Primeira menstruação: principais dúvidas.

Primeira menstruação: principais dúvidas.

primeira menstruação marca um momento importante da vida de toda menina. Seja pelas mudanças no corpo, oscilações de humor ou pela visita mensal da menstruação, a menarca é um processo diferente e único para cada pessoa. E o essencial para que esta experiência seja natural e fluída, é tratarmos essa nova vivência com muito acolhimento, preparo e livre de tabus.

Separamos as principais dúvidas que toda garota pode ter sobre a menstruação, falando da onde vem, o que acontece no seu corpo, os micro-processos que fazem parte do ciclos menstruais, a fim de compreendermos as transformações que estão acontecendo, ou vão acontecer. Vamos juntas?

 

O que é a menstruação?

A menstruação é uma parte do ciclo reprodutivo de todas as meninas, mulheres e pessoas que possuem útero. Ela acontece com a menarca, e quer dizer que todos os meses o útero se prepara para receber um óvulo fecundado através de um revestimento especial chamado de endométrio. Quando essa fecundação não acontece, o útero passa por uma limpeza, eliminando essa parede que o revestia. O endométrio vai se descolando – e isso é o que chamamos de menstruação. Ela é suuuuper normal e um sinal de saúde do nosso corpo!

 

Quando terei meu primeiro ciclo?

Cada pessoa é única e cada um tem seu primeiro ciclo em momentos diferentes. Geralmente, podemos reconhecer alguns sinais de que a sua primeira menstruação está pertinho de vir a partir de alterações hormonais que acontecem no organismo, fazendo com que apareçam pêlos pubianos e nas axilas, crescimento das mamas e aumento do tamanho dos quadris… Além disso, podem acontecer alterações de humor ou algumas dorzinhas na região da barriga e ventre. Mas isso não é regra, viu? Não acontece em todo mundo, e muitas vezes pode ser apenas um sinalzinho entre vários outros.

 

De onde vem o sangue da menstruação?

O sangue da menstruação vem da limpeza do útero, com a saída de uma parede fininha de sangue que se solta, chamada endométrio. E sua cor é vermelha por ser um tecido produzido pelo nosso corpo, super vascularizado (que respira!) pra ajudar o desenvolvimento do óvulo que, quando não é fecundado, vai embora.

 

A menstruação vai ser pra sempre?

Não 🙂 Geralmente a menstruação dura de 3 a 7 dias. Após 2 a 3 anos da primeira menstruação, os ciclos ficam regulares, e a menstruação continua acontecendo todos os meses até a menopausa, que é o final do ciclo reprodutivo, entre os 42 a 51 anos.

 

Quanto sangue vou perder?

É comum que durante os dias da menstruação a gente perca de 5 a 80 ml de sangue menstrual. Varia muito de pessoa para pessoa, por isso geralmente separamos o fluxo menstrual em três tipos:

  • Leve: normalmente tem um dia com fluxo mais intenso (pode ser o primeiro ou segundo dia), e os outros são mais leves.
  • Moderado: dias de fluxo mais intenso e leve são mais distribuídos.
  • Intenso: significa que a perda de sangue se mantém maior ao longo dos dias, ficando mais intenso durante cerca de cinco dias (geralmente no primeiro e o último dia o fluxo é leve).

Cada fluxo é específico de cada corpo e varia de pessoa pra pessoa. Por isso é super importante estarmos em conexão com os nossos ciclos para entender o funcionamento específico deles. Caso você repare que estão diferentes do normal, é bom procurar uma médica 🙂

 

Preciso mudar algo porque agora fico menstruada?

Não! A menstruação é um processo natural do seu corpo, mas que não significa nada além disso. Você não precisa mudar seus costumes, parar de brincar ou ter medo algum, ok? Todas as meninas vão passar, ou já vivem esse processo. Se você sentir desconfortos, peça ajuda para uma pessoa adulta, como alguém da sua família, uma professora, ou médico.

 

Posso praticar esportes durante a menstruação?

Sim, mas é comum que algumas pessoas fiquem com menos energia durante os ciclos menstruais, aí é sempre bom tirar um tempinho pra cuidar de você. Mas caso esteja se sentindo bem, bora lá! Esportes podem também nos ajudar a diminuir os sintomas menstruais e pré-menstruais. Legal, né?

 

Posso comer o que quiser durante o período menstrual?

Você pode comer de tudo, sim. Mas nossa alimentação tem efeitos no nosso corpo, e alguns alimentos podem aumentar, diminuir ou até mesmo eliminar aqueles sintomas que vem durante a TPM e a menstruação, como as cólicas ou oscilações de humor. 

Além disso, podem influenciar na regularidade dos nossos ciclos, então é bom sempre cuidar. Os melhores alimentos são: 

  • folhas verdes escuras;
  • frutas como abacate e banana, pra ajudar na qualidade do nosso sono; 
  • carboidratos complexos como quinoa e pipoca; 
  • castanhas, nozes e sementes de chia, por serem super nutritivos e terem Ômega-3;
  • sementes de abóbora pois contém magnésio, um nutriente que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e aliviar essas dores.

Você pode anotar em um caderninho, um diário, uma agenda ou até mesmo em uma Mandala Lunar – um diagrama que você preenche diariamente e que, ao final do mês, consegue enxergar como se sentiu e viveu! Conhecer seus ciclos pode ser devagar e muito gostoso. 

Tem mais dúvidas? Acesse nosso blog pra saber mais ou manda aqui nos comentários. Conheça nossa nova Linha Capricho + Korui para viver os primeiros ciclos com leveza e conforto. 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais