O período fértil acontece antes ou depois da menstruação? Apresenta sintomas? Quais as chances de engravidar durante o período fértil? E pra quem usa anticoncepcional ou tem DIU? É normal ter uma secreção branca durante a ovulação?
Essas são algumas das dúvidas que mais temos sobre o período fértil, e vamos respondê-las aqui!
O que é o período fértil?
Período fértil é a fase do ciclo menstrual que ocorre a ovulação. A ovulação em si acontece em poucas horas, mas contamos que o período fértil dura cerca de dois dias antes e dois dias depois. É justamente nessa janela de tempo em que a fecundação tem mais chances de ser bem sucedida e portanto a gestação tem a possibilidade maior de acontecer.
O que acontece com o nosso corpo?
O óvulo maduro sai do ovário para as trompas em direção ao útero. É nesse trajeto que ele pode ser fertilizado por um espermatozóide, dando início à gestação.
Isso acontece de uma a duas semanas antes da próxima menstruação, no meio, entre o fim de uma menstruação e o começo de outra.
Nesses dias, nosso corpo é tomado pelo aumento do hormônio LH e gera algumas mudanças em nosso corpo.
Quais os sintomas do período fértil?
O período fértil pode aumentar um pouco nossa temperatura corporal, não chega a ser uma febre, mas se prestarmos bem a atenção, vamos sentir que estamos um pouquinho mais quentes do que nas outras fases do ciclo.
Fora isso, sentimos maior disposição e ânimo, sem falar na nossa libido que vai às alturas! Nossa secreção vaginal também se intensifica, apresentando um aspecto semelhante ao de uma geléia transparente, o muco. Ele tem a função de ajudar a manter os espermatozoides vivos e a conduzi-los em direção ao óvulo. Ele pode ter um cheiro um pouco diferente da secreção que temos no resto do mês, o que é perfeitamente normal e saudável.
Algumas pessoas também podem sentir dor no baixo ventre, que pode ocorrer durante a ovulação. É normal e pode indicar o fim do período fértil.
Período fértil aumenta o desejo?
Sim, e bastante! Durante o período fértil, ocorre a forte circulação do hormônio LH e um dos sintomas que percebemos é o aumento da libido e do desejo sexual. Ficamos super sensíveis ao toque e a carícias, sendo um ótimo momento para explorar diferentes formas de prazer na relação.
Como calcular o período fértil?
Podemos calcular de vários jeitos. Pra começar, é importante entender como nosso ciclo funciona, se é regular (todos os ciclos duram a mesma quantidade de dias) ou é irregular (variando mês a mês).
O ciclo regular é mais fácil de calcular, e podemos fazer isso com a ajuda de uma tabelinha, um calendário, uma mandala lunar ou aplicativo que ajuda a acompanhar nosso ciclo completo.
A gente começa marcando os dias da nossa menstruação, principalmente quando começa e termina. Daí, vamos observando nosso corpo pra identificar os sintomas que falamos acima, principalmente o aparecimento do muco. A gente anota quando isso começar a acontecer e quando parar. Aí, marcamos de novo o dia que começar nossa próxima menstruação.
Se fizermos isso por uns dois meses, já vamos conseguir identificar um padrão. Num geral, o período fértil acontece duas semanas antes da menstruação, numa janela de cinco dias. Mas isso pode variar de pessoa pra pessoa, enquanto algumas têm período fértil de uma semana, outras têm de três dias. E só mesmo acompanhando ciclo por ciclo para saber.
Os ciclos irregulares são um pouco mais difíceis de calcular pelo calendário, pois a diferença de dias muda de um mês pro outro. Nesses casos, observar os sinais que o corpo nos dá acaba sendo a melhor estratégia!
Aqui neste outro texto a gente dá dicas de alguns aplicativos que ajudam a monitorar o ciclo menstrual!
PERÍODO FÉRTIL E ANTICONCEPCIONAL, DIU E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Os métodos contraceptivos podem alterar o jeito como nosso período fértil se apresenta.
Por exemplo, algumas pílulas anticoncepcionais inibem a ovulação, fazendo com que a pessoa que toma os comprimidos não passe pelo período fértil. Já pessoas com DIU de cobre ainda ovulam, mas não fecundam, então ainda passam pelo período fértil normalmente.
Como é uma questão que varia de cada pessoa e cada método contraceptivo, o melhor mesmo é buscar a ajuda médica para entender como você se encaixa nessa história.
Período fértil com sangramento
É comum termos pequenos sangramentos durante o período fértil quando temos alguma alteração hormonal durante o ciclo menstrual. Pode não acontecer sempre, mas é considerado algo normal, não precisando de nenhum tratamento específico.
Esse sangramento é bem diferente da menstruação, dura uns dois dias e é mais discreto, um pouco rosado ou vermelho-claro, e na maioria das vezes não chega nem a sujar nossa roupa íntima.
Só precisamos ter mais atenção quando o sangramento dura mais de três dias ou vem em uma cor mais intensa. Aí o recomendado é buscar uma consulta ginecológica para entender se existe algo além da variação hormonal acontecendo. Mas fora isso, não deve ser motivo de preocupação.
Por quê calcular o período fértil?
Saber quando estamos no período fértil é um passo importante para conhecermos nosso corpo. Entender quando isso vai acontecer, nos ajuda a entender melhor nosso humor e nossa disposição. Além disso, é um conhecimento muito útil para quem deseja engravidar ou então evitar uma gestação.
Existem algumas pessoas, por exemplo, que usam a “tabelinha” (método de calcular o período fértil com a ajuda de calendário) para evitar relações sexuais durante o período fértil, e assim evitar a gestação. Porém esse não é um método eficaz de controle e muito menos um contraceptivo. Na contramão, para pessoas que estejam buscando uma gestação, saber quando vão ovular pode ajudar bastante!
Atenção! Esteja você querendo uma gestação ou querendo evitar uma, recomendamos fortemente o acompanhamento de uma pessoa profissional da ginecologia para fornecer orientações específicas para você.