Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Todos

Alergia ao absorvente descartável: sintomas, o que fazer e o que usar

alergia aos absorventes descatáveis

A alergia ao absorvente descartável pode causar sintomas como coceira, assaduras e vermelhidão. Mas e agora? O que usar durante a menstruação?

A menstruação é um processo natural do corpo e indica que está tudo bem com o seu ciclo. E cada mulher vive esse período de uma maneira única. Enquanto algumas amam menstruar, outras odeiam ter que lidar com as cólicas, as alterações de humor, e os desconfortos que podem ocorrer nessa fase.

Mas uma coisa é certa: absolutamente TODAS as mulheres concordam que usar absorvente descartável é um dos piores incômodos durante a menstruação! Quem concorda, respira.

Agora imagina o sofrimento de quem tem alergia ao absorvente e precisa encarar um desconforto ainda maior todo santo mês! Coceira, vermelhidão e ardência são alguns dos sintomas mais comuns.

E não é pra menos! As alergias e infecções causadas pelo absorvente descartável são mais comuns do que você imagina, sabia? Afinal de contas, trata-se literalmente de colocar um negócio feito de plástico e produtos químicos em contato direto com a sua pepeka. Falando assim não parece mesmo uma boa ideia, né?

Se você tem alergia a absorvente, confira o que fazer, quais são os sintomas e o que usar durante a menstruação. Você pode (e merece!) viver o seu ciclo de uma forma bem mais tranquila SIM! ;)


Por que a alergia ao absorvente acontece?

As reações alérgicas podem ocorrer do dia pra noite ou meses após a exposição a uma substância. Por esse motivo, pode ser que a alergia ao absorvente descartável aconteça ainda no primeiro uso ou ela pode simplesmente aparecer do dia para noite, mesmo a pessoa tendo utilizado o mesmo produto anteriormente.

Também chamada de dermatite de contato, a alergia ao absorvente pode ser causada devido a uma combinação perigosa: calor, umidade e atrito na região genital. As altas temperaturas e o ambiente úmido provocados pelo absorvente descartável contribuem para a proliferação de fungos e bactérias. E como se não bastasse, o atrito da pele com a própria superfície do absorvente só pioram o quadro.

Além disso, algumas pessoas desenvolvem esse problema devido ao material do próprio absorvente ou alguma substância presente nele. Na produção desses absorventes, podem ser utilizados diversos materiais como plástico, perfumes inibidores de odor e géis para absorção que podem desencadear uma reação alérgica.

Vale a pena olhar o rótulo de uma embalagem de absorvente descartável para ver a quantidade de substâncias artificiais que compõem este produto. Fica esperta!


Quais os sintomas da alergia ao absorvente?

Se você é alérgica a absorvente, provavelmente já deve ter notado alguns desses sintomas:

  • vermelhidão na virilha e na vulva;
  • coceira na região íntima;
  • ardência;
  • pápulas (brotoejas);
  • lesões acompanhadas por umidade, com a sensação da pele do local estar 'desmanchando';
  • descamação e alteração na coloração da pele

Toda a área em contato com o absorvente pode ser afetada por esses sintomas em maior ou menor grau. Muitas vezes, a pessoa pode apresentar esses sintomas, mas demora a perceber que o problema é realmente o absorvente, sabe. Por isso, fique atenta se você apresentar algumas dessas reações durante o período menstrual.


Como tratar a alergia a absorvente?

Em caso de alergia, não vai dar a louca, viu! Você jamais deve se automedicar ou buscar “soluções mágicas”, pois elas podem piorar ainda mais o problema.

O recomendado é sempre procurar o seu médico, pois dependendo da gravidade dos sintomas as medidas poderão ser apenas no local da alergia ou pode ser necessário o uso de medicação oral ou injetável.

Trate qualquer alergia a absorvente assim que notar. Erupções cutâneas não tratadas podem levar a infecção por fungos, como a candidíase. E nós definitivamente não queremos isso, né?

Outras dicas sugeridas pelos especialistas é evitar roupas justas, utilizar calcinha de algodão e manter a região íntima limpa e seca.


O que usar no lugar do absorvente descartável?

O que fazer se tenho alergia? O que usar durante a menstruação? É normal bater um desespero ao descobrir a alergia, mas fique tranquila porque você pode escolher outras alternativas que podem substituir o absorvente descartável.


Coletor Menstrual

O coletor menstrual, chamado carinhosamente de copinho, é feito de silicone medicinal, um material hipoalergênico e muito seguro capaz de reduzir os riscos de alergias e infecções.


coletor-menstrual

O coletor menstrual é reutilizável e pode ser usado com segurança por até 12 horas. Além de se livrar das alergias, esse famoso copinho vai te ajudar a conhecer melhor o seu corpo e fazer você dizer adeus aos vazamentos.

Saiba mais sobre o copinho aqui:


Absorvente de pano

Agora se você não dispensa o uso do absorvente, saiba que os absorventes de pano são muito mais saudáveis que os absorventes descartáveis, pois a camada de tecido que vai em contato com a vulva é altamente respirável e muito macia.




Se você tem a pele sensível, uma boa dica é optar pelo absorvente de pano na linha natural, porque a camada de tecido que vai em contato com a pele é feita em 100% algodão.

O absorvente de pano moderno está disponível em diferentes tamanhos, do mini ao super, que tem até 30 centímetros de proteção! Tem para todos os fluxos :)

Saiba mais sobre o absorvente de pano aqui:


Calcinha Absorvente

A novidade do momento é a calcinha absorvente. Ela parece uma calcinha comum, mas com um grande diferencial: ela é capaz de absorver a menstruação!




Muito comum em outros países, a calcinha absorvente chamou a atenção das brasileiras quando a culinarista e ativista Bela Gil trouxe essa novidade para o grande público. Por ser reutilizável, ela é uma alternativa muito mais sustentável que o absorvente descartável.

Essa informação foi tão revolucionária que a própria Bela Gil em parceria com a Korui criou uma linha de calcinhas absorventes 100% brasileira. A Bela até fez um vídeo para explicar como funciona essa maravilha.

Em dias de fluxo leve a moderado, você pode usar somente a calcinhas absorvente. Já nos dias de fluxo mais intenso ela pode ser usada junto do coletor menstrual ou do absorvente de pano. Conhecendo o seu fluxo você vai descobrir como ela funciona melhor para você! ;)

Saiba mais sobre a calcinha absorvente da Bela Gil:


Se você tem alergia ao absorvente descartável não precisa mais se preocupar, viu! Agora você tem opções muito mais saudáveis, econômicas e ecológicas para ficar em paz com o seu ciclo. Chega dá um alívio, né? Só quem viveu sabe!

Você já teve alergias ou irritações causadas pelo absorvente descartável? Qual das alternativas você utilizaria para substituir os descartáveis?

Conta aí nos comentários que a gente lê e responde TU-DO!


Deixe um comentário