Você também já sentiu isso? Aquela vontade grande de fazer diferente, de mudar a rotina e de investir nossa (preciosa) energia em coisas com mais significado e importância? Se você também já se sentiu assim, junte-se à nós porque o conteúdo da vez traz dicas incríveis de como quebrar a inércia e nos colocarmos em movimento!
Nem tudo está do jeito que a gente gostaria, e mais do que nunca precisamos separar aquilo que está sob nosso controle, daquilo que não está. E o primeiro passo é respirar fundo, dar um passo pra trás e olhar as coisas da nossa vida nos questionando o que faz sentido e o que não faz, o que podemos ou não fazer para melhorar determinada situação.
Saber disso ajuda a mantermos a paz interior, a cabeça no lugar e também a evoluirmos em direção ao caminho que gostaríamos de trilhar.
Sabemos que uma só pessoa não consegue mudar o mundo, mas também é verdade que somos capazes de mudar a nossa vida e a das pessoas com quem temos contato e, ainda assim, causar um grande impacto positivo por onde passamos!
Pensando nisso, a Korui criou uma lista com 22 ações para tornar o mundo melhor! Bora conhecer?
22 AÇÕES QUE VÃO FAZER DO MUNDO UM LUGAR MELHOR
1 – Usar soluções menstruais sustentáveis, como os nossos Koruis
2 – Utilizar meios de transportes coletivos/alternativos ou pegar/dar carona
3 – Adotar um pet ou uma plantinha
4 – Desapegar e doar coisas que não usamos mais (livros, brinquedos, utensílios, roupas)
5 – Dedicar 22 minutos da nossa semana para ensinar uma habilidade que sabemos
6 – Compartilhar boas notícias
7 – Comprar e apoiar lojas comprometidas com o planeta
8 – Fazer algum exercício físico ao ar livre e convidar alguém para ir junto
9 – Fazer a separação de lixo, reaproveitamento de embalagens e compostagem
10 – Utilizar produtos sustentáveis (ecobags, garrafinhas, copos, talheres, canudos)
11 – Reaproveitar água e diminuir nosso consumo de energia elétrica
12 – Julgar menos (que tal passarmos um dia sem fazer julgamentos?)
13 – Espalhar gentileza no nosso dia-a-dia, não importando a quem
14 – Doar sangue
15 – Diminuir o consumo de carne
16 – Ajudar ONGs e apoiar causas importantes para nós
17 – Comprar em brechós ou transformar nossas roupas (upcycling)
18 – Evitar o desperdício de alimentos
19 – Praticar a gratidão: agradecer por algo que aconteceu no nosso dia
20 – Cuidar de nós mesmos, nos ouvindo e respeitando nosso tempo (que tal escrever sobre nossos sentimentos?)
21 – Presentear alguém deixando um comentário positivo, incentivando algum desconhecido, preparando uma comida para alguém, dar uma flor
22 – Parar um momento do dia para observar a natureza ou meditar (por pelo menos 2 minutos)
São ações simples que podemos fazer ao longo do nosso cotidiano que, em conjunto e a longo prazo, podem fazer toda a diferença pra nossa qualidade de vida, gerando um impacto positivo ao nosso redor!
Quer saber mais detalhes de como praticar cada uma dessas ações? Segura aí que a gente já chega lá!
COMO SE PLANEJAR
Inspirador né? Dá até vontade de começar esse movimento agora, tudo de uma vez. Então que tal aproveitar essa energia pra distribuir as metas ao longo do ano, com nossos outros desejos pessoais e profissionais?
Pra começar, vamos colocar num papel (ou num documento digital) tudo aquilo que desejamos cumprir ao longo ano. Como podemos nos desenvolver profissionalmente? Como podemos contribuir para a sustentabilidade no lugar em que eu moro? Quem pode vir junto com a gente nesta caminhada? Perguntas assim nos ajudam a pensar sobre isso.
Depois, vamos olhar mês a mês, distribuindo nossas metas ao longo do ano, com metas que sejam possíveis a nossa realidade. Por exemplo, não adianta colocar na meta correr uma maratona daqui um mês se a gente não faz exercícios físicos há dois anos. Mas pegando esse exemplo, podemos ter como objetivo começar a caminhar todo dia após o trabalho ou os estudos, e quando estivermos com melhor preparo físico, aí sim colocar como meta correr uma maratona.
Bom, depois de distribuirmos mês a mês nossos objetivos, em cada mês que se inicia, podemos distribuir pequenas metas ao longo das semanas e depois diariamente. Assim, nos mantemos em constante movimento em busca daquilo que traçamos no começo do ano.
Vale lembrar também que nosso planejamento pode muito mudar, e não precisamos sentir culpa caso às coisas não saiam como esperávamos. Não conseguimos cumprir nenhuma meta este mês? Poxa, que pena. Bora colocar num papel o que poderíamos ter feito de diferente, ou quais circunstâncias nos levaram a isso? Sempre podemos tentar de novo no dia seguinte, e no próximo mês e assim adiante.
O objetivo do planejamento é ele se tornar um guia para nossas decisões, e não um gesso imutável.
GOSTOU? BAIXE NOSSO E-BOOK
Olha só que bacana! A gente preparou também um e-book que você pode baixar no seu dispositivo e consultar em qualquer lugar. Ele tem dicas mais aprofundadas sobre planejamento e também sobre cada uma das 22 ações para mudar o mundo!
Você pode fazer o download clicando aqui.
Fique a vontade para compartilhar, viu?!