Sangramento pós parto dura quanto tempo e quais as causas?

Sangramento pós parto dura quanto tempo e quais as causas?

Seu corpo passa por muitas mudanças durante a gravidez. E é natural que você precise de um tempo para se recuperar diante de todas as transformações que passou nos últimos nove meses.

O útero que se expandiu para dar lugar ao bebê irá retornar ao seu tamanho habitual e isso pode levar ao lóquio, que é um sangramento normal do período pós-parto. 

A seguir, a gente te conta o que esperar desse período, como lidar com o sangramento e quando é necessário buscar ajuda médica.

 

O que é lóquio?

Lóquio é o sangramento normal que acontece no período pós-parto. O lóquio é basicamente uma combinação de muco, sangue e pedaços do revestimento uterino eliminados pela vagina, semelhante ao fluxo menstrual. 

Durante a recuperação do útero, ocorre um processo de contração dos seus vasos, que vão se comprimindo e, no local da placenta, se formam coágulos que darão origem ao lóquio.

O lóquio é, portanto, uma parte normal do processo de cicatrização pós-parto e geralmente não causa complicações.

 

Quanto tempo dura o sangramento pós-parto?

O lóquio costuma durar de quatro a seis semanas após o parto. Mas lembre-se, essa é apenas uma estimativa. Se você está preocupada com a duração do seu sangramento, converse com seu médico para tirar suas dúvidas.

Os lóquios geralmente seguem uma progressão na alteração da sua cor e volume. Ele começa com um sangue vivo e intenso e vai reduzindo com o passar do tempo para um muco mais claro até desaparecer completamente. Estes são os estágios mais comuns:

 

Dia 1 a 5:

  • Sangue vermelho escuro ou vivo;
  • Fluxo pesado como se fosse um dia menstrual intenso;
  • Presença de pequenos coágulos são normais;
  • Você pode esperar trocar o absorvente a cada três horas, aproximadamente;
  • O lóquio neste estágio é composto de sangue, partes da membrana mucosa que reveste o útero durante a gravidez, muco e tecido endometrial.

 

Dia 6 a 14:

  • Corrimento marrom ou rosado com aspecto menos sanguinolento;
  • Consistência mais rala e aquosa do que o lóquio dos primeiros dias;
  • Pouco ou nenhum coágulo;
  • O fluxo é moderado e as trocas de absorvente se tornam menos frequentes;
  • O muco desse período é composto principalmente de muco, sangue e glóbulos brancos.

Menstruação ou corrimento rosado: o que pode ser?

Menstruação escura tipo borra de café: o que significa?

 

De 3 a 6 semanas após o parto:

  • Corrimento amarelo pálido ou branco;
  • Consistência mais cremosa;
  • Pouco ou nenhum sangue;
  • Fluxo reduzido a pequenas manchas;
  • Sem coágulos;
  • Contém principalmente muco.

 

Tem diferença no sangramento após o parto normal e após a cesárea?

O lóquio acontece independente do tipo de parto. No entanto, pessoas que passaram por uma cesariana costumam ter menos lóquio do que pessoas que tiveram um parto vaginal. 

Se seu parto foi cesárea, você ainda deverá sangrar por algumas semanas. E assim como acontece após o parto normal, você ainda deve esperar a presença de um sangue vermelho escuro que muda gradualmente de marrom/rosado para amarelo/branco ao longo das semanas.

 

Qual a diferença entre sangramento pós-parto e menstruação?

O sangramento pós-parto pode ser bastante parecido com a menstruação, principalmente durante os primeiros dias ao apresentar uma cor mais vermelha e com mais sangue. 

No entanto, tratam-se de duas coisas distintas. Enquanto o lóquio consiste basicamente no processo de eliminar sangue e tecido extras que se acumularam durante a gravidez, a menstruação faz parte do ciclo menstrual e ocorre após a ovulação. 

Outra diferença entre os dois tipos de corrimento é a duração. A menstruação costuma durar cerca de 5 dias, já o lóquio se prolonga por até seis semanas.

Quanto ao retorno da menstruação, ele só acontecerá depois de algumas semanas ou meses após o parto. Isso vai depender de alguns fatores, como a amamentação. 

Normalmente, pessoas que realizam o aleitamento levam mais tempo para menstruar, pois o aumento do hormônio prolactina, necessário para produção do leite materno, se sobrepõe aos hormônios reprodutivos impedindo que você ovule. Isso, por sua vez, leva a ausência de menstruação.

 

Posso engravidar após o parto, mesmo durante o período de lóquio?

É recomendado evitar relações sexuais por pelo menos quatro a seis semanas após o parto. Introduzir pênis ou objetos em sua vagina antes de cicatrizar pode levar a entrada de bactérias que causam infecções. 

Converse com seu médico e ele lhe dará o OK para a retomada da atividade sexual após checar se está tudo bem com você. Se não houver problema, lembre-se de usar métodos contraceptivos porque você ainda pode engravidar mesmo que seu período menstrual não tenha retornado.

Embora a amamentação costume adiar o início da ovulação (e consequentemente levar à ausência da menstruação), tenha em mente que esse NÃO é um método 100% efetivo para prevenir uma gravidez, combinado?

 

Fatores que podem influenciar no sangramento pós-parto

O sangramento deve ir diminuindo algumas semanas após o parto, mas alguns fatores podem aumentar temporariamente o fluxo, incluindo:

  • Levantar da cama de manhã: o sangramento tende a ser mais intenso nesse período. Isso ocorre porque o sangue se acumula quando você se deita para dormir;
  • Amamentação: amamentar faz com que seu corpo libere oxitocina. Isso faz com que seu útero se contraia, liberando o sangue dos lóquios mais rapidamente;
  • Exercício: mesmo algo leve como caminhar ou subir escadas pode tornar o sangramento mais intenso especialmente nas primeiras duas semanas;
  • Esforço ao urinar ou defecar

 

Quando procurar ajuda médica?

O lóquio normalmente não causa complicações. A quantidade de secreção sanguinolenta deve diminuir por conta própria até que esteja completamente concluída. No entanto, sangramento excessivo, secreção anormal e outros sintomas merecem atenção imediata.

Entre em contato com o seu médico se tiver os seguintes sintomas nas semanas após o parto:

  • Corrimento vaginal de cor esverdeada ou cinza;
  • Corrimento com mau cheiro;
  • Sangramento excessivo, que chega a exceder a capacidade do absorvente no período de uma hora;
  • Sangramento que se torna mais intenso em vez de mais leve com o tempo;
  • Coágulos grandes e frequentes;
  • Febre ou calafrio;
  • Inchaço ou dor na região vaginal;
  • Tontura ou sensação de desmaio;
  • Cólicas excessivas ou dor pélvica;
  • Batimento cardíaco irregular.

Se tiver estes ou outros sintomas, procure ajuda médica imediatamente, pois eles podem indicar algo mais grave como uma infecção ou hemorragia pós-parto.

 

O que usar durante o sangramento pós-parto?

O uso de produtos internos como absorventes internos e coletores menstruais não é recomendado nesse período, já que eles podem aumentar os riscos de infecções ao introduzir bactérias em uma região ainda fragilizada pelo parto.

No entanto, a gente sabe que utilizar o absorvente descartável por várias semanas seguidas pode causar irritações e alergias na pele, né? Além disso, os absorventes descartáveis possuem camadas plásticas que abafam a região genital, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias que podem ser nocivos à nossa saúde.

Alergia ao absorvente descartável: sintomas, o que fazer e o que usar

Tá, mas o que usar no lugar do absorvente descartável?

Para tornar esse momento o mais confortável possível, você pode optar por alternativas menstruais feitas de tecidos inteligentes e macios como os absorventes reutilizáveis e a calcinha absorvente. Você já ouviu falar deles?

 

Absorvente reutilizável Korui

Feito com camadas de tecidos especiais que garantem absorventes impermeáveis e de alta absorção, mas com um toque super macio. Bem diferente dos absorventes descartáveis.

Como o volume do sangramento é maior na primeira semana, o absorvente reutilizável Super e o absorvente reutilizável Noturno certamente vão dar conta do fluxo intenso.

À medida que o sangramento diminui, você pode fazer a transição para um absorvente menor no tamanho Normal ou Mini.

Conheça todas os modelos de absorventes reutilizáveis Korui!

Descubra como funcionam os absorventes de pano reutilizáveis

 

Calcinha absorvente Korui

Ela é como qualquer outra calcinha com apenas uma diferença: ela é capaz de absorver o seu fluxo menstrual e não deixar passar para a sua roupa. Simples assim! 

A calcinha absorvente vai ser sua companheira perfeita nos dias de fluxo moderado a leve. E assim como os absorventes reutilizáveis, ela também é lavável e pode te acompanhar por vários anos. 

Conheça todos os modelos de calcinha absorvente!

Entenda como funciona a calcinha absorvente

 

Por que vale a pena usar produtos reutilizáveis?

  • Economia: tanto a calcinha quanto o absorvente são alternativas reutilizáveis. Sim, isso significa que lavou, tá novo! Você pode aproveitar para continuar usando eles inclusive quando sua menstruação retornar.
  • Saúde: diferente dos absorventes descartáveis, os produtos Korui não contém químicos artificiais que podem ser nocivos à nossa saúde. Assim você pode viver esse período da maneira mais natural possível.

Absorvente descartável: um risco à saúde? Descubra do que realmente é feito esse produto

  • Praticidade: a lavagem do absorvente reutilizável e da calcinha absorvente é super simples e não leva nem 5 minutos! Isso porque você pode lavar à mão ou direto na máquina junto com as outras roupas. 
  • Pelo planeta: ao optar por alternativas reutilizáveis você impede que milhares de absorventes descartáveis sejam despejados na natureza e que acabam contaminando solos, rios e oceanos. O planeta agradece! 

A gente sabe que ter um bebê é uma fase de transição importante na sua vida. Por isso lembre-se de ser gentil consigo mesma e de acolher o seu período de adaptação. 

E para tornar esse momento mais leve e confortável, você pode contar com todas as alternativas menstruais reutilizáveis, saudáveis e sustentáveis da Korui. Clica aqui pra conhecer todas elas! 🙂 

Voltar para o blog

14 comentários

Ola,tenho 1 mês e 20 dias apos o parto cesarea ,o sangramento tinha parado,mas agora voltou novamente mas em pouca quantidade e da cor escura. O que pode ser?

Dayanne Santos

Ganhei o meu bebé em Novembro por via Cesária e o sangramento teve duração de 15 dias , em Janeiro e Fevereiro tive um sangramento de 2 dias e até que não voltou aparecer é normal?

Marta

Boa tarde
Tem 32 dias q fiz cesária meu sangramento tinha diminuindo e agora ele voltou novamente isso normal, nao sinto dor nada somente o sangramento

Juliana Braga

Minha bebê tem quase dois meses o sangramento pós parto durou pouco agora as vezes sai um pouco de sangue e sinto cólica é normal?

Lorena

Minha bebê tem quase dois meses o sangramento pós parto durou pouco agora as vezes sai um pouco de sangue e sinto cólica é normal?

Lorena

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais