Óleo de coco na vagina: como usar, riscos e benefícios

Óleo de coco na vagina: como usar, riscos e benefícios

Você já ouviu falar do uso do óleo de coco na região íntima? Isso mesmo! Muitas pessoas estão recorrendo ao óleo de coco para aliviar o desconforto vaginal e também como lubrificante. Mas os benefícios do óleo de coco não param por aí. 

O óleo de coco é aquele tipo de produto que se tornou coringa para várias situações. Super versátil, ele pode ser usado no preparo de alimentos, nos cuidados com a pele ou até pra fazer aquela máscara de hidratação nos cabelos. O que não faltam são receitas na internet sobre como usar esse óleo polivalente que caiu no gosto popular.

Mas será que é realmente seguro passar o óleo de coco na vagina e na vulva?

Neste artigo, vamos te falar tudo o que você precisa saber sobre o óleo de coco na região íntima, como usá-lo com segurança e quais são os riscos e cuidados que você deve tomar.

 

O óleo de coco realmente funciona? O que a ciência diz?

Muitas pessoas nas redes sociais relatam a experiência positiva que tiveram ao utilizar o óleo de coco na vulva e na vagina. Há quem diga que ele pode até ajudar no tratamento da candidíase. Mas o que a ciência diz sobre o uso genital do óleo de coco? 

Alguns estudos sugerem que é seguro utilizar o óleo de coco na pele, sobretudo para aliviar o ressecamento. De fato, uma pesquisa demonstrou os benefícios do ingrediente para dermatite atópica devido a suas propriedades hidratantes e anti-bacterianas. 

Apesar de alguns estudos já indicarem que a aplicação do óleo de coco na pele é segura, ainda não há estudos sobre seu uso na região íntima. Dito isto, ainda não há dados clínicos suficientes para embasar o uso do óleo de coco na vagina.

 

É seguro usar o óleo de coco na vagina?

O óleo de coco extra virgem é fabricado a partir do próprio coco prensado a frio e é um produto 100% natural que não contém aditivos químicos, corantes ou aromatizantes.

Na prática, isso significa que ele pode ser considerado hipoalergênico, ou seja, é menos provável que ele cause irritação em uma área sensível como a pele ou a vagina. 

De modo geral, é seguro aplicar óleo de coco na pele externa. Contudo, apesar de haver relatos que sugerem que o uso na região interna da vagina também pode ser benéfico, o mais recomendado é você discutir isso com a sua médica antes de usá-lo dessa forma. Combinado assim?

 

Benefícios do óleo de coco para a vagina

Hidratação vaginal

Se você ler o rótulo de um hidratante corporal, vai notar que não é recomendado aplicá-lo próximo à regiões mucosas como a vagina. Mas o que fazer se rolar aquela irritação na vulva depois da depilação? Pois é! O óleo de coco pode atuar acalmando e amenizando as irritações nesta região.

Outro uso das propriedades hidratantes do óleo de coco é em relação à secura vaginal, um problema que muitas pessoas passam e pode ser causada por uma série de fatores, como a menopausa ou devido ao uso de medicamentos específicos. Diante disso, o óleo de coco surge como uma alternativa natural para lubrificar essa região.

Outro ponto a favor do óleo de coco é que ele tem um pH próximo ao pH da vagina. Enquanto alguns lubrificantes podem alterar os níveis de acidez da vagina, o que pode levar a infecções fúngicas, o pH do óleo de coco é praticamente igual ao pH vaginal. Diante disso, em teoria, o óleo de coco não causaria desequilíbrio na flora vaginal.

Como vimos, já há evidências das capacidades hidratantes do óleo de coco, contudo ainda há poucas pesquisas sobre seu uso na região vulvovaginal. Nesse caso, vale consultar sua médica para saber se essa é uma opção segura para você. 

 

Ação antimicrobiana e antibacteriana

Além de ser um hidratante, o óleo de coco possui propriedades antimicrobianas e antibacterianas que podem ajudar a combater infecções do trato urinário, infecções fúngicas e certas infecções resistentes a medicamentos.

Isso acontece porque, além de outras substâncias, o óleo de coco contém o ácido láurico e o ácido caprílico que dificultam a instalação de fungos e bactérias nocivos.

Algumas pessoas também relatam o bom desempenho do ingrediente como auxiliar no tratamento de infecções como a candidíase. Ele pode aliviar desconfortos como a coceira e ajudar a restaurar o equilíbrio da flora vaginal. Mas vale lembrar que esse uso deve ser sempre recomendado pela sua médica, ok?

 

Lubrificante durante o sexo

Embora existam vários lubrificantes vaginais disponíveis no mercado, algumas pessoas preferem uma abordagem mais natural. E é aí que o óleo de coco tem ganhado cada vez mais espaço durante as relações sexuais. 

Dentre os benefícios da prática está o potencial hidratante que facilita a penetração com o pênis ou os dedos. Além disso, ele é comestível, podendo ser útil também durante o sexo oral.

Assim como os outros benefícios, ainda não há muitos estudos sobre o uso do óleo de coco no sexo e existem ressalvas no seu uso durante prática sexual.

Uma delas é que quem usa camisinha à base de látex deve evitar usar o óleo de coco como lubrificante. O óleo pode romper o látex do preservativo, tornando-o menos eficaz como contraceptivo e como proteção contra infecções sexualmente transmissíveis. Nesse caso, é preferível o uso de lubrificantes à base de água.

 

Riscos e contraindicações do óleo de coco na vagina

Alergia ao óleo de coco

Qualquer pessoa com alergia ou sensibilidade ao coco deve evitar usar esses produtos.

Embora o óleo de coco não contenha aditivos químicos, ainda assim é uma substância estranha ao seu corpo, né? Por isso, você deve sempre fazer um teste na pele antes de fazer uma aplicação completa.

 

Como fazer o teste do óleo de coco na pele?

Esfregue uma pequena quantidade de óleo de coco no antebraço e espere 24 horas. Isso permite que você note como sua pele reagirá à ele.

Se você não sentir vermelhidão, coceira ou outra irritação dentro de 24 horas, deve ser seguro aplicá-lo. Caso note qualquer sinal de alergia, interrompa o uso e procure ajuda médica.

Leia também: Alergia ao absorvente descartável: sintomas, o que fazer e o que usar

 

Óleo de coco pode romper a camisinha à base de látex

Se você utiliza camisinha à base de látex, o uso do óleo de coco como lubrificante vaginal deve ser evitado.

O óleo de coco e outros lubrificantes à base de óleo causam microporosidades na camisinha que podem romper o látex, o que a torna menos eficaz, aumentando o risco de uma gravidez não planejada e de infecções sexualmente transmissíveis.

Sendo assim, se você estiver utilizando camisinhas de látex, opte por lubrificantes à base de água.

Você também pode querer aplicar o óleo de coco nos seus sex toys. Embora o óleo de coco seja compatível com a maioria deles, vale checar as recomendações do fabricante. 

 

Óleo de coco pode desequilibrar a flora vaginal

Nossa vagina é autolimpante, isso significa que aplicar muitas substâncias no local podem causar prejuízos à nossa saúde íntima.

E o óleo de coco, assim como outros lubrificantes vaginais, pode perturbar o equilíbrio natural do pH vaginal, o que aumenta o risco de infecções. 

Pessoas mais propensas a infecções vaginais, como aquelas que apresentam candidíase de repetição, devem falar com sua médica antes de usar o óleo de coco na região íntima.

Outro ponto importante é que aplicar o ingrediente na área íntima forma uma espécie de biofilme: uma película formada pela união de microrganismos e materiais como muco, fungos e células, fixando tudo o que está ali. E isso cria um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias nocivas.

Por esse e outros motivos a gente reforça que é muito importante consultar sua médica antes de sair aplicando qualquer novo produto na sua região genital. 

Leia também: Cuidados com a ppk: 9 dicas para manter uma higiene íntima saudável

 

Óleo de coco mancha

Também vale a pena falar que o óleo de coco pode manchar seu lençol e sua roupa íntima.

Se isso for um problema pra você, usar uma toalha durante o sexo pode ajudar a proteger os seus lençóis. E você pode considerar usar um protetor de calcinha para não manchar a sua roupa íntima.

Leia também: Saiba como usar protetores de calcinha diários de forma saudável

 

Como escolher o óleo de coco certo para a vagina?

Você deve se atentar à composição e qualidade do óleo de coco que utilizará. O produto não deve ter adição de nenhum outro ingrediente como aditivos ou aromatizantes, por isso leia o rótulo com atenção.   

Procure um óleo de coco virgem ou extra virgem prensado a frio, não processado e 100% natural. As variedades orgânicas também podem ser uma boa, pois foram expostas a menos pesticidas. 

 

Como usar óleo de coco na vagina?

Como ainda não há pesquisas formais sobre o uso do óleo de coco na área íntima, não há uma regra para quanto óleo de coco você deve usar e com que frequência deve aplicar. 

Basta espalhar uma quantidade que seja suficiente na vulva ou na abertura da vagina se você for usá-lo como lubrificante sexual. Você também pode aplicá-lo em partes que entrem na vagina, como pênis, dedos ou sex toys (nesse caso, consulte as recomendações do fabricante).

Antes de fazer qualquer aplicação, lembre-se de fazer o teste na pele que ensinamos ali em cima para saber como o óleo de coco vai reagir na sua pele, tá bem?

No geral, é considerado seguro aplicar óleo de coco na pele externa. Se você quiser usar o óleo de coco internamente na vagina ou na região externa da vulva, consulte sua gineco antes.

 

Converse com sua médica antes de usar óleo de coco na vagina

Como já falamos várias vezes ao longo do texto, ainda não há pesquisas suficientes sobre o uso do óleo de coco na vagina. Diante disso, a maioria das informações que vimos por aqui ainda são empíricas, ou seja, são apenas baseadas em relatos isolados. Por esse motivo o uso desse produto ainda requer tanta cautela.

Se você está considerando usar o óleo de coco para fins ginecológicos, converse com a sua gineco antes de tentar qualquer produto alternativo. Ela vai te ajudar a ponderar sobre os efeitos colaterais e também te orientar sobre as recomendações de uso.

Assim você se sente mais confiante da sua decisão e evita alergias, irritações ou até mesmo infecções. Combinado assim? 

 

Concluindo…

O óleo de coco tem sido uma opção natural popular para hidratar e lubrificar a região da vagina. Embora não haja pesquisas específicas sobre o seu uso ginecológico, alguns estudos sugerem que ele geralmente é seguro para uso na pele externa.

Apesar disso, o ingrediente ainda pode causar irritações, por isso é aconselhável testar o óleo em uma pequena área da pele antes de usá-lo. Também é válido ressaltar que o óleo de coco pode trazer alguns riscos à saúde como o desequilíbrio da flora vaginal. Outro ponto negativo é que ele pode romper o látex da camisinha, comprometendo sua eficácia.

E como ainda não há evidências científicas suficientes sobre o uso do óleo de coco na vagina, antes de passar qualquer coisa nesta região, converse com sua gineco para saber se esta é a melhor opção pra você.

Você já usa o óleo de coco por aí? Conta pra gente como tem sido a sua experiência!

Voltar para o blog

22 comentários

Vários médicos indicam , não é pq é natural que não tem contra indicação
Mas a vdd é que faz mto bem o óleo de coco , mas a indústria farmacêutica e estética sempre vai colocar só os contras . Pq o óleo de coco é barato e eficaz , pesquei mto a respeito antes de usar .

THAYS CRISTINA COSTA E SILVA

Olá ,li que o uso de óleo de coco tb ajuda a apertar o canal vaginal será verdade?

Marisa pitagros

Tem alguma marca do óleo de coco que seja seguro?

Simone

Tem alguma marca do óleo de coco que seja seguro?

Simone

Eu estou tento muita irritação e já fiz o tratamento pra candidíase.mas sempre sinto dor e um cheiro ruim na hora do sexo. Só coloquei uma noite e senti um alívio tão bom. Agora vou usar sempre. Coloquei n cartela de comprimidos. Esterelizar e essencial. Aí leva no freezer. Muito bom mesmo 😃

Fabiana Teles

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais