Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Absorventes reutilizáveis,Aut...

Sexo na menstruação: ginecologista responde dúvidas

sexo-menstruada-menstruacao

Sexo durante a menstruação é um daqueles assuntos tabus que ninguém quer falar, mas, no fundo, todo mundo quer saber. E logo surgem as dúvidas “posso engravidar?”, “faz mal à saúde?” ou “é nojento?”.

A vontade (ou não) de fazer sexo menstruada varia de pessoa para pessoa. Mas independente disso, o importante é termos informações claras para fazer nossas próprias escolhas.

Por isso, conversamos com a ginecologista Fátima Oladejo para esclarecer os principais questionamentos sobre o sexo durante o período menstrual.

1. Posso fazer sexo menstruada?

A menos que você seja especialmente sensível, não há necessidade de evitar atividades sexuais durante o período menstrual. Portanto, se você se sentir confortável, pode sim fazer sexo menstruada.

A relação sexual durante a menstruação pode até mesmo oferecer algumas vantagens, incluindo o alívio das cólicas menstruais.

2. Transar menstruada faz mal à saúde ginecológica?

Não há evidências de que o sexo na menstruação possa fazer mal a saúde ginecológica. Pelo contrário, o sexo pode aliviar a cólica menstrual e diminuir as dores de cabeça que podem ocorrer nesse período. Além disso, o sangue menstrual pode funcionar como um lubrificante natural.

No entanto, o uso da camisinha é indispensável para um sexo protegido de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Afinal, não apenas você pode pegar uma IST, mas também pode transmití-la ao seu parceiro ou parceira.

E é importante lembrar de remover o coletor menstrual, se você o utiliza, no caso do sexo com penetração.

3. O sexo pode influenciar na duração do período menstrual?

Sim, fazer sexo pode reduzir a duração do período menstrual. O que acontece é que as contrações musculares durante o orgasmo liberam o conteúdo uterino mais rapidamente. E isso pode resultar em períodos mais curtos.

4. É verdade que a libido pode aumentar durante a menstruação?

Enquanto muitas pessoas dizem que o desejo sexual aumenta durante a ovulação, que acontece cerca de duas semanas antes da menstruação, outras relatam que se sentem mais excitadas durante a menstruação.

Isso ocorre porque os hormônios estrogênio e testosterona estão baixos no primeiro dia do seu ciclo (o dia em que a menstruação começa), mas eles começam a aumentar por volta do terceiro dia. Por isso, você pode se sentir mais excitada nesse período.

Coletor menstrual pode melhorar a sua vida sexual. Entenda aqui.

5. É possível engravidar fazendo sexo menstruada?

Suas chances de engravidar são menores durante o período menstrual, mas ainda assim é possível engravidar nesse momento.

Se você tiver um ciclo menstrual curto, seu risco de engravidar durante o período é ainda maior. Considere também que o esperma pode permanecer vivo em seu corpo por até sete dias. Portanto, se você tem um ciclo de 22 dias e ovula logo após menstruar, há uma chance de liberar um óvulo enquanto o esperma ainda estiver em seu trato reprodutivo.

Por isso, caso você não esteja tentando engravidar, usar uma proteção é uma boa ideia, independente de qual fase do seu ciclo menstrual você esteja.

6. É verdade que os riscos de contrair ISTs aumentam nesse período?

Uma preocupação sobre fazer sexo durante o período menstrual é o risco de contrair uma infecção sexualmente transmissível (IST).

Como o colo do útero está mais aberto durante essa época do mês (o que permite a passagem do sangue), há um risco um pouco maior de infecção durante relações sexuais sem proteção.

Desse modo, usar a camisinha (masculina ou feminina) toda vez que você faz sexo pode reduzir o risco de espalhar ou contrair uma IST. Além de ajudar a aproveitar o momento com mais segurança e tranquilidade.

Quebre o tabu! Vamos falar sobre sexo e menstruação?

Com toda a informação a nosso dispor, podemos quebrar o tabu e deixar de reproduzir alguns mitos sobre menstruação e sexo que não tem nada a ver. E, assim, podemos descobrir que sexo menstruada também pode ser tudo de bom!

Portanto, se você se sentir confortável, tudo bem deixar a libido falar mais alto. Mas se esse não for o seu caso, tá tudo bem também. Afinal, cada pessoa é única e nossas escolhas devem ser respeitadas.

Você sente que o desejo sexual aumenta durante o seu período menstrual? Ou prefere ficar mais na sua? Conta pra gente aí nos comentários :)

Esse artigo contou com a gentil colaboração da ginecologista e obstetra Dra Fátima Oladejo - CRM: 52813931
Deixe um comentário