Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Autoconhecimento,Calcinha abso...

Como lavar a calcinha absorvente de um jeito super prático?

Uma calcinha que absorve menstruação. Como ninguém pensou nisso antes? E tem mais! Ela é reutilizável, ou seja, você pode lavar e utilizar novamente por até 36 ciclos.

Não é a toa que a calcinha absorvente tem conquistado cada vez mais adeptas. Afinal de contas, uma única pessoa consome mais de 10.000 absorventes descartáveis ao longo da vida!

Quando paramos pra pensar na quantidade de lixo que os descartáveis geram no planeta, vemos que alternativas reutilizáveis para higiene menstrual fazem tooooda a diferença. Tanto para o meio ambiente, quanto para a nossa saúde.

Mas será que ela é fácil de lavar? Exige algum cuidado especial? Olha, lavar a calcinha absorvente não tem nada de complicado, viu? Na verdade, pode ser algo tão simples quanto lavar uma calcinha comum.

Por isso, se você está descobrindo o mundo mágico da menstruação sem lixo agora, preparamos algumas dicas práticas para você lavar a sua calcinha absorvente em poucos minutos e de um jeito super prático. Que tal?

Use a bolsinha impermeável se precisar trocar fora de casa


Passar o dia fora não é desculpa para não viver as vantagens de uma menstruação sem lixo. Se precisar trocar a calcinha absorvente no trabalho ou na faculdade, fique tranquila porque é algo bem de boa.

Basta retirá-la e armazená-la numa bolsinha impermeável e anti-odor feita especialmente pra isso.

bolsinha-para-trocar-calcinha-absorvente-fora-de-casa

A bolsinha ajuda a manter a umidade da calcinha e evita que o sangue resseque, sabe? Isso facilita (e muito!) quando você for lavar depois.

E pode ficar despreocupada, porque a bolsinha tem uma tecnologia anti-odor, além de ser impermeável. Então dá pra levar na bolsa ou na mochila tranquilamente.

Quando você ainda tá conhecendo seu fluxo, é sempre bom levar uma calcinha absorvente extra na bolsa para se sentir mais confiante. Aí é só trocar conforme a necessidade.

Onde comprar a bolsinha impermeável?

Deixe sua calcinha absorvente de molho antes de lavar


Para tornar tudo super fácil, recomendamos deixar a sua calcinha de molho em água por pelo menos uns 15 minutinhos antes de lavar.

lavar-calcinha-absorvente

Você vai ver que o sangue vai descendo até decantar no fundinho do recipiente. E é exatamente isso que deixa a lavagem muito, mas muuuuito tranquila! Feito isso, você pode terminar a lavagem ali mesmo na pia, no banho ou na máquina de lavar junto de outras peças de roupas.

E tem mais! Você também vai descobrir que nosso sangue não é sujo. Aliás, ele tem um poderoso poder fertilizante, sabia?

Por isso, muitas mulheres aproveitam essa mesma água na qual a calcinha ficou de molho para regar o jardim e devolver o sangue para a mãe-terra em um ritual de empoderamento chamado “plantar a lua”.

Saiba tudo sobre o poder fertilizante do sangue menstrual

Você pode lavar a calcinha absorvente à mão


Sabe o jeito que você lava a sua calcinha normal? É com essa mesma simplicidade que você pode lavar a sua calcinha absorvente na pia ou no banho mesmo.

O recomendado é utilizar um sabão neutro, como o sabão de coco, por exemplo. Enquanto estiver esfregando, não esqueça de fechar a torneira ou o registro do chuveiro para poupar água, tá bem?

lavar-calcinha-absorvente-a-mao

Durante a lavagem, você vai notar que no começo a água sai mais escura até ficar bem transparente e clarinha no final. Isso quer dizer que ela já está limpinha e pronta para secar ao sol!

Também dá pra lavar na máquina


Não tem problema algum lavar e centrifugar a calcinha absorvente com outras roupas, viu? É até uma forma da gente poupar água e economizar na conta de energia.

As recomendações para lavar na máquina são as mesmas da lavagem à mão. Evite aditivos, apenas um sabãozinho neutro é suficiente. E, claro, se for biodegradável melhor ainda!

lavar-calcinha-absorvente-na-maquina-de-lavar

Nada de amaciantes, alvejantes ou produtos que contenham cloro. Eles podem danificar a parte impermeável da calcinha absorvente, além de não serem nada legais com o meio-ambiente.

Deixe secar naturalmente ao sol e pronto!


Na hora de secar, também não tem mistério. É só colocar no varal e deixar secar naturalmente. O sol é um poderoso desinfetante natural que vai deixar suas calcinhas com aquele cheirinho gostoso de sol.

Uma dica legal, é deixar as suas calcinhas secando do avesso, ou seja, com a camada absorvente pra cima, sabe? Assim elas vão secar ainda mais rápido e você preserva a cor da estampa.

Ah! E secadora e ferro de passar nem pensar, viu?

Em dias nublados ou durante o inverno, você pode agilizar a secagem com ajuda do secador de cabelo em uma voltagem mínima. Mas vale lembrar que esse aparelho gasta bastante energia, então deixa só para situações de "emergência" (rs), combinado? :)

como-secar-calcinha-absorvente-mais-rápido

É só fazer movimentos circulares e tomar cuidado para manter uma distância segura entre o secador e a calcinha.

Mantenha a lavagem o mais natural possível


Viu como lavar a calcinha absorvente pode ser tão simples quanto lavar uma calcinha comum? Além de ser uma forma de nos reconectarmos com nosso ciclo e viver a leveza de uma menstruação sem lixo. É por isso que a lavagem só poderia ser assim, o mais natural possível. Água, sabãozinho neutro, sol e pronto!

Com esses cuidados simples, ela vai te acompanhar por muitos e muitos ciclos. Sem químicos, sem lixo e com muito mais leveza.

Você já testou a calcinha absorvente? Qual o seu jeitinho de lavar e cuidar da sua?


Deixe um comentário