza! E o melhor? Ele funciona mesmo!

Clica aqui para conhecer o nosso propósito e todos os nossos produtinhos. 

 

Me conta aí nos comentários se você usa desodorante sem alumínio!

Voltar para o blog

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais