Ciclo menstrual: como organizar a rotina sob uma nova perspectiva

Ciclo menstrual: como organizar a rotina sob uma nova perspectiva

Não é surpreendente pensar que o ciclo menstrual é de fato um ciclo? Se a gente prestar bem atenção, vamos perceber que temos sentimentos parecidos que se repetem todo mês.  

Cada dia algo diferente acontece no corpo. Entender como isso interfere o jeito que nos relacionamos com o mundo é uma ótima forma de autoconhecimento podendo até nos levar a ter uma qualidade de vida melhor.

 

Leia também: Autoconhecimento – Nossa maratona diária 🙂

 

As fases do ciclo menstrual

Nosso ciclo menstrual começa com o primeiro dia de sangramento/menstruação e vai até o dia anterior de menstruarmos de novo. Durante todos esses dias, acontecem trocas hormonais que mudam o jeito como percebemos e sentimos tudo. 

Pra algumas pessoas, cada fase fica bem marcada e as mudanças são bastante perceptíveis. Já com outras é mais sutil a ponto de nem perceberem. E até pode mudar de um ciclo para outro na mesma pessoa. Não existe certo e errado, o importante é a gente entender como é pra gente. Vamos descobrir o que acontece em cada uma das fases do ciclo menstrual!

 

Fase Folicular

É onde tudo começa, quando estamos menstruando. Dura de 3 a 7 dias, mais ou menos sendo marcada pela queda dos hormônios estrogênio e progesterona, e pelo aumento de estradiol e do folículo-estimulante (FSH). Esses dois nos passam a sensação de cansaço e deixam a gente mais sensíveis a tudo. Nessa fase nossa disposição não é das melhores, e é comum sentirmos cólicas, dores de cabeça e sensação de inchaço. 

Como usar essas informações pra melhorar a rotina?  

Como é um momento em que estamos mais vulneráveis a autocrítica e autoanálise, antes de tudo precisamos lembrar que é literalmente só uma fase e vai passar. É um bom momento para focar em atividades mais meditativas, se jogar no autocuidado, buscar contato com a natureza e se atentar a nossa intuição.

Pessoas que sentem um desconforto um pouco maior podem precisar de um bom tempo de descanso, e dar uma pausa nos exercícios mais intensos. Na alimentação, é uma boa dar preferência a alimentos nutritivos com baixo índice de gordura.

A fase folicular termina com o aumento do hormônio luteinizante (LH), que dá início à ovulação!

 

Leia também: Sexo na menstruação: ginecologista responde dúvidas

 

Fase Ovulatória

A ovulação acontece em apenas um dia, mas consideramos que a fase ovulatória são cerca de dois ou três dias antes e dois ou três dias depois da ovulação. Aqui acontecem os picos de estrogênio e o aumento de testosterona e progesterona. É um momento que estamos com muita energia, então vale escolher exercícios de alta intensidade. 

Normalmente é nessa fase que temos maior disposição, nossa libido deixa nossa pele incrível, nosso humor está ótimo, tudo fica mais lindo! Então é um ótimo período pra colocar em prática aquele projeto na gaveta, pra conhecer novas pessoas e também para marcar aquele date!

Quando o óvulo maduro é liberado de um ovário, ele vai para uma das trompas e fica aguardando a chegada do esperma para fecundação. Se a fecundação não ocorrer de 24 a 36 horas, o óvulo vai se desintegrar e os níveis de estrogênio e testosterona vão cair, baixando nossa energia e dando início à Tensão Pré-Menstrual.

 

Fase Lútea

Também conhecida como TPM, essa é a fase do ciclo que vem depois da ovulação e antes da menstruação. Os níveis do hormônio cortisol aumentam e começamos a sentir os principais sintomas menstruais. Os mais comuns são irritabilidade, sensibilidade, variações de humor, dores de cabeça, inchaço.

Pra amenizar isso tudo, comer alimentos que produzem serotonina, como folhas verdes, quinoa e trigo ajudam bastante. Também podemos investir em alimentos ricos em magnésio que combatem a fadiga e a baixa libido, como chocolate amargo, espinafre e sementes de abóbora.

A tendência dessa fase termos mais concentração e atenção, e a energia mais voltada para dentro. É uma fase mais introspectiva, sendo uma boa hora para organizarmos a vida e dar atenção às coisas que acontecem ao redor. 

 

Anotar para lembrar e conhecer!

Entender como o nosso corpo funciona pode fazer toda diferença em nossas vidas. E uma dica legal nesse sentido é fazer um registro com a ajuda de uma mandala lunar. Ela é um diário do nosso ciclo menstrual e depois de alguns poucos meses já vamos conseguir entender quanto tempo dura cada uma das fases que falamos antes e como nos sentimos dia após dia em cada ciclo. Com isso, já fica bem mais fácil prever como vai estar nossa disposição para cada semana do próximo mês, o que nos prepara psicologicamente para uma série de coisas!

Nunca é demais falar que cada corpo é diferente um do outro e tem suas próprias características. O jeito com que cada pessoa vai passar pelo ciclo vai ser único, e pode ser incrível quando a gente entende bem o caminho!

E você, já está com intimidade suficiente com o seu ciclo menstrual? Conta pra gente

Voltar para o blog

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais