Menstruação escura tipo borra de café: o que significa?

Menstruação escura tipo borra de café: o que significa?

A cor do nosso sangue menstrual pode trazer informações importantes sobre a nossa saúde. E essa coloração pode variar desde um vermelho vibrante até um marrom mais escuro tipo borra de café.

Mas nem sempre a menstruação escura na cor marrom ou preta é motivo para preocupação, especialmente se ela ocorre no início ou no final do período menstrual.

No entanto, alterações hormonais e problemas de saúde também podem afetar a cor e a textura do sangue menstrual deixando-o marrom ou até mesmo preto. Por esse motivo, além de prestar atenção na cor do seu fluxo é importante ficar alerta a outros sinais do seu corpo.

Neste artigo, apresentamos os principais motivos que podem acarretar na menstruação escura e quando é importante consultar um médico.

 

Menstruação escura ou sangue marrom é normal?

Na maioria dos casos, o sangue marrom durante o período menstrual é normal.

A cor e a consistência do nosso sangue podem variar ao longo do ciclo menstrual. Por isso ele pode ser mais fino e aguado em um dia e mais grosso e consistente no dia seguinte. E a cor também pode variar desde um vermelho vivo até um marrom mais escuro.

O sangue marrom geralmente está presente no início e no final do ciclo menstrual, mas por qual motivo isso acontece?

Bom, a menstruação nada mais é do que a liberação do revestimento uterino formado por tecido e sangue que desce do útero através da vagina, certo?

Como o fluxo sanguíneo durante os primeiros dias da menstruação costuma ser mais lento e leve, o sangue leva mais tempo para sair do útero. Isso dá ao sangue tempo suficiente para ele oxidar e ficar marrom, em vez do vermelho mais vivo típico dos dias de fluxo intenso.

A mesma coisa acontece no final do seu ciclo quando o fluxo fica mais leve. O sangue liberado é “mais antigo” e também permaneceu no útero por mais tempo. Isso faz ele reagir com o oxigênio e oxidar. E é por causa desse sangue “mais velho” que você percebe a sua menstruação mais escura num tom que varia do marrom ao preto também no final do período menstrual.

Embora o sangue menstrual marrom geralmente não seja motivo de preocupação, caso ela apareça no meio do ciclo (entre duas menstruações) ou acompanhado de outros sintomas, como mau cheiro, isso pode ser um sinal de um problema médico.

A seguir a gente te explica quando o sangramento marrom vale uma visita ao consultório da sua médica.

 

Ovulação e sangramento marrom

É possível que você perceba manchas ou corrimento marrom no meio do seu ciclo, durante a ovulação. Isso é mais comum em pessoas mais jovens que estão começando a menstruar, em pessoas que estão iniciando o tratamento com contraceptivos hormonais ou em quem está próximo da menopausa. 

Se você tiver sangramento no meio do ciclo, consulte um médico para garantir que este não seja um sinal de problema.

Período Fértil: Como calcular e principais dúvidas

 

Anticoncepcional pode causar sangramento escuro

Certos tipos de contraceptivos hormonais, como pílulas anticoncepcionais e DIUs, podem 

causar corrimento marrom durante a menstruação, ou até mesmo entre as menstruações. 

Isso acontece à medida que seu corpo se ajusta às alterações hormonais que eles provocam. Na maioria dos casos, o corrimento marrom é comum de acontecer no período de adaptação e tende a desaparecer após os primeiros meses. 

No entanto, se essa alteração persistir e vier acompanhada de outros sintomas vale marcar uma consulta com a sua médica para garantir que está tudo certo com o seu corpo.

Quer parar de tomar a pílula? Conheça os métodos contraceptivos não hormonais

 

Menopausa e a menstruação escura (marrom)

À medida que envelhecemos, nossos ciclos também costumam mudar. Perto da chegada da menopausa, é comum apresentar um sangramento marrom, desde que ele não venha acompanhado de outros sintomas.

Também vale lembrar que a menopausa começa oficialmente assim que 12 meses se passaram desde sua última menstruação. Na fase pós-menopausa, você não deve ter sangramento ou corrimento marrom. 

Por isso, se já passou mais de um ano desde que você teve seu último ciclo menstrual, consulte sua médica para identificar quaisquer problemas que possam estar causando este sangramento atípico. 

 

ISTs também podem causar menstruação escura

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem levar a sangramento ou corrimento na cor marrom. Infecções como gonorreia ou clamídia podem apresentar sintomas como: dor ao urinar, pressão pélvica, sangramento entre os períodos menstruais ou corrimento vaginal de cor ou cheiro diferente do corrimento habitual.

É importante conversar com uma profissional de saúde se suspeitar que tenha uma IST. O tratamento consiste em antibióticos ou medicamentos antifúngicos.

 

Endometriose e menstruação marrom

A endometriose é uma condição em que o tecido semelhante ao revestimento do útero cresce em locais fora do útero, como os ovários e as trompas. Sem uma maneira de sair do corpo quando ele é derramado, o tecido fica preso e pode causar dor intensa, corrimento marrom e até mesmo problemas de fertilidade.

Outros sintomas da endometriose podem incluir: ciclo menstrual doloroso e intenso, sangramento entre os ciclos, inchaço, náusea, constipação, diarréia, dor ao urinar e dor durante o sexo vaginal.

Para quem sofre com fluxos intensos, uma boa saída é utilizar o coletor menstrual, um copinho feito de silicone medicinal e que vai fazer você ficar bem longe dos vazamentos.

Embora a endometriose seja uma condição crônica sem cura, há tratamentos com medicação, terapia hormonal ou até mesmo cirúrgico que podem melhorar a qualidade de vida de quem a tem.

 

Síndrome do Ovário Policístico e menstruação escura

Segundo um estudo, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) afeta aproximadamente 5 a 10% das pessoas que menstruam. Ela é uma condição na qual há um desequilíbrio hormonal, resultando em altos níveis de hormônios andrógenos (como a testosterona) no corpo, pequenos cistos nos ovários e ciclos irregulares com mais de 35 dias entre um ciclo e outro. Esse tempo prolongado entre os períodos menstruais também pode resultar em corrimento marrom. 

Outros sintomas da SOP podem incluir dores de cabeça, acne, ganho de peso, excesso de pelos faciais e corporais e mudanças de humor. Ela também pode causar problemas de fertilidade e prejudicar a saúde de um modo geral. Mudanças no estilo de vida e algumas medicações podem melhorar a qualidade de vida da pessoa com SOP.

Menstruação irregular: conheça 6 das principais causas

 

Sangramento marrom na gravidez

Apresentar algum sangramento marrom é normal no início da gravidez. No entanto, quando o sangramento escuro acontece fora desse período ou é acompanhado por outros sintomas como dor abdominal, dor no ombro, tontura ou fraqueza, vale a pena investigar.

Aliás, se você tiver qualquer sangramento durante a gravidez, informe sua médica imediatamente para garantir que eles não sejam sinais de aborto espontâneo ou gravidez ectópica (quando o embrião se desenvolve fora do útero).

 

Sangramento marrom escuro no pós-parto

Após o parto, você pode apresentar lóquios, que são as perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero durante esse período. Pode começar como um fluxo vermelho intenso e, depois de alguns dias, esse sangramento geralmente diminui e pode ficar mais marrom escuro. Após cerca de 10 dias ele muda para uma cor mais amarela ou cremosa antes de desaparecer completamente.

Consulte sua médica para te acompanhar nessa evolução e observe se você possui sintomas adicionais como corrimento com cheiro forte, dor de estômago ou febre. Esses sinais podem ser indicar uma infecção.

 

Quando ir ao médico?

Em muitos casos, o sangramento marrom é simplesmente aquele sangue “mais velho” que demorou mais tempo para sair do útero. Por isso ele é percebido no início ou no final do seu período menstrual, que é quando o sangue leva mais tempo para descer.

A secreção marrom em outros períodos do seu ciclo pode não ser motivo de preocupação. Contudo, é importante você consultar sua ginecologista, especialmente se você notar outros sintomas como cheiro, irritação, dor e alterações no seu ciclo menstrual.

Além disso, consulte sua médica o mais rápido possível se notar sangramentos irregulares, sangramentos após a menopausa ou alterações durante a gravidez.

 

Concluindo…

O sangramento vaginal pode variar em cor e quantidade ao longo do ciclo menstrual. Por isso, o sangue menstrual marrom geralmente não é motivo de preocupação.

Conhecer seu corpo pode te ajudar a perceber quando algo é motivo de preocupação. Tente anotar numa agenda ou num bloco de notas no celular como está o seu corrimento vaginal.

E lembre-se! Sempre que tiver sangramentos anormais ou se tiver outros sintomas fora do comum consulte sua médica o quanto antes.

Você já notou se a sua menstruação ficou marrom escura tipo borra de café ao longo do ciclo menstrual?

Voltar para o blog

21 comentários

tevnho 40anos e ta vindo sangre marrom e so suja quando vou no banho na hora de limpar o papel sai sujo e n suja a calcinha e nem absorvente e sou operada a 10anosde laqueadura q podeser

cleidiane

Tomei o Depo-proverá em março e minha menstruação veio só que na cor marrom hj já são 10 dias e ela continua

Jaqueline

Tem 4 anos q não mostrou, agora tô com pequenos botões na cor marrom o q pode se

Edilene

Tem 4 anos q não mostrou, agora tô com pequenos botões na cor marrom o q pode se

Edilene

Quero saber sobre minha mestruação

Regina dos Santos

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais