Um universo todo novo começa a partir da menarca, os primeiros ciclos menstruais, e ele pode ser maravilhoso.
Para falarmos sobre menstruação, precisamos primeiro fazer um acordo: sem tabus daqui para frente, tá bem?
A coisa mais importante a lembrar é que seu corpo é único. Não há um tempo “certo” para nada acontecer. Todo corpo saudável tem seus próprios padrões e tempo para as coisas acontecerem.
Anotar e reparar mudanças pode ajudar a entender as etapas do ciclos menstruais e nos deixar mais confortáveis com as alterações de humor que normalmente surgem. Sem dizer na clareza que vamos adquirindo ao longo dos meses. E, como se fosse mágica, adivinhamos o dia exato que vamos ficar menstruada. Quanto mais nos conhecemos, mais fácil e interessante os ciclos menstruais ficam.
Será que o corpo muda?
Sim, antes da sua primeira menstruação, você pode notar mudanças em:
- mamilos/seios;
- pelos pubianos;
- formas do corpo;
- corrimentos na roupa íntima.
Posso fazer tudo nos primeiros ciclos?
Pode.
Pode fazer T-U-D-I-N-H-O.
Mas isso não quer dizer que você vai querer fazer. Durante os dias menstruais, o nosso corpo tende a aguardar energias e ficar em estado de relaxamento, afinal, estamos ‘perdendo’ sangue – a título de curiosidade podemos perder de 30ml a 80ml de sangue por ciclo, não é muita coisa, mas o suficiente para o nosso corpo querer ficar um pouco mais lento em suas performance. E quer saber? Tá tudo bem.
Posso fazer esporte menstruada?
Sim! Andar de bicicleta, nadar, ir à praia, aulas de educação física, correr, dançar, escalar… tudo é permitido, desde que você e seu corpo estejam preparados para isso. Nas primeiras atividades, podem ocorrer pequenos acidentes – mas isso não é motivo para não executar suas atividades, viu?
Toda pessoa que menstrua já vivenciou uma manchinha na calça. A gente sabe que a adolescência pode ser um momento desafiador, e que tudo pode parecer muito pior do que é. Hoje em dia temos tecnologia e produtos que nos deixam muito mais seguras e confortáveis, como: calcinhas absorventes.
Quanto tempo dura cada menstruação, ou primeiros ciclos?
Os primeiros ciclos podem durar 2 ou 3 dias, mas não existe regra. Nos primeiros dias aparecerão algumas manchas de sangue marrom-avermelhado e ao longo da semana você pode ter um fluxo mais pesado.
Seu fluxo menstrual seguirá um padrão mais consistente quando seus hormônios se estabilizarem. De acordo com a Planned Parenthood, a pessoa média perde de 30ml a 80ml de sangue durante a menstruação. Isso pode parecer muito sangue, mas geralmente é cerca de 1/3 de xícara no máximo.
E na verdade, ao longo de toda sua vida, a menstruação vai passar por mudanças e adaptações – tudo que está ao seu redor e/ou como você vive a sua vida, pode (e vai) interferir no seu ciclo. Alimentação e prática regulares de esporte oferecem maior estabilidade e controle sobre os ciclos. Já a falta de sono e uma alimentação desregulada – com muita ingestão de sódio ou gorduras trans – podem desregular o fluxo.
Útero, ovários, tubas uterinas, canal vaginal… para que serve tudo isso?
Calma, calma, calma. É menos complexo e muito mais interessante do que parece.
A fase folicular
Tudo começa com o hormônio folículo-estimulante (FSH), que estimula o crescimento de folículos dos ovários. Temos dois ovários (em alguns raros casos pessoas podem nascer apenas com 1) e mensalmente de forma alternada, um deles libera um óvulo – que mede cerca de 0,1mm, é bem pequeno mesmo. Enquanto os ovários estavam preparando o óvulo para a fecundação, o útero também trabalhou para deixar o espaço confortável e amigável. Um hormônio chamado estrogênio faz a camada interna do útero engrossar e se desenvolver para receber um óvulo fecundado.
A fase ovulatória
O aumento de estrogênio desencadeia um outro hormônio: o LH – hormônio luteinizante, que será o responsável por liberar o óvulo maduro. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação acontece entre o 13º e 15º dia; porém, já explicamos que o ciclo pode mudar conforme influências externas.
O óvulo sai do ovário em direção à tuba uterina e vai para o útero, um caminho de mais ou menos 10 cm. Enquanto o óvulo viaja pela tuba uterina, a camada interna do útero engrossa cada vez mais. Esse percurso todo demora entre três ou quatro dias. No útero, o óvulo espera 24 horas para ser fertilizado, depois desse tempo o corpo se prepara para a menstruação.
A fase lútea
Entre a fase ovulatória e menstruação, existe a fase lútea.
O folículo vazio se transforma em um corpo lúteo. As células do corpo lúteo produzem estrogênio e grandes quantidades de progesterona. A progesterona estimula a camada interna do útero para se preparar para o óvulo fecundado.
Aqui é o momento onde a maioria das pessoas relatam a tal da TPM (tensão pré menstrual). Isso acontece porque nosso organismo, que foi bombardeado por diversos hormônios, começa a sentir a ausência deles. E tudo pode acontecer! A gente pode ficar mais emotiva, ou mais irritada, a gente pode ter vontade de comer mais chocolate – e isso acontece porque nosso corpo busca por cálcio, magnésio, ferro e a serotonina.
Por fim, se o óvulo não for fecundado, a camada interna do útero será expelida pelo canal vaginal. Sua menstruação começa, como um novo ciclo menstrual.
A fase menstrual
Aqui seu ciclo começa. O primeiro dia da menstruação é o início do ciclo menstrual. Toda aquela preparação do útero para o óvulo é destruída, passa pelo colo do útero, canal vaginal, vagina e tchau tchau menstruação.
Nesse momento, chás e bolsa de água quente podem ser os melhores amigos para quem menstrua. Para o útero expelir as camadas que criou para receber o óvulo, ele precisa se contrair com força. Mesmo medindo cerca de 12 cm, as contrações do útero podem gerar dores abdominais, as famigeradas cólicas. Não se assuste, as dores costumam ser suportáveis e remédios – indicados pelo seu ginecologista – podem ajudar a aliviar desconfortos. Caso não resolva, lembre-se de conversar com alguém de sua confiança e pedir ajuda.
Os primeiros ciclos são iguais para todo mundo?
Com tudo isso acontecendo é normal querer conversar com amigas que estejam passando pelas mesmas experiências. Mas lembre-se: a menstruação, incluindo a duração e o fluxo do ciclo, varia de pessoa para pessoa, e às vezes, de mês para mês. Somos corpos únicos e não vamos ter respostas únicas.
Na adolescência os ciclos podem (e serão) irregulares, estudos como o da Mayo Clinic, diz que podemos levar até seis anos para que o ciclo se torne regular – justamente porque, como dissemos lá no comecinho do texto – a adolescência é um período com muitas novidades e interferências externas, e tudo ao nosso redor pode impactar o nosso ciclo.
Ciclos de jovens até 21 anos, podem alternar entre 21 e 45 dias, ciclos mais longos são mais comuns nos primeiros anos após a menstruação. Para tornar esse controle mais fácil existem aplicativos e até mesmo agendas, assim você terá uma melhor ideia de quando seus ciclos vão começar. A experiência fica mais interessante, se você também anotar sentimentos, sensações e desconfortos – seios doloridos podem significar que a menstruação se aproxima, por exemplo.
Sabendo disso tudo, e conhecendo cada dia mais o seu corpo, essas mudanças podem ser mais fáceis.
E caso tenha ficado curiosa, pode acessar o Manual Primeiro Ciclos que fizemos em parceria com a Capricho onde poderá descobrir detalhes sobre essa fase que ninguém te contou 😉 E conheça nossa linha de produtos dedicada para primeiros ciclos.
1 comentário
Achei muito legal esse blog que vocês fizeram Li tudo e gostei muito de tudo ainda tenho 12 anos e Por enquanto nada aconteceu comigo e lendo isso até me sinto mais confortável porque eu tenho muita vergonha de acontecer alguma coisa assim e todo mundo descobrir eu prefiro manter em sigilo só eu e Deus sabe