Sexo na menstruação: ginecologista responde dúvidas

Sexo na menstruação: ginecologista responde dúvidas

Sexo durante a menstruação é um daqueles assuntos tabus que ninguém quer falar, mas, no fundo, todo mundo quer saber. E logo surgem as dúvidas “posso engravidar?”, “faz mal à saúde?” ou “é nojento?”.

A vontade (ou não) de fazer sexo menstruada varia de pessoa para pessoa. Mas independente disso, o importante é termos informações claras para fazer nossas próprias escolhas.

Por isso, conversamos com a ginecologista Fátima Oladejo para esclarecer os principais questionamentos sobre o sexo durante o período menstrual.

1. Posso fazer sexo menstruada?

A menos que você seja especialmente sensível, não há necessidade de evitar atividades sexuais durante o período menstrual. Portanto, se você se sentir confortável, pode sim fazer sexo menstruada.

A relação sexual durante a menstruação pode até mesmo oferecer algumas vantagens, incluindo o alívio das cólicas menstruais.

2. Transar menstruada faz mal à saúde ginecológica?

Não há evidências de que o sexo na menstruação possa fazer mal a saúde ginecológica. Pelo contrário, o sexo pode aliviar a cólica menstrual e diminuir as dores de cabeça que podem ocorrer nesse período. Além disso, o sangue menstrual pode funcionar como um lubrificante natural.

No entanto, o uso da camisinha é indispensável para um sexo protegido de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Afinal, não apenas você pode pegar uma IST, mas também pode transmití-la ao seu parceiro ou parceira.

E é importante lembrar de remover o coletor menstrual, se você o utiliza, no caso do sexo com penetração.

3. O sexo pode influenciar na duração do período menstrual?

Sim, fazer sexo pode reduzir a duração do período menstrual. O que acontece é que as contrações musculares durante o orgasmo liberam o conteúdo uterino mais rapidamente. E isso pode resultar em períodos mais curtos.

4. É verdade que a libido pode aumentar durante a menstruação?

Enquanto muitas pessoas dizem que o desejo sexual aumenta durante a ovulação, que acontece cerca de duas semanas antes da menstruação, outras relatam que se sentem mais excitadas durante a menstruação.

Isso ocorre porque os hormônios estrogênio e testosterona estão baixos no primeiro dia do seu ciclo (o dia em que a menstruação começa), mas eles começam a aumentar por volta do terceiro dia. Por isso, você pode se sentir mais excitada nesse período.

Coletor menstrual pode melhorar a sua vida sexual. Entenda aqui.

5. É possível engravidar fazendo sexo menstruada?

Suas chances de engravidar são menores durante o período menstrual, mas ainda assim é possível engravidar nesse momento.

Se você tiver um ciclo menstrual curto, seu risco de engravidar durante o período é ainda maior. Considere também que o esperma pode permanecer vivo em seu corpo por até sete dias. Portanto, se você tem um ciclo de 22 dias e ovula logo após menstruar, há uma chance de liberar um óvulo enquanto o esperma ainda estiver em seu trato reprodutivo.

Por isso, caso você não esteja tentando engravidar, usar uma proteção é uma boa ideia, independente de qual fase do seu ciclo menstrual você esteja.

6. É verdade que os riscos de contrair ISTs aumentam nesse período?

Uma preocupação sobre fazer sexo durante o período menstrual é o risco de contrair uma infecção sexualmente transmissível (IST).

Como o colo do útero está mais aberto durante essa época do mês (o que permite a passagem do sangue), há um risco um pouco maior de infecção durante relações sexuais sem proteção.

Desse modo, usar a camisinha (masculina ou feminina) toda vez que você faz sexo pode reduzir o risco de espalhar ou contrair uma IST. Além de ajudar a aproveitar o momento com mais segurança e tranquilidade.

Quebre o tabu! Vamos falar sobre sexo e menstruação?

Com toda a informação a nosso dispor, podemos quebrar o tabu e deixar de reproduzir alguns mitos sobre menstruação e sexo que não tem nada a ver. E, assim, podemos descobrir que sexo menstruada também pode ser tudo de bom!

Portanto, se você se sentir confortável, tudo bem deixar a libido falar mais alto. Mas se esse não for o seu caso, tá tudo bem também. Afinal, cada pessoa é única e nossas escolhas devem ser respeitadas.

Você sente que o desejo sexual aumenta durante o seu período menstrual? Ou prefere ficar mais na sua? Conta pra gente aí nos comentários 🙂

Esse artigo contou com a gentil colaboração da ginecologista e obstetra Dra Fátima Oladejo – CRM: 52813931

Voltar para o blog

18 comentários

Eu adorei as explicacoes porque eu tinha muitas duvidas sobre este assunto

Anacleta de castro

Sinto muito vontade de fazer amor quando tou menstruada . mais tinha medo pois pensava que fazia mal pra saúde

Deusilene

Ufa que bom saber kk

Katia

Eu fez sexo com a minha parceiro no tempo de período será que ela pode apanhar gravidez?,eu não usei preservativo.

Jose

adorei essas explicações eu tbm estava a dias querendo informações, gosto muito de fazer sexo me sinto muito aliviada no meu dia a dia muitas vezes meu esposo me chamava pra gente fazer amor nos dias que eu estava menstruada mas tinha medo, agora como já tenho informações não vou mas dizer não pra ele 😍 agradeço pelas informações 👏👏

Cícera Silva

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais