Coletor menstrual pode causar síndrome do choque tóxico?

Coletor menstrual pode causar síndrome do choque tóxico?

O medo de uma condição muito rara chamada Síndrome do Choque Tóxico não deve impedir você de aproveitar todos os benefícios de usar o coletor menstrual. No entanto, é claro que pode haver desafios e até riscos associados ao uso de produtos menstruais. 

Mas com as informações certas, você pode viver períodos menstruais mais seguros, saudáveis e confortáveis usando o coletor menstrual, diminuindo ainda mais o risco muito pequeno da Síndrome do Choque Tóxico.

 

O que é a síndrome do choque tóxico?

A Síndrome do Choque Tóxico é uma infecção rara, mas com risco de vida, causada por certas bactérias que entram na corrente sanguínea e liberam toxinas nocivas. 

Essas bactérias podem viver naturalmente na pele, nariz, boca ou vagina. O problema é quando ocorre um supercrescimento bacteriano que leva à liberação de toxinas que podem deixar a pessoa doente rapidamente. 

A infecção pode ser fatal se não for tratada imediatamente. Mas se for diagnosticado precocemente, a maioria das pessoas se recupera totalmente. 

 

Quais são os fatores de risco?

Ainda não se sabe ao certo por que a menstruação contribui para o desenvolvimento da Síndrome do Choque Tóxico. Mas a combinação de alguns fatores de risco pode estar associados ao problema:

1. Primeiramente, as bactérias que levam à síndrome precisam estar presentes no canal vaginal.

2. Alteração do ph vaginal. Pelo fato da acidez da vagina ser menor durante a menstruação, isso a torna mais suscetível ao crescimento de bactérias.

3. Outro fator é o oxigênio. Absorventes internos e outros dispositivos internos como o DIU, diafragma e coletor menstrual podem introduzir oxigênio no canal vaginal, alimentando as bactérias ali presentes. Mas, a menos que os outros três fatores estejam presentes, isso não deve ser motivo de preocupação.

4. O fator mais importante é a presença de uma ferida ou corte no tecido vaginal que permite a passagem das toxinas para a corrente sanguínea. Talvez seja por isso que os absorventes internos sejam comumente associados à síndrome, pois sua textura seca pode facilmente machucar a parede vaginal.

 

Quais são os sintomas da Síndrome do Choque Tóxico?

Por ser muito rara, os sintomas da Síndrome do Choque Tóxico podem ser confundidos com outras condições, como a gripe. Portanto, é importante reconhecer os sinais e agir rapidamente se tiver dúvidas. Os principais sintomas incluem:

  • Febre alta repentina;
  • Erupção cutânea semelhante a uma queimadura solar, principalmente na palma da mão e na sola dos pés;
  • Sintomas semelhantes aos da gripe, como dor de garganta, dor de cabeça, tosse e dor no corpo;
  • Pressão sanguínea baixa;
  • Dores musculares;
  • Vômito e diarreia;
  • Confusão, tontura e desmaio;
  • Convulsões;
  • Dor pélvica ou abdominal intensa;
  • Dificuldade para respirar;
  • Vermelhidão nos olhos.

 

Se você acha que está tendo os sintomas acima, procure atendimento médico imediatamente. Quanto mais rápido você receber o tratamento, melhores serão as chances de recuperação.

 

Qual a probabilidade de eu ter Síndrome do Choque Tóxico?

Felizmente, a Síndrome do Choque Tóxico é extremamente rara. De 100.000 pessoas que menstruam, menos de 1 pessoa a cada ano terá a síndrome. Tanto que a maioria de nós dificilmente conhecerá alguém que tenha sido afetada pela doença.

Apenas para fazermos uma comparação, você tem mais chances de ser picada por um enxame de abelhas do que morrer de Síndrome do Choque Tóxico.

Mas, por mais raro que seja, sabemos que essa condição acontece. E quando acontece, pode ser extremamente séria. Por isso é tão importante se atentar aos sintomas e procurar ajuda médica o quanto antes. 

 

Como os absorventes internos causam Síndrome do Choque Tóxico?

Quando pensamos em Síndrome do Choque Tóxico, comumente associamos ao uso dos absorventes internos, não é mesmo?

Isso ocorre porque as bactérias podem crescer no absorvente interno especialmente se eles não forem trocados com frequência ou se você não lavar as mãos antes de inseri-los. 

Outro fator de risco é que o absorvente interno absorve literalmente tudo que está ali no canal vaginal, incluindo a nossa lubrificação natural. Isso acaba desregulando o pH vaginal e tornando esse ambiente mais propício para a proliferação de fungos e bactérias.

Outro ponto negativo em relação à absorção dos absorventes internos é o fato dela causar um ressecamento na região, o que pode levar a pequenos cortes que aumentam as chances das bactérias entrarem na corrente sanguínea.

 

Coletor pode causar Síndrome do Choque Tóxico?

Sim. Como já vimos, nenhum dispositivo vaginal interno traz risco zero de ter Síndrome do Choque Tóxico. Isso inclui absorvente interno, DIU, diafragma, coletor menstrual e disco menstrual. 

Não escrevemos isso para te assustar, mas para que você possa se proteger melhor durante a menstruação.

Ao decidir optar pelo coletor menstrual, considere que o risco dele causar a condição é extremamente baixo desde que o produto seja usado e higienizado corretamente.

Por isso, lave bem as mãos antes de inserir e remover o coletor menstrual, não ultrapasse o tempo limite de 12 horas seguidas de uso e esterilize o coletor menstrual ao final da menstruação. Fazendo isso você reduzirá ainda mais qualquer risco. As mesmas dicas valem para o disco menstrual.

Clique aqui e saiba “Como higienizar o seu coletor menstrual”.

Vale ressaltar que, tanto o coletor menstrual quanto o disco menstrual, tem uma vantagem em relação aos absorventes internos: eles apenas coletam o sangue menstrual ao invés de absorver tudo que tem ali. Por conta disso, eles mantêm a lubrificação natural da vagina intacta, além de evitar machucados na parede vaginal que permitam a entrada de bactérias.

Coletor Menstrual ou Absorvente Interno? Conheça as diferenças.

 

Como me prevenir contra a Síndrome do Choque Tóxico ao usar o coletor menstrual?

A melhor maneira de se proteger da Síndrome do Choque Tóxico ao utilizar o coletor menstrual é seguir boas práticas para se proteger de infecções no geral:

  • Certifique-se de lavar bem as mãos ao inserir e retirar o seu coletor menstrual;
  • Esvazie seu coletor menstrual a cada 12 horas no máximo;
  • Lave bem o coletor por dentro e por fora sempre que for esvaziá-lo;
  • Se for esvaziar em um banheiro público sem pias individuais, leve uma garrafinha de água para o box e faça a limpeza do seu coletor normalmente;
  • Se preferir, você também pode lavar o coletor com o nosso Higienizador de Acessórios Menstruais. Ele tem o mesmo pH da vagina, por isso não interfere no equilíbrio da flora vaginal;
  • Esterilize seu coletor menstrual antes de usá-lo pela primeira vez e no final de cada ciclo, antes de guardá-lo;
  • Armazene seu coletor em um local ventilado, de preferência dentro de um saquinho de algodão;
  • Evite o uso do coletor enquanto você tiver infecções genitais, como a vaginose bacteriana, infecção por fungos ou infecção sexualmente transmissível.

As dicas acima também valem para o disco menstrual, pois tanto o disco quanto o coletor são feitos do mesmo material que é o silicone medicinal.

Como posso ter certeza de que meu coletor menstrual está limpo o suficiente?

A boa notícia é que existem maneiras de nos protegermos, garantindo que higienizamos nossos coletores e discos menstruais com os devidos cuidados. 

 

Como esterilizar o coletor menstrual ou disco menstrual?

Você deve esterilizar o coletor ou disco menstrual antes do primeiro uso e ao final de cada menstruação antes de guardá-lo.

Para esterilizar no micro-ondas, basta encher o nosso Copo Esterilizador Korui com água, inserir o coletor ou disco e deixar o Copo semi-aberto. Em seguida, é só colocar no micro-ondas para ferver durante 5 minutos.

Confira mais detalhes sobre como esterilizar o coletor no micro-ondas

Você também pode esterilizar o coletor no fogão com a Panela Esterilizadora Korui que é atóxica e não solta resíduos. Para fazer isso, basta colocar o coletor ou disco menstrual para ferver durante 5 minutos e pronto! 

Veja o passo-a-passo de como esterilizar o coletor no fogão

 

Como lavar durante o ciclo menstrual?

Durante o ciclo menstrual não há necessidade de esterilizar o seu coletor menstrual ou disco menstrual entre os usos. Lavar apenas em água corrente e fria é suficiente. 

Mas se você quiser, também é possível fazer a limpeza com o nosso Higienizador de Acessórios Menstruais Korui. Ele tem fórmula 100% natural e não interfere no equilíbrio da flora vaginal, pois tem o mesmo pH da vagina.

Clique e saiba como limpar o coletor menstrual, absorvente de pano ou calcinha absorvente usando o higienizador Korui

Ah! E no caso do coletor não esqueça de limpar os furinhos presentes na borda. Encha seu coletor com água, coloque a palma da mão tampando a borda e vire-o de cabeça para baixo. Pressione a base coletor para que a água saia pelos furinhos, deixando eles limpos e desobstruídos.

 

O que fazer se eu achar que tenho Síndrome do Choque Tóxico?

Se você acha que pode ter Síndrome do Choque Tóxico, procure o seu médico imediatamente. Não espere para ver se melhora por conta própria, pois essa condição pode evoluir muito rapidamente, inclusive podendo ser fatal. 

Ao suspeitar da síndrome, é recomendado interromper o uso imediatamente. E não esqueça de comunicar ao médico qual produto interno você usa – seja o coletor menstrual, disco menstrual, absorvente interno ou DIU.

Para o diagnóstico, geralmente são feitos exames de sangue e exame vaginal, testando a vagina e o colo do útero em busca de bactérias que possam causar a Síndrome do Choque Tóxico. Embora a doença seja grave, ela é rara e tratável quando diagnosticada precocemente.

 

Concluindo…

Na Korui, acreditamos que conhecimento é poder, e saber a verdade sobre a Síndrome do Choque Tóxico é tão importante quanto reconhecer seus sintomas. 

Com as informações corretas sobre como usar e limpar seu Coletor Menstrual Korui ou Disco Menstrual Korui, você pode aproveitar todos os benefícios de usar esses produtos menstruais com confiança e tranquilidade.

Nossa missão é te ajudar a ter mais qualidade de vida e segurança durante os seus ciclos menstruais. Por isso, se você tiver mais perguntas sobre esse assunto, deixe seu comentário abaixo! Ficaremos super felizes em te ajudar! 🙂 

Voltar para o blog

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais