Você já deve ter ouvido falar em efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas, e talvez já tenha lido sobre a relação disso com desmatamento e queima de combustíveis fósseis. Pois é, o negócio é sério, as previsões são catastróficas e precisamos agir.
Mas o que nós, seres humanos minúsculos, podemos fazer a respeito? Chega mais que lá vem solução, e entender como tudo isso funciona é o primeiro passo!
Principais causas do aquecimento global
O aquecimento global é gerado pelo efeito estufa, que nada mais é do que a concentração de gases na atmosfera. Esses gases impedem que parte do calor do sol seja dissipado, e o acúmulo deles aumenta aos poucos a temperatura. Esse fenômeno é natural do planeta Terra, tão natural que é justamente ele o responsável pelo surgimento e manutenção da vida.
Tá, mas se é um fenômeno natural quer dizer que não temos nada a ver com isso? Infelizmente não! Mudanças climáticas são normais sim, mas não na velocidade que estamos vendo. Cientistas de Stanford, especializados em mudanças climáticas, afirmam que o planeta não apenas está passando pela maior mudança climática dos últimos 65 milhões de anos, mas que ela está acontecendo em um ritmo 10 vezes mais rápido do que qualquer mudança nesse período.
Sim, o tão falado aquecimento global é um problema dos grandes! E estudos do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU) já comprovaram que a ação humana tem intensificado e provocado esse aquecimento, principalmente por conta da emissão excessiva de GEEs (Gases do Efeito Estufa). E esses gases são liberados na atmosfera principalmente pelo desmatamento e pela queima de combustíveis fósseis para geração de energia.
Queima de combustíveis fósseis
Carvão, petróleo e gás natural são considerados combustíveis fósseis, porque foram formados a partir de restos fossilizados e enterrados de plantas e animais que viveram há milhões de anos. Por conta de suas origens, os combustíveis fósseis possuem alto teor de carbono. E o que acontece toda vez que ligamos o motor de um carro ou cozinhamos num fogão a gás? Sim, queimamos petróleo, liberamos CO2 na atmosfera e contribuímos para o efeito estufa. Tenso, né?
Desmatamento
Você já deve ter ouvido falar que as florestas são o pulmão do mundo né? Isso porque elas “respiram” gás carbônico (CO2) e “expiram” oxigênio. Poxa, tudo o que precisávamos né? Mas em vez de mantermos as florestas em pé fazendo esse trabalho por nós, estamos desmatando cada vez mais por diversos motivos, seja para o uso da madeira ou para abrir pastagem, por exemplo. Esse relatório da World Watch mostrou que a pecuária e seus subprodutos são responsáveis por pelo menos 51% de todas as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo. Como se não fosse o bastante, outros gases também são emitidos nesse processo, como o óxido nitroso, um gás-estufa com 296 vezes o potencial de aquecimento global do dióxido de carbono. E o mais alarmante: ele permanece na atmosfera por 150 anos.
Consequências do aquecimento global
As consequências desastrosas das mudanças climáticas nós já estamos começando a testemunhar. Estamos vendo tsunamis, furacões, nevascas e queimadas em uma freqüência muito maior do que costumávamos. E nos próximos 20 anos, segundo cientistas da University of Hawaii Manoa, 70 a 90% dos recifes de corais do mundo vão desaparecer , como resultado do aquecimento dos oceanos, acidez das águas e poluição. Esses são só alguns exemplos e, infelizmente, a lista é longa. As mudanças climáticas estão cada vez mais frequentes e mais fortes, e a cada dia nos aproximamos mais de uma situação irreversível, mostrou uma matéria publicada pelo The Guardian em setembro de 2020.
O que podemos fazer?
Calma, respira fundo! Dá tempo de impedir que muitas das previsões aconteçam. Ainda que muitas soluções demandem políticas públicas eficientes, como leis mais rigorosas para grandes empresas, melhoria do transporte público e respeito às leis ambientais, a gente pode sim praticar individualmente algumas ações para ajudar o nosso planeta! Afinal, juntos temos uma força incrível e o impacto que podemos gerar é gigantesco! Então aí vão algumas dicas do que podemos fazer:
Bora pedalar
Trocar o carro pela bicicleta é uma iniciativa que pode transformar o mundo. Mais da metade do gás poluente dióxido de carbono têm origem nos carros. Com as bicicletas além de ajudar o meio ambiente você ainda coloca aquele exercício físico em dia! Caso uma bicicleta seja inviável para você no momento, uma boa opção é o uso de transporte coletivo como ônibus e metrô.
Vegetais, aí vou eu!
Sim, nossa alimentação faz parte da mudança. Ao evitar consumir produtos de origem animal, optamos por não financiar uma indústria que traz enormes prejuízos para o planeta. Já conhece o movimento segunda sem carne? No nosso insta a gente dá várias dicas sobre isso. Já tá nos seguindo lá?
Bora pensar antes de consumir!
Consumir excessivamente faz com que preciosos recursos sejam desperdiçados. Então é importante, sempre que possível, comprar coisas que vamos usar várias vezes, evitando descartáveis. Também rola buscar por brechós ou acessar sites como o OLX. Às vezes o que procuramos já foi produzido e está parado em algum lugar. Bora dar uma segunda chance para esses itens?
Consertar sempre!
Quando falamos “ah, mas pra consertar é quase o custo de um novo” certamente não estamos considerando o custo ambiental. Quando consertamos damos vida nova a um item e evitamos de produzí-lo novamente, diminuindo muito a pegada de carbono. Então arrumar aparelhos eletrônicos, roupas e o que mais precisar de manutenção é um ótimo negócio e o custo para o planeta é sempre menor. 😉
Tchau, plástico!
Garrafas, sacolas de supermercado, aquela bandeja de brócolis, tudo é feito de petróleo ou gás natural. Todos esses itens consomem muita energia na fabricação e tem uma enorme pegada de carbono. E ela continua depois do descarte. A PLOS One publicou um estudo mostrando que o plástico em decomposição libera metano e etileno, gases que contribuem para o aquecimento global. Então bora reduzir o uso de plástico nas nossas vidas! Consumir cotonetes de papel, escovas de dente feitas com bambu, xampu e desodorante em barra, canudos de alumínio e absorventes de pano reutilizáveis são ótimas pequenas ações que em conjunto fazem uma enorme diferença!
Informação de qualidade é o canal!
É importante entender as principais causas e consequências das questões ambientais, mas com tanta informação duvidosa por aí é difícil saber por onde começar.
A gente separou 5 documentários que estão na Netflix que são um ótimo pontapé inicial. Informação de qualidade é poder, e merecemos tê-la em nossas mãos!
Segundo Greta Thunberg, uma das principais ativistas da atualidade, “ninguém é pequeno demais para fazer a diferença”. A frase é o título do livro sobre sua luta para ajudar a combater o aquecimento global. Tudo começou com um cartaz e uma menina, sozinha. Hoje, com apenas 18 anos, ela é referência mundial apenas fazendo o que estava ao seu alcance. Bora fazer o mesmo?
Conta pra gente: o que mais podemos mudar na nossa vida para impedir as consequências do aquecimento global?