Incontinência urinária em mulheres: causas, tipos e tratamento

Incontinência urinária em mulheres: causas, tipos e tratamento

Já aconteceu de você não conseguir segurar o xixi e ter um escape de urina? Se a resposta for sim, não há nada para se envergonhar. A incontinência urinária é um problema super comum. 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, o problema atinge 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa e em 40% das gestantes. Apesar de ser mais comum em pessoas mais velhas, a condição também pode afetar mulheres mais jovens.

A vergonha e a demora pela busca de tratamento médico podem comprometer o bem-estar físico e psicológico de quem sofre com escapes de xixi.

Neste artigo a gente te conta quais são as causas, os tipos, os sintomas e como lidar com essa condição.

 

O que é a incontinência urinária?

A incontinência urinária é uma condição na qual a pessoa perde urina involuntariamente. Esse escape de xixi pode ser desde apenas algumas gotinhas ou até mesmo um esvaziamento completo da bexiga. 

A incontinência é frequentemente considerada um tabu e, por motivos de vergonha, medo ou pensamento de que é algo normal, muitas vezes ela acaba não sendo discutida e a procura por ajuda médica é adiada.

 

Quais são as causas da incontinência urinária em mulheres?

A incontinência urinária afeta principalmente mulheres adultas e idosas. Isso ocorre porque os eventos de saúde reprodutiva das mulheres, como gravidez, parto e menopausa, afetam a bexiga, a uretra e outros músculos que sustentam esses órgãos.

À medida que envelhecemos, os músculos que sustentam a bexiga tendem a enfraquecer, o que pode levar à incontinência urinária. No entanto, o envelhecimento não é a única causa desta condição. 

Outras causas de incontinência urinária incluem excesso de peso, constipação, danos nos nervos do assoalho pélvico ou consequência de uma cirurgia. 

Outras vezes, a incontinência dura apenas um curto período de tempo e pode ser decorrente do uso de certos medicamentos, excesso de cafeína ou infecções do trato urinário. 

 

Quais são os sintomas da incontinência urinária em mulheres?

A incontinência urinária não é uma doença por si só. Ela é um sintoma de outro problema de saúde, geralmente associado à fraqueza dos músculos do assoalho pélvico. 

Além da incontinência urinária, alguns outros sintomas urinários incluem:

  • Precisar correr para o banheiro;
  • Perder urina se não chegar ao banheiro a tempo;
  • Perda de urina com movimentos ou exercícios;
  • Vazamento de urina que impede atividades de rotina;
  • Perda de urina ao tossir, espirrar ou rir;
  • Vazamento de urina que causa constrangimento;
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
  • Perda de urina durante o sono;
  • Vazamento de urina após cirurgia.

 

Tipos de incontinência urinária em mulheres

Os tipos mais comuns de incontinência urinária em mulheres são:

 

Incontinência de esforço

A incontinência de esforço ocorre quando certos movimentos corporais pressionam a bexiga e a uretra. Nesse caso, ações cotidianas que usam os músculos do assoalho pélvico, como tossir, espirrar ou rir, podem causar vazamento de urina. Movimentos repentinos e atividade física também podem causar escapes de xixi.

 

Incontinência de urgência

Está associada a uma vontade forte e repentina de urinar e também à incapacidade de reter a urina por tempo suficiente antes de chegar ao banheiro. Algumas mulheres com esse tipo de incontinência de urgência até chegam ao banheiro a tempo, mas sentem vontade de urinar mais de oito vezes por dia. A incontinência de urgência pode ocorrer até mesmo durante o sono. 

 

Incontinência mista

Acontece quando a pessoa tem incontinência de esforço e de urgência ao mesmo tempo.

 

Incontinência funcional

É causada por barreiras físicas ou mentais que podem impedir alguém de chegar ao banheiro a tempo. Isso pode ser devido a problemas cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer, problemas musculares como artrite ou problemas neurológicos como acidente vascular cerebral ou danos na medula espinhal.

 

Como tratar a incontinência urinária?

Cada caso é único, por isso o tratamento para a incontinência urinária recomendado pela sua médica vai depender da sua idade, do seu histórico médico e do tipo de incontinência.

 

Fortalecer o assoalho pélvico

O primeiro passo pode ser melhorar o tônus ​​​​muscular do assoalho pélvico. Sua médica pode recomendar inclusive sessões de fisioterapia para exercitar essa região. 

Os exercícios Kegel podem ajudar a fortalecer a musculatura pélvica e têm a vantagem de serem rápidos, fáceis de fazer, não requerem equipamento e você pode fazê-los a qualquer momento do dia. 

Quer saber como faz pra realizar os exercícios Kegel? Clica aqui que preparamos um texto no blog com um passo-a-passo completo.

 

Terapias comportamentais

O tratamento também pode incluir terapias comportamentais, como o treinamento da bexiga para resistir à vontade de urinar e a expandir gradualmente os intervalos entre as micções. Outra alternativa comportamental é programar as idas ao banheiro para esvaziar a bexiga regularmente e evitar vazamentos. 

Modificações na dieta para eliminar irritantes da bexiga, como cafeína, álcool e frutas cítricas também podem ser recomendados. 

 

Medicamentos e cirurgia

O tratamento também pode contar com medicamentos anticolinérgicos e, em certos casos, procedimentos cirúrgicos podem ser indicados. A cirurgia com a técnica Sling traz bons resultados e consiste em colocar um suporte para restabelecer e reforçar os ligamentos que sustentam a uretra e promovem seu fechamento durante o esforço.

 

Como prevenir a incontinência urinária?

Embora nem sempre seja possível prevenir a incontinência urinária, você pode tomar algumas medidas para diminuir o risco:

  • Fortaleça sua musculatura pélvica com atividade física;
  • Pratique exercícios Kegels diariamente;
  • Limite o consumo de álcool e cafeína para diminuir a necessidade de fazer xixi;
  • Mantenha um peso saudável;
  • Não pare de se hidratar;
  • Evite beber muito líquido antes de dormir;
  • Procure tratamento imediato para infecções do trato urinário ou da bexiga.

 

Como lidar com a incontinência urinária?

Lembre-se que escapes de xixi, mesmo que seja apenas um pouquinho, não é algo normal, viu? Por isso procure ajuda de uma médica ginecologista ou urologista o quanto antes. 

O tratamento depende de cada caso e pode incluir exercícios pélvicos, terapias comportamentais, uso de medicamentos ou até mesmo cirurgia. Explique seus sintomas à sua médica e inicie seu tratamento para melhorar a sua qualidade de vida.

Enquanto você estiver em tratamento, você pode lançar mão de alguns produtos que te ajudam a lidar com os escapes de xixi. 

O absorvente reutilizável pode ser uma alternativa muito mais confortável e econômica em relação aos absorventes descartáveis. Eles são feitos com tecidos inteligentes capazes de absorver o fluxo menstrual e também escapes de urina.

Os Absorventes Normais da Korui medem cerca de 22 cm e são indicados para incontinência leve. Agora se você precisa lidar com uma incontinência mais moderada, os modelos Noturno e Super são ideais para você lidar com os vazamentos de urina com muito mais conforto.

Os absorventes Korui são reutilizáveis e você pode lavar na mão ou direto na máquina. Você pode comprá-los individualmente ou aproveitar os kits promocionais lá na loja online da Korui. 

Voltar para o blog

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais