Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Autoconhecimento,Todos

Afinal, o que é Outubro Rosa?

Um mês para cuidar de nós! Outubro é mês de conscientização e luta contra o câncer de mama. Ele chega para trazer nossa atenção para nós mesmas, vem para lembrar da importância de conhecermos nosso próprio corpo, cada pedacinho, cada cantinho. Apenas nos conhecendo conseguimos notar alterações, diferenças que podem salvar nossas vidas.


E por que se conhecer é tão importante na luta contra o câncer de mama?

O câncer de mama é o segundo câncer que mais acomete brasileiras. A grande questão é que se ele for diagnosticado no início, as chances de cura chegam a 95%. Aquele famoso diagnóstico precoce! Ao conhecer o nosso corpo, podemos ficar alerta a pequenas alterações, procurar tratamento e, se diagnosticado o câncer de mama, aumentar nossas chances de cura.

É super importante lembrar que o toque e o autoconhecimento não excluem a necessidade de consultas periódicas ao ginecologista e outros exames. Ele é complementar.


E a que alterações devo ficar alerta?

Mudanças de cor e textura da pele, caroços nas mamas e alterações nos mamilos (incluindo saída de líquido) podem ser sintomas da doença. De acordo com o INCA, o aparecimento de pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas também são um sinal de alerta. Por isso precisamos tocar, olhar, observar, sentir! Que tal incluir esses cuidados na rotina hoje mesmo? É bem simples e pode ser feito até mesmo na hora do banho.


Como faço para incluir isso no meu dia a dia?

A ideia é criar uma rotina de autocuidado, tirar um momento do dia para nós mesmas, em outubro, novembro e todos os outros meses do ano. Aos poucos criamos uma conexão com o nosso próprio corpo e os benefícios começam a transbordar, vão além da prevenção de doenças. Amar a nós mesmas é revigorante, traz alegria de viver. Acredite, é um caminho sem volta.

“Se amar é algo muito mais complexo e cheio de engrenagens e todas elas precisam estar funcionando ou tentando funcionar para, de fato, construirmos uma autoestima verdadeira, que não inclui somente uma relação boa com o espelho, mas com a nossa saúde física, mental e emocional”

Já diria a nossa musa Nuta Vasconcellos, idealizadora do projeto Chá de Autoestima, no seu texto “O que autoestima tem a ver com autocuidado”.


Quer ajudar a impulsionar essa campanha?

Fica de olho no site da Korui. Todo mês de outubro fazemos campanhas específicas que vocês pode participar :)


E como anda a sua relação com você? Já se cuidou hoje?

Deixe um comentário