Primeiro ela chega como uma manchinha tímida na cor de borra de café, nos dias seguintes assume um tom vermelho vivo e por fim se torna amarronzada de novo até ir embora. Este é o processo menstrual normal que dura cerca de 3 a 7 dias. Entretanto, para pessoas que tem o fluxo muito intenso, este processo pode ser um verdadeiro pesadelo!
Pois saiba que nem todo fluxo intenso é normal. Ele pode ser um sintoma do que os médicos chamam de menorragia, um problema que pode causar anemia, além de indicar que algo não está funcionando bem no seu organismo.
Mas como saber se o seu fluxo intenso é normal?
Sua menstruação dura mais de uma semana? Você precisa trocar o absorvente o tempo todo, tipo a cada 1h? Você limita suas atividades diárias por causa do sangramento menstrual muito intenso? Você enche mais de 3 coletores menstruais durante a menstruação? Se a sua resposta foi sim para alguma dessas perguntas, pode ser que a intensidade do seu fluxo não esteja normal.
Fluxos muito intensos não apresentam riscos para todas as pessoas, mas em muitos casos ele pode causar anemia e deficiência de ferro. Os sintomas da anemia incluem fadiga, fraqueza, tontura, etc. Se você suspeita que algo pode não estar certo com o seu corpo procure ajuda médica.
Mas o que ocasiona o fluxo intenso fora do normal em algumas pessoas? Nós separamos 5 causas possíveis:
1) Desequilíbrio hormonal
O desequilíbrio hormonal pode ter causas diversas, mas é mais comum em adolescentes ou mulheres que estão chegando perto da menopausa. Quem tem síndrome do ovário policístico ou endometriose também precisa ficar atento às taxas de hormônios.
2) Problemas ginecológicos
Miomas, pólipos, doença inflamatória pélvica e outras condições na região reprodutora também podem ser a causa de um fluxo menstrual mais intenso. Às vezes esses problemas não apresentam sintomas aparentes, por isso é muito importante manter os exames preventivos em dia.
3) DIU e alguns medicamentos
Quem usa o DIU de cobre, que é o modelo sem hormônio, pode apresentar um sangramento mais intenso. Também é importante ficar atenta ao uso de alguns medicamentos como anticoagulantes e anti-inflamatórios, que podem alterar o seu fluxo menstrual. Em uma consulta médica, não esqueça de informar se estiver utilizando algum medicamento.
4) Complicações na gravidez
Quem passou por um aborto espontâneo somado ao estresse que vem com ele, pode sofrer com o aumento de fluxo. Outra complicação é a gravidez ectópica, que é quando o embrião se desenvolve fora do útero. Isso também pode levar à sangramentos intensos.
5) Outras condições de saúde
Alterações na menstruação podem dizer muito sobre a sua saúde! O aumento da intensidade do fluxo menstrual pode até mesmo estar associado à problemas renais, na tireóide ou no fígado.
Conheça algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor o seu fluxo menstrual:
Dica 01: Conheça seu fluxo!
Essa dica parece boba, mas você pode achar que tem fluxo intenso quando na verdade possui um fluxo menstrual normal. O uso de absorventes descartáveis as vezes nos dá a falsa impressão de que perdemos uma quantidade de sangue muito maior do que realmente é. Muitas pessoas costumam conhecer melhor o próprio fluxo depois que começam a usar o coletor menstrual. Elas passam a se dar conta de que o volume de sangue perdido é na verdade muito diferente daquela impressão de mar vermelho que os absorventes descartáveis nos passam!
Dica 02: Meça o seu volume!
Cada mulher sabe quando seu fluxo aumenta ou diminui, então o conceito de fluxo intenso pode ser muito relativo. Cientificamente falando, os médicos afirmam que um volume normal de menstruação é de aproximadamente até 80ml por ciclo menstrual. O coletor menstrual também pode te ajudar bastante a descobrir se o seu volume menstrual está dentro da média.
Dica 03: Fique atenta aos sinais e não se desespere!
Esta dica é bem simples. Se você está se sentindo incomodada com seu fluxo, marque uma consulta com seu médico. Por meio de exames ele vai poder te explicar direitinho as causas do seu fluxo menstrual intenso e indicar o tratamento mais recomendado para o seu caso. Então já sabe! Se a sua menstruação resolveu vir com força total e isso está te incomodando, vale a pena uma visitinha ao ginecologista!
Dica 04: Ajude as manas!
Você já experimentou algum desconforto com o aumento do fluxo menstrual? Então conta pra gente nos comentários! Ou compartilha esse post com aquela amiga que vive reclamando de fluxo intenso. Juntas somos mais fortes!
11 comentários
Olá tenho 39 anos sou laqueada há 11anos minha menstruação nunca foi numa data certa quando vem têm mês com cólicas outro não mais tem vezes que vem muito sangue com coágulo mais essa semana veio o sinal mais até agora não desceu normal gostaria de saber se é menopausa ou por que tenho anemia? Estou preocupada sempre veio normal
Desde que tive dengue meu ciclo desregulou. Tenho diu de cobre há 1 ano e sempre veio muito com duração de uns 8 a 9 dias. Depois da dengue atrasou, quando veio em abril não parou mais, hj com 81 dias menstruando. Já tomei vários remédios anticoncepcional e injetável e não para (nem posso tomar anticoncepcional por problemas de veia/ trombose). Exame de sangue sai hj e parece que estou com problemas no fígado e de coagulação. Retorno no médico apenas semana que vem após fazer uma nova endovaginal.
Eu estou com fluxo intenso, com coágulos grandes e ficando na média de 8 dias menstruada. Procurei um médico e fiz exames. Estou com miomas, uso o coletor e mais um absorvente, estou trocando de Agora em hora. O coletor sai com praticamente os 10 ml. Produzem o médico gurias. Tenho 41 anos, meu ciclo sempre foi de 3 a 5 dias, e vinha pouco
Meu fluxo menstrual não para chego a ficar mais de um mês mestrando .desde que fiz laqueadura ah 10 anos só tem aumentado. Chega descer sangue bem grosso .tenho 46 anos .
Minha menstruação era normal. De um tempo para cá vem 1 ,2 dias e vai embora. Depois volta com grande quantidade e com uma consistência meio estranha..um sangue mais grosso tipo coagulado…com tipo pedaços longos…eu estou tentando engravidar a 4 meses e nada. E minha menstruação vem ocorrendo isso a cerca de 8 meses. Estou com 40 anos. Será menopausa ou voltei a desenvolver cistos nos ovário? Vou marcar meus exames e investigar o que pode ser.