Como ser mais sustentável (muito além da ecobag!)

Como ser mais sustentável (muito além da ecobag!)

O que vem à sua cabeça ao pensar em um estilo de vida mais sustentável? Muita gente já associa à clássica imagem da ecobag, não é mesmo? 

Bom, recusar sacolas plásticas realmente é uma mudança simples e que tem um impacto enorme no planeta. Mas sabia que podemos ir muito além da ecobag?

Levar uma vida mais sustentável significa adotar hábitos diários que poupam os recursos naturais da Terra, reduzindo a demanda por água, árvores e energia. 

Mas para que esses novos hábitos realmente sejam incorporados na nossa rotina, é necessário se preparar para lidar com algumas armadilhas que podem sabotar os nossos planos de cuidar do planeta.

A seguir, a gente te conta 5 hábitos simples, mas que vão te ajudar a se manter firme no caminho rumo a uma vida mais sustentável.

 

Comece pequeno, mas comece agora a ser mais sustentável!

Quando passamos a tomar consciência de como o nosso planeta está em colapso, pode bater aquele desespero que rapidamente se transforma em um desejo enorme de mudar radicalmente o nosso estilo de vida. 

Mas vamos com calma! Estabelecer metas mirabolantes ou mudanças radicais na rotina são práticas que não costumam se sustentar a longo prazo. Além do mais, você pode acabar tendo a falsa impressão de que ser sustentável não é algo pra você. 

Ao invés de se sobrecarregar logo de cara, tente ver esse momento como um processo de transição no qual você vai evoluindo aos poucos. Por isso, comece pequeno, mas não deixe de dar o primeiro passo! 

Sabe a ecobag que falamos no início deste artigo? Ela pode sim ser um ótimo ponto de partida. Ao perceber que é possível viver sem sacolas plásticas, você terá mais motivação para alcançar um novo hábito ainda mais desafiador, como passar menos tempo no banho ou caminhar até o trabalho ao invés de pegar o carro. 

Da próxima vez que você achar que está fazendo pouco, lembre-se que pequenas mudanças se somam e é assim que elas fazem toda a diferença para o planeta. 

22 ações pra mudar o mundo – Dicas simples para nosso cotidiano

 

Consumo sustentável: pense duas vezes antes de comprar

Comprar leva o nosso cérebro a produzir dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. E como se não bastasse, fatores sociais e psíquicos também motivam a compra por impulso. Afinal, quem nunca buscou refúgio nas compras durante um momento de tristeza, raiva ou euforia? 

Mas, em muitos casos, logo depois de efetuarmos a compra, bate aquela sensação de culpa e arrependimento. E isso é muito comum. Tão comum que 50% dos consumidores brasileiros se arrependem do que compram, segundo pesquisa feita pela agência R/GA. 

Por isso, nessas horas vale lembrar que cada produto tem uma pegada ambiental, desde os materiais usados para criá-lo, passando pela poluição emitida durante a fabricação até a embalagem que acaba em lixões e aterros sanitários. 

Para driblar as armadilhas de consumo, você também pode fazer uma lista de prós e contras ou simular um “teste drive mental” para avaliar se você fará uso daquele produto a longo prazo. Às vezes bastam alguns minutinhos para perceber que não precisamos daquela coisa.

Também vale aderir a cultura de consertar antes de comprar e de investir em qualidade ao invés de quantidade. E quando se deparar com um desconto arrasador, pergunte-se se você pagaria o preço cheio por aquele item. Essas estratégias simples ativam nosso lado racional e fazem a gente pensar duas vezes antes de clicar no botão comprar.  

Saiba mais: Black Friday vs Consumo Consciente

 

Fique de olho no greenwashing

Felizmente, é uma tendência global a preocupação dos consumidores em comprar de uma forma mais consciente. E no Brasil a coisa não é diferente. 7 a cada 10 brasileiros afirmam que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam suas escolhas de produtos em algum nível, segundo levantamento feito pelo Capterra.

Mas é claro que muita gente mal intencionada quer surfar na onda do consumo sustentável. E é aí que surge o termo greenwashing, que pode ser traduzido como lavagem verde ou maquiagem verde. Você já ouviu falar? 

Greenwashing acontece quando uma empresa ou organização fazem declarações falsas ou enganosas para fazer com que as pessoas pensem que ela se preocupa com o meio ambiente. É basicamente uma jogada de marketing para conquistar consumidores interessados em investir em produtos sustentáveis.

Tá, mas como identificar se uma marca está praticando greenwashing? Use a internet para fazer uma investigação sobre quais são as ações sustentáveis que a marca está realmente colocando em prática. Se ela está fazendo o que promete, ela certamente ficará feliz em expor isso de maneira clara e transparente. 

Desconfie do uso vago de palavras como “verde”,  “eco” ou “natural” e pesquise se as alegações da marca passaram pela verificação de uma organização confiável. Uma dica legal é consumir de Empresas B certificadas. Essas empresas têm ações efetivas para equilibrar propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. 

Saiba mais: como identificar uma empresa com propósito?

 

Leia o rótulo dos produtos

Você costuma ler os rótulos dos produtos? Essa é uma forma de saber o que estamos usando, adquirir conhecimentos a respeito da composição do produto e podemos até mesmo procurar por selos ou certificações que atestem que a marca tem ações sustentáveis, como a certificação de empresa B que citamos anteriormente. 

Comece investigando se seu produto de beleza favorito é feito de plástico. Sim! Seu creme esfoliante ou aquela sombra com glitter podem conter microplástico, que podem facilmente descer pelo ralo e contaminar rios e oceanos. Para descobrir se um produto contém microplásticos, procure os seguintes ingredientes: polietileno (PE), polimetilmetacrilato (PMMA), nylon, polietileno tereftalato (PET) e polipropileno (PP).

Outra armadilha são os produtos de limpeza. A maioria contém químicos sintéticos e  derivados do petróleo que não são biodegradáveis e causam problemas quando escorrem pelo ralo até os rios e oceanos. Por isso, que tal fazer seu próprio produto de limpeza? Vinagre, bicarbonato de sódio e sabão de coco podem fazer milagres na faxina de casa, além de serem baratos e não agredirem o meio ambiente.

E você já ouviu falar do óleo de palma? Ele está presente em alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza. A demanda por esse ingrediente tem levado à queima de florestas tropicais para plantação de palmeiras, colocando em risco a biodiversidade. Outros nomes que indicam óleo de palma na composição são: óleo vegetal, gordura vegetal, palmato, palmitato, palmoleína, gliceril, estearato e ácido esteárico.

Óleo de palma: qual o problema dele?

 

Regra sustentável: reutilizável é melhor que descartável

Plástico de uso único, ou plástico descartável, é qualquer item que é usado uma vez e depois jogado no lixo. Basta dar uma olhada ao nosso redor pra ver como esses produtos estão presentes no dia a dia. Desde as sacolas plásticas, passando pelos copinhos de café até os absorventes descartáveis. 

Mas e a reciclagem? Ela não resolve o problema do plástico? Não é bem assim. Um estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontou que apenas 9% dos resíduos plásticos do mundo são reciclados. Todo o resto é queimado, contribuindo para as emissões de gases de efeito estufa, ou despejado direto no meio ambiente, contaminando solos, rios e mares e podendo inclusive serem engolidos pelos animais. 

Não podemos esquecer que por trás dos descartáveis, existe uma indústria zilionária que lucra muito dinheiro com esses produtos. É por isso que, por vários anos, as grandes corporações nos venderam a ideia de que o plástico de uso único é uma solução prática e necessária para a nossa cultura acelerada. 

Felizmente, cada vez mais empresas estão criando produtos reutilizáveis práticos, seguros e que tem ajudado a desconstruir essa ideia de que o plástico é necessário. A Korui, por exemplo, é uma empresa B certificada, que existe para solucionar o grave problema ambiental dos absorventes descartáveis. 

Até o momento, a Korui já impediu o descarte de mais de 150 milhões de absorventes no meio ambiente, o equivalente a 2.300 toneladas de lixo! E o que não faltam são alternativas seguras e sustentáveis para você dizer adeus aos absorventes descartáveis. Você já conhece todas elas?   

 

Coletor menstrual

Coletor Menstrual Korui é um copinho feito de silicone medicinal que é inserido no canal vaginal para coletar o sangue menstrual. Ele forma um vácuo que impede vazamentos e te deixa completamente livre durante até 12 horas para fazer o que quiser! Isso inclui pular no mar ou correr uma maratona! Além disso, a cada 10 coletores vendidos, 1 é doado para uma pessoa em situação de vulnerabilidade social. 

Saiba como o coletor menstrual pode mudar uma vida

 

Disco menstrual

Assim como o coletor, o Disco Menstrual Korui é feito 100% de silicone medicinal, um material seguro e hipoalergênico. Ele é inserido no canal vaginal logo abaixo do colo do útero. Ele pode ser usado por até 12 horas e tá liberado dormir, fazer exercícios físicos e até ter relações sexuais usando ele. 

Disco Menstrual: Tudo o que você precisa saber sobre ele

 

Absorvente reutilizável

Os Absorventes Reutilizáveis Korui são feitos com tecidos inteligentes que garantem absorventes impermeáveis, com alta absorção e toque super macio. E pra lavar é muito simples: basta lavar à mão ou direto na máquina junto com outras roupas. 

Absorvente de pano é higiênico? 8 mitos e verdades sobre o absorvente reutilizável

 

Calcinha Absorvente

Calcinha Absorvente Korui é como qualquer outra calcinha, com apenas uma diferença: ela é capaz de absorver o seu fluxo menstrual e não deixar passar para a sua roupa. Simples assim! Assim como os absorventes você lavá-la facilmente na mão ou na máquina.

Descubra como funciona a calcinha absorvente

Conheça todos os produtos da Korui clicando aqui. 

Voltar para o blog

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais