Mandala lunar: uma jornada de autoconhecimento

Mandala lunar: uma jornada de autoconhecimento

A mandala lunar é uma ferramenta de autoconhecimento que nos ajuda a monitorar todas as mudanças que vivemos ao longo do nosso ciclo

Assim como a lua, nós somos seres de fases, em alguns dias temos mais ânimo, em outros nem tanto. O nosso emocional também muda muito com o passar do dia, da semana e até mesmo do mês.

Essas mudanças são tão comuns que acabam se perdendo na nossa rotina, mas existe um jeito bem fácil, rápido e simples da gente resgatar a observação desses acontecimentos. Sim, estamos falando da mandala lunar.

A mandala lunar é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, uma espécie de “mini diário”. Ela é composta por um grande círculo todo dividido, como se fosse uma pizza fatiada em muuuuuitos pedacinhos. Cada ‘pedaço’ representa um dia do mês e nele você anota algumas informações.

Existem diversos tipos de mandalas e cada pessoa também pode decidir o que será anotado em cada dia. Mas, de maneira geral, temos os seguintes dados:

Dia do ciclo: O primeiro dia do ciclo é aquele em que a menstruação desceu. Ele também é o pontapé inicial da mandala daquele ciclo. Então, marcamos como dia “01” o dia que menstruamos, e assim vamos preenchendo os demais. 

Data: Além de marcar o dia “01” como ponto inicial, também temos que anotar a data em que a menstruação começou. Exemplo: se a menstruação desceu no dia 07 de outubro, vamos anotar “01” no dia do ciclo e “07/10” na data.

Estado físico: É como estamos nos sentindo fisicamente naquele dia. É o espaço para anotarmos se estamos sentindo algum desconforto, por exemplo, como uma dor de cabeça. Ou talvez com muita disposição, com tudo pronto para dar aquela corrida ou fazer aquela aula de dança.

Estado emocional: Aqui é onde paramos para refletir sobre como estamos nos sentindo emocionalmente. Exemplos: Feliz, confiante, cabeça-dura, estável, em gratidão e por aí vai.

Fase da lua: Anotamos aqui em qual fase a lua estava nesse dia. 

Outras informações: Algumas mandalas tem espaço para ainda mais informações, se praticamos ou não alguma atividade física, que tipo de energia estávamos sentindo, quantidade de muco cervical e etc. Isso depende muito do modelo e, é claro, da nossa vontade de anotar essas informações.

Leia também: Secreção vaginal é normal? Saiba o que a cor e a textura significam.

Ah, algumas mandalas também tem símbolos, desenhos e cores, o que traz ainda mais possibilidades para nos expressarmos. Legal, né?

Vantagens de fazer uma mandala lunar

Montar uma mandala lunar é um hábito saudável, afinal precisamos parar, mesmo que por um único minuto, para refletir sobre como estamos nos sentindo. Assim, passamos a nos conhecer melhor e, por consequência, entender o que estamos passando.

Outra vantagem é a compreensão, bastante visual, de que a vida é feita de ciclos. Começamos a notar que já nos sentimos de determinada forma outras vezes, e que depois de um tempo, passou. Assim, aprendemos não só a aproveitar mais intensamente os momentos de alegria, mas entender que aqueles momentos mais difíceis, que parecem que vão durar para sempre, na verdade sempre passam.

Ao fazer a mandala por alguns meses, já começamos a ver os ciclos se repetirem e conseguimos identificar padrões. Isso ajuda até na nossa programação pessoal. Quem sabe deixar aquela trilha que amamos para os dias que temos mais disposição e decidir maratonar aquela série tão esperada nos dias com menos energia. Bem melhor, né?

A mandala lunar também é uma ferramenta fantástica para monitorar o ciclo menstrual, por meio dela começamos a saber de forma quase perfeita quando ele vai começar e terminar. Afinal, se conhecer nunca é demais!

Vale ressaltar que, assim como qualquer outra experiência de autoconhecimento, cada pessoa lida com a mandala de um jeito diferente. Então vale experimentar diversos modelos ou até criar uma personalizada se for preciso, o importante é fazer dela uma vivência pessoal e prazerosa. Não precisamos nos ater tanto às regras, o legal é descobrir o que faz sentido para nós na hora de anotar (ou desenhar) como estamos nos sentindo.

Nós já aderimos a esse hábito por aqui! O Kit Presente Korui contém uma linda mandala lunar, além de 1 coletor menstrual + bolsinha de algodão para guardar e 2 protetores de calcinha com abas. Isso tudo em uma caixinha feita em papel reciclado e impressa com tinta vegetal. 😉

E se você já completou a sua, pode baixar uma novinha clicando aqui 😉

E por aí, você faz a sua mandala lunar? Compartilha a sua experiência com a gente nos comentários!

Voltar para o blog

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais