Posso engravidar durante a menstruação?

Posso engravidar durante a menstruação?

Engravidar durante a menstruação é possível. É muito importante acompanhar de perto o seu ciclo e conhecer os sinais do seu corpo independente se você quer ou não engravidar. Fazer isso pode até mesmo te ajudar a monitorar quais são seus dias mais férteis, ou seja, aqueles dias em que as chances de engravidar são maiores.

Um mito muito comum por aí é achar que uma pessoa não pode engravidar se ela está menstruada. Realmente as chances de engravidar são muito menores durante esse período, mas ainda assim é possível que uma gravidez ocorra, viu! E há vários fatores que podem influenciar nisso.

A seguir a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre sexo durante a menstruação e quais as chances de você engravidar nesse período.

 

Entenda o seu ciclo menstrual e como pode engravidar durante a menstruação

Para entender como você pode engravidar durante a menstruação, primeiro você precisa saber como funciona o seu ciclo menstrual.

Seu ciclo começa no primeiro dia da menstruação e dura até o primeiro dia da próxima menstruação. Para maioria das pessoas isso leva em torno de 28 dias.

Na metade do ciclo, cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação, ocorre a ovulação, que é quando um de seus ovários libera um óvulo para ser fertilizado. Aí se um esperma estiver disponível, a gravidez pode ocorrer. O óvulo liberado sobrevive aproximadamente 24 horas para ser fertilizado. 

Caso não ocorra a fertilização, os níveis hormonais caem e o revestimento do útero se desprende, resultando alguns dias depois na menstruação.

Identifique a sua janela de fertilidade e ovulação

Lembre-se que é possível engravidar a qualquer momento durante o ciclo menstrual, mas é mais provável que uma pessoa engravide no meio do ciclo menstrual na fase chamada de janela fértil, período no qual ocorre a ovulação.

A janela de fertilidade dura cerca de seis dias, dependendo do seu ciclo. Na prática, isso significa que mesmo se você fizer sexo 5 dias antes da ovulação, ainda assim você poderá engravidar, pois você estará na sua janela fértil e o esperma sobrevive até 5 dias no nosso corpo, sabia disso?

Leia também: Período fértil: como calcular e principais dúvidas

Mas como uma pessoa pode engravidar durante a menstruação?

Para a maioria das pessoas que menstruam, o ciclo dura entre 28 e 30 dias. Isso significa que, se você fizer sexo durante a menstruação, ainda faltarão cerca de 7 dias para que a ovulação aconteça, já que ela geralmente ocorre no dia 14 do ciclo. 

Além disso, mesmo fazendo sexo durante a menstruação, os espermatozóides sobrevivem apenas 5 dias dentro do nosso corpo, portanto eles não teriam tempo suficiente para fecundar o óvulo liberado durante a ovulação. 

Mas tem um problema aí. Pessoas com ciclos mais curtos acabam não tendo essa “margem de segurança” entre a menstruação e a ovulação. No caso de ciclos mais curtos ou irregulares, a ovulação pode acontecer mais cedo logo após o final da menstruação, aumentando as chances do óvulo ser fecundado. 

Vamos te dar um exemplo. Imagine que você menstruou até o dia 7 do seu ciclo e fez sexo neste último dia do período menstrual. Se você tiver uma ovulação precoce 5 dias após o final da menstruação, você poderá engravidar até o dia 12, pois já estará ovulando e o esperma sobrevive no seu corpo por até 5 dias após a relação sexual.

Por esse motivo, se você tem um ciclo mais curto as chances de engravidar durante a menstruação podem ser maiores.

Leia também: Sexo na menstruação: conheça as maravilhas do disco menstrual

Quais as chances de engravidar durante a menstruação?

É mais provável que uma pessoa engravide entre o 8º e o 13º dia do ciclo menstrual, que como já vimos corresponde ao período fértil no qual ocorre a ovulação. 

Por isso, a probabilidade de uma pessoa engravidar durante a menstruação é mais baixa, pois ela não está na sua janela de fertilidade.

Apesar das chances serem baixas fique de olho nos seguintes fatores que podem influenciar a ocorrência de uma gravidez: 

 

Duração do ciclo

Os ciclos menstruais podem variar significativamente entre as pessoas e podem durar entre 21 a 35 dias. Pessoas com ciclos menstruais mais curtos podem ovular mais perto do período menstrual, aumentando as chances de uma possível gravidez.

 

Tempo de ovulação

Ciclos irregulares além de gerarem uma variação na duração do ciclo menstrual, também tornam mais difícil saber quando uma pessoa está em seu período fértil ou não. Nisso, você pode se confundir no cálculo do seu ciclo e aumentar a probabilidade de engravidar.

 

O papel do esperma

Numa relação desprotegida, o esperma pode viver até 5 dias dentro do seu corpo após a ejaculação. Isso significa que uma pessoa pode engravidar mesmo que tenha relações sexuais 5 dias antes da ovulação. 

Leia também: 6 motivos para o atraso da menstruação (excluindo gravidez) 

Posso engravidar antes ou depois da menstruação?

Como vimos, a janela fértil ocorre na metade do ciclo de uma pessoa e é nesse período que as pessoas são mais propensas a engravidar devido à ovulação.

Por esse motivo, as chances de engravidar nos dias que antecedem a menstruação são menores, principalmente se seus ciclos forem regulares e durarem em torno de 28 dias. 

No entanto, é possível que uma pessoa engravide se ela fizer sexo nos dias finais da menstruação ou imediatamente após o período menstrual. Isso ocorre porque a relação sexual se dá mais perto da ovulação e, assim, os espermatozóides conseguem sobreviver tempo suficiente para fecundar o óvulo.

Sendo assim, se uma pessoa com um ciclo curto fizer sexo logo após a menstruação e ela ovular cedo, o óvulo poderá se conectar com o espermatozóide resultando em uma gravidez.

Como evitar a gravidez?

Se você não está tentando engravidar, é importante ter relações sexuais protegidas todas as vezes. Isso inclui o uso de algum método contraceptivo, como a pílula anticoncepcional ou usar alternativas não hormonais com o DIU de cobre.

Ah! E vale lembrar que somente o uso da camisinha fornece a proteção necessária contra infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia, herpes ou clamídia. Então não esquece, hein? 

Sexo durante a menstruação

Não tem nada de errado fazer sexo durante a menstruação, muito pelo contrário, o sexo pode até mesmo aliviar as dores das cólicas, sabia? 

Além disso, muitas pessoas até sentem um aumento da libido nesse período e tá tudo certo! E você pode usar o disco menstrual no sexo durante a menstruação, já ouviu falar dele?

Ele é um disco feito de silicone medicinal que coleta o sangue menstrual durante o sexo e fica posicionado logo abaixo do colo do útero. E o melhor de tudo é que nem você nem a outra pessoa sentem que o disco tá lá. O melhor jeito de aproveitar esse período sem bagunça. Incrível, né? 

Concluindo…

Embora seja improvável que você engravide durante o período menstrual, ainda é possível que a gravidez aconteça.

As chances de você engravidar durante ou logo após o término da menstruação vão depender de alguns fatores, como: 

  • a data que você teve relações sexuais
  • a duração do seu ciclo menstrual 
  • o dia da sua ovulação

Em resumo, a combinação de ciclos curtos, ovulação precoce e sexo sem proteção especialmente nos últimos dias da menstruação podem aumentar a possibilidade de uma gravidez. 

Para um sexo protegido, não esqueça de usar camisinha para se prevenir contra ISTs, tá bem? 

E se você curte fazer sexo durante a menstruação, então aproveita toda a liberdade que o disco menstrual te proporciona. Sem lambança e sem bagunça nenhuma!

Leia também: Disco menstrual: como funciona?

Esse texto te ajudou? Conta pra gente aí nos comentários 🙂

Voltar para o blog

1 comentário

Minha mestruação veio só três 3 dias .
Depois d término da mestruação e tiver relações sexuais, é possível engravidar?

Debora de Oliveira Silva

Deixe um comentário

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais