Ele acabou de chegar e já virou nossa vida de ponta cabeça – no bom sentido, claro!
Às vezes algumas dúvidas relacionadas a rotina do uso podem surgir. Selecionamos algumas das perguntas mais comuns sobre o disco menstrual e vamos responder todas elas aqui.
Chega mais pra descobrir as respostas!
Rola dormir usando o disco menstrual?
Podemos sim dormir usando o disco. Ele tem uma capacidade ótima e podemos usá-lo por até 12 horas. Isso nos dá uma noite tranquila de sono!
O ideal é a limparmos o disco antes de deitar e logo que a gente acorda, pra evitar que ele transborde enquanto a gente dorme.
Dá pra sentir o disco menstrual dentro da gente?
Não, ufa! Quando posicionamos ele corretamente, ele passa despercebido – a gente até esquece que ele está ali.
Porém, se estivermos sentido a presença dele, é um sinal de que o colocamos errado. Nos primeiros ciclos é normal a gente demorar até achar a posição certa, mas aí é só tirar e colocar de novo – tudo com bastante calma, respeitando nosso ritmo.
O disco menstrual vaza?
Não. Se ele estiver inserido corretamente ele não vai vazar. Vazamentos normalmente acontecem quando nosso disco não está aberto ou na posição certa.
Pra evitar isso, podemos nos certificar de que a borda esteja esticada e ele encaixado no osso púbico. Mas não precisamos nos preocupar, porque é bem mais fácil do que parece.
Como saber se o disco menstrual está cheio?
O tempo que o disco leva pra encher depende bastante da intensidade do nosso fluxo. Pode levar alguns ciclos até que a gente entenda essa dinâmica. Até isso acontecer, é recomendado que a gente o esvazie com mais frequência, algumas vezes ao dia.
Tá difícil de retirar o disco menstrual. E agora, Korui?
Antes de tudo, muita calma. Tá tudo bem!
Nessa hora, a solução é bem simples: esperar um pouco e relaxar. Quando formos tentar de novo, uma boa ideia é ficar de cócoras. Isso faz com que o disco deslize mais facilmente para baixo. Pra ajudar, podemos usar os músculos da vagina (mesmos usados para urinar). Quando conseguirmos alcançar a borda do disco, é só fazer um gancho com o dedo, puxar pra fora e, tcharam, tiramos o disco!
É tranquilo, né?!
O que fazer quando precisamos usar um banheiro público?
O disco menstrual possui uma capacidade muito boa em comparação aos absorventes descartáveis externos e internos, então é provável que a gente não precise esvaziá-lo em banheiros públicos.
Mas caso seja necessário, é simples. Temos que lavar bem as mãos e retirar o disco como de costume, lavando-o com uma garrafa de água ou limpando-o com papel higiênico. Aí é só colocar de novo.
Também podemos usar lenços umedecidos, dando preferência para os neutros e sem perfume para não alterar o pH da nossa vagina. Depois, é só lavar o disco com água assim que tivermos a chance.
O disco menstrual pode causar algum tipo de infecção?
Não, ele é super seguro pra nossa saúde. Isso porque o silicone medicinal usado pra fazer o disco menstrual é inerte e não reage a nenhum fluído presente em nosso corpo.
Além disso, o disco menstrual Korui não é relacionado à Síndrome do Choque Tóxico. Ótimas notícias, né?!
Mesmo assim, a recomendação é sempre lavar e esterilizar o disco menstrual corretamente.
Pode usar sabão para lavar o disco menstrual?
Não precisamos lavar disco com sabão. Até porque alguns tipos de sabão podem causar irritações e prejudicar o balanço do pH natural da nossa vagina. Mas se for nosso desejo, é importante utilizarmos sabão neutro e sem perfumes.
Como faço para esterilizar o disco menstrual?
A gente pode esterilizar nosso disco usando a panela esterilizadora. O processo é super fácil e rápido! Pra isso, é só colocar água na panela e botar pra ferver. Quando estiver fervendo, colocamos o disco e marcamos de 5 a 7 minutos no relógio. Depois, é só deixar esfriar e nosso disco está pronto para usar.
Uma dica: vale colocar um timer ou despertador pra gente não esquecer o disco no fogo e ele acabar derretendo. Não queremos isso, né?!
É importante também, não deixarmos fervendo por mais de 15 minutos, pois o disco pode perder a elasticidade e ter sua durabilidade afetada.
Mas é só termos cuidado e assim teremos o disco nos acompanhando em muitos e muitos ciclos!
Falando nisso…
O disco menstrual pode ser usado por quantos anos?
Bem cuidado e conservado, nosso disco menstrual pode durar muitos anos! Entretanto, a ANVISA recomenda trocarmos a cada 3 anos.
Nesse período, a gente evita o uso de aproximadamente 1200 absorventes descartáveis, uma quantidade enorme de lixo que não estamos descartando em nosso planeta.
Ou seja, além de todas as coisas boas que falamos antes, o disco ainda por cima é super ecológico!
Por quanto tempo eu posso usar o disco menstrual?
Podemos usar o disco menstrual por até 12 horas seguidas.
Conforme vamos pegando o jeito, descobrimos de quanto em quanto tempo precisamos esvaziá-lo. Nos dias de fluxo mais intenso é provável que seja algumas vezes no dia. Mas varia de pessoa pra pessoa.
Só é importante não deixarmos o disco menstrual transbordar durante o uso, ok?!
Virgens, podem usar o disco menstrual?
Sim! Não há nenhum problema em utilizar o disco menstrual sendo virgem.
Vale lembrar que somos virgens até termos nossa primeira relação sexual – e vamos concordar que o disco não irá transar com a gente, né?! Hehe. Se a questão for o hímen, existem diversas formas de ele ser rompido antes de uma relação sexual. Qualquer produto de higiene íntima de uso interno pode rompê-lo, assim como andar de bicicleta, por exemplo.
Posso fazer exercícios físicos usando o disco menstrual?
Mas claro que sim! O disco menstrual é ótimo para praticar exercícios, seja esportes de impacto ou atividades na água! Ele é bem confortável, não vaza e possui uma capacidade muito boa – o que significa menos visitas ao banheiro. Tudo de bom, né?!
E com ele, podemos fazer de tudo, tudo mesmo! Inclusive…
Ter relações sexuais usando o disco menstrual!
AHAM! É possível ter relações sexuais com penetração usando o disco menstrual.
Ele se encaixa no colo do útero, impedindo o sangue de descer para o canal vaginal. Dessa forma, ninguém vai tem contato nenhum com o sangue, nem a gente, nem a outra pessoa. Durante a relação, o disco também passa despercebido, a gente nem sente que ele existe.
E mais! Como ele impede que o sangue tenha contato com o ar, não deixa cheiro algum, nos deixando mais confortáveis pra fazer sexo oral durante a menstruação.
Deu até um calorzinho, né?! hihi
A gente escreveu mais sobre o assunto no blog Sexo e Disco Menstrual: liberdade e prazer sem limites.
Se o seu coração acelerou em saber todas essas coisas incríveis sobre o disco, e você não vê a hora de ter ele em sua vida também, dá uma olhada aqui!