Nosso blog

Tudo sobre, liberdade e empoderamento.

Coletor menstrual,Saúde

Coletor menstrual pode causar cólicas?

Que o coletor menstrual já ganhou o coração de muita gente por aí, isso não tem como negar! Esse copinho poderoso coleta o sangue menstrual de um jeito prático e seguro. E tem mais! Ele é reutilizável e pode te acompanhar por muitos e muitos ciclos.

Mas aposto que se você é iniciante no mundo do coletor já deve ter virado o próprio “xeroque rolmes” investigando tudo sobre esse copinho, acertei? Levanta a mão quem também é dessas! Olha, e o que não falta é informação na internet sobre o coletor menstrual. Aqui mesmo no blog já falamos muita coisa legal sobre o famoso copinho!

Nessas buscas pela internet você já deve ter se deparado com alguém falando que sentiu cólicas ao usar o coletor. Vish, e agora? O coletor menstrual pode mesmo causar cólicas? Quer a resposta objetiva, sincera, na lata e sem rodeios? Então a gente responde: NÃO! O coletor fica na vagina, e as cólicas ocorrem no útero, por isso uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Maaaas se ainda assim você ficou com uma pulguinha atrás da orelha, e acha que sentiu uma dor ou um incômodo muito parecido com uma cólica ao usar o coletor, calma que a gente te ajuda a resolver esse mistério. Se liga nessas dicas!

Por que o coletor menstrual não tem relação com cólicas?

As cólicas são contrações dos músculos do útero, e como a gente já sabe, o coletor não fica nessa região. Ele fica bem mais embaixo, na entrada do canal vaginal. Por isso, sentir cólicas não tem nenhuma relação com o seu copinho.

Mas que incômodo é esse que eu sinto?

Vez ou outra a gente se depara com o depoimento de alguém que sentiu um incômodo ou uma dor quando começou a usar o coletor. Mas se já sabemos que não é cólica, então o que pode ser? Existem três motivos que podem causar essa dor chata: o coletor está mal posicionado, o vácuo está muito forte ou o diâmetro do copinho pode estar grande demais.

Coletor mal posicionado

Sabia que ao inserir o coletor ele não deve ficar posicionado tão profundamente? Seguinte, se você posicionar o coletor muito para cima ele vai te incomodar, sabe por que? Porque ele vai dar uma cutucada no seu colo do útero, o que pode causar uma dor bem chatinha.

Então já sabe, o coletor menstrual não deve ser inserido tão profundamente. Ele deve ficar ali no início do canal vaginal. Por criar um vácuo, o coletor veda a passagem de sangue menstrual e por isso não precisa ficar tão em cima no canal. Caso o colo do seu útero seja mais baixo e a haste do seu copinho acabe ficando para fora, não tem problema, você pode cortá-la! Mas lembre-se de apenas cortar a haste depois de alguns usos para ter certeza de que é realmente necessário.

Vácuo muito forte

Às vezes pode acontecer do coletor menstrual abrir muito rápido e acabar pegando um vácuo muito forte. O vácuo forte pode causar uma "sucção" no colo do útero e ocasionar uma dor parecida com uma cólica. Neste caso o coletor vai parecer ligeiramente murcho ou "sugado" para dentro. Mas a boa notícia é que este problema é muito fácil de resolver! Insira um dedo no canal vaginal ao lado do coletor menstrual e pressione gentilmente a parede vaginal em direção oposta ao copinho. Este procedimento vai fazer com que entre um pouco de ar, o vácuo será automaticamente regulado e adeus dor chata! Ufa!

Diâmetro grande demais

Cada pessoa tem uma anatomia diferente, por isso é importante você conhecer o seu corpo para saber se o seu coletor está no tamanho adequado.

A musculatura da vagina é elástica e flexível, por isso é muito provável que você consiga se adaptar à largura de qualquer tamanho de coletor menstrual, mas pode ser que essa adaptação seja mais rápida com um tamanho específico. Aqui no blog já falamos sobre como escolher o tamanho de coletor ideal, vale dar uma olhada!

O diâmetro do coletor só vai incomodar caso você tenha escolhido um tamanho maior do que o indicado para você. Mas isso só vai acontecer em casos muito específicos. Por exemplo, se você é muito jovem, é atleta profissional ou pratica pompoarismo. Nesses casos pode ser que a sua musculatura vaginal seja bem rígida. Assim, ao utilizar um coletor médio ou grande pode ser que você sinta algum desconforto, pois um copinho maior pode pressionar a sua parede vaginal. A indicação aqui é utilizar o coletores menores. Mas isso é exceção! Em geral, o diâmetro do coletor não é motivo para causar dores.

Nunca te pedi nada, mas se você puder, guarde essas três dicas no seu coração:

Dica 1: o coletor deve ser posicionado no início do canal vaginal.

Dica 2: se seu coletor parecer "murcho", aprenda a regular o vácuo como explicado acima.

Dica 3: escolha o tamanho ideal para você com base nessas dicas.

Seguindo essas recomendações a gente garante: você vai até esquecer que tá usando o copinho! Sério, não tem como não morrer de amores!

Agora sim você pode ficar relax sabendo que o coletor menstrual não tem nada a ver com cólicas! E você? Tá pronta pra ser livre com o copinho? Gostou das nossas dicas? Já passou por isso? Conhece mais alguma dica? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência com a gente! :)

Deixe um comentário