Menstruação com cheiro forte: o que pode ser?

Menstruação com cheiro forte: o que pode ser?

Já se perguntou por que a sua menstruação está com um cheiro forte? E já bateu aquela insegurança ao ponto de ter medo que todo mundo sinta de longe que você está menstruada?

Embora não haja motivos para sentirmos vergonha de algo tão natural quanto menstruar, lidar com o mau cheiro durante a menstruação é uma situação comum e precisamos encarar isso, não é mesmo?

Bom, o primeiro passo para abandonar a vergonha e o estigma é aprender mais sobre o assunto. Neste artigo, a gente te conta mais sobre o odor menstrual e como lidar com isso da melhor maneira.

 

É normal a minha menstruação ter cheiro?

Sim, é normal. Durante a menstruação, o fluxo menstrual não é apenas sangue. É também tecido de revestimento uterino, óvulo não fertilizado e, claro, os fluidos normais que a sua vagina elimina.

Além dessa combinação, o ambiente ácido da vagina e a presença de diferentes tipos de bactérias saudáveis que se misturam ao fluido menstrual também contribuem para produzir um odor característico. 

Então sim. É normal a menstruação ter um algum cheiro, mas ele não deve ser forte ao ponto de ser perceptível para outras pessoas.  

 

Tá, mas qual é o cheiro normal da menstruação?

Períodos menstruais saudáveis geralmente tem um leve cheiro de sangue, apresentando um suave odor metálico devido a presença de ferro. 

De maneira geral, seu fluxo menstrual deve apresentar um odor semelhante mês a mês. Se você notar um cheiro novo durante o ciclo menstrual, isso pode sugerir que algo não está certo. Nesse caso, vale investigar com o seu médico.

 

Tipos de cheiros durante a menstruação e as possíveis causas

Um cheiro forte pode ser um sinal de infecção e pode vir acompanhado de outros sintomas, como corrimento, coceira, dores e febre. 

Qualquer cheiro estranho durante o período menstrual é um sinal de alerta. Se tiver dúvidas, procure ajuda médica para checar se está tudo bem. 

Abaixo, listamos os tipos mais comuns de odor menstrual:

 

Menstruação com cheiro metálico

É comum notar um cheiro metálico no sangue menstrual. Isso geralmente ocorre devido à presença de ferro no sangue e geralmente não é motivo de preocupação. 

No entanto, esse cheiro da menstruação não deve persistir por muito mais tempo após o término do período menstruação.

 

Menstruação com cheiro de podre

Se você notar um cheiro podre no sangue menstrual, isso pode ser um problema. Esse tipo de cheiro geralmente ocorre devido a presença de um corpo estranho, como um absorvente interno, deixado acidentalmente na vagina por muito tempo. 

Você pode tentar remover o absorvente interno usado mas, caso não consiga, um médico precisará removê-lo.

Vale lembrar que usar o absorvente interno por períodos prolongados pode levar à Síndrome do Choque Tóxico, uma condição causada por bactérias que liberam toxinas na corrente sanguínea. Os sintomas começam repentinamente e incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e uma erupção cutânea semelhante a queimadura de sol.

 

Menstruação com cheiro doce

Se você sentir um cheiro mais doce na menstruação, não entre em pânico. O odor adocicado pode acontecer graças ao ambiente ácido da vagina e à presença de bactérias saudáveis naturalmente presentes na região.

 

Menstruação com cheiro de odor corporal

Você pode perceber que o cheiro da sua menstruação é parecido com seu odor corporal. Isso ocorre porque você tem glândulas na área genital, conhecidas como glândulas sudoríparas apócrinas. Quando o suor apócrino se mistura com as bactérias presentes na pele, isso produz um cheiro semelhante ao odor corporal.

 

Menstruação com cheiro de peixe

Ao notar um odor de peixe durante a menstruação e também fora do período menstrual é um sinal de que o médico deve ser consultado. Esse cheiro geralmente está relacionado a uma infecção, como vaginose bacteriana ou tricomoníase. 

A vaginose bacteriana é uma infecção causada por um crescimento excessivo de bactérias na vagina. Além do odor fétido, outro sintoma é o corrimento branco–acinzentado. Para prevenir, é essencial dar atenção à higiene íntima para não relaxar e nem exagerar na limpeza. 

Clique aqui e saiba “Como higienizar a vagina corretamente”

A tricomoníase, é uma infecção por protozoário que pode passar de uma pessoa para outra através do sexo. Além do cheiro de peixe na vagina, você pode notar uma mudança na coloração do corrimento vaginal, coceira, queimação ou dor na área genital.

Corrimento vaginal é normal? Saiba o que a cor e a textura significam.

 

Quando devo procurar um médico?

Embora alguns odores sejam completamente normais quando você está menstruada, outros podem ser um sinal de que você precisa consultar seu médico. Especialmente quando vem acompanhado de outros sintomas como alteração na cor do corrimento vaginal, fluxo intenso, dor pélvica ou febre.

Como regra geral, você deve consultar seu ginecologista sempre que suspeitar de problemas de saúde íntima, combinado?

Por isso é tão importante conhecer seu corpo e como ele funciona. Assim você conseguirá perceber qualquer sinal de alerta que precise ser investigado com um médico.

 

Posso usar produtos para disfarçar o cheiro da menstruação?

Você já deve ter notado nas prateleiras das farmácias uma variedade de produtos com perfume para “disfarçar” o nosso odor natural. 

Mas não caia nessa armadilha! Afinal, nossas vaginas não foram feitas para cheirar a flores! 

Lenços perfumados, sabonetes comuns e até desodorantes para a região íntima são desnecessários e podem causar irritação e reações alérgicas. Além disso, eles eliminam as bactérias naturais da sua vagina, aumentando os riscos de infecção.

 

Mau cheiro associado ao uso de absorventes descartáveis

Você ainda usa absorvente descartável? Pois saiba que o mau odor persistente pode ser proveniente desse produto, e não da sua menstruação em si!

O que acontece é que os absorventes descartáveis são recheados de químicos artificiais. Quando o sangue menstrual entra em contato com estas substâncias ocorre uma reação química que exala esse cheiro forte que por muito tempo foi associado à menstruação.

E é por isso que muitas marcas fazem absorventes perfumados, para disfarçar um odor que eles mesmos criaram! 

O sangue menstrual não é sujo e não tem mau cheiro: entenda de onde vem o odor que sentimos

Além disso, os absorventes descartáveis possuem camadas plásticas que não permitem a passagem de ar, criando um ambiente quente e úmido, perfeito para a proliferação de bactérias que intensificam o mau cheiro.

 

Como prevenir o mau cheiro durante a menstruação?

Embora você não possa evitar o cheiro de sangue menstrual, boas práticas de higiene podem te manter longe do mau odor:

  • Se você ainda usa absorvente descartável, troque-o com uma frequência apropriada a cada três a quatro horas;
  • Banhos diários também são importantes, e você pode prevenir os odores menstruais limpando apenas a parte externa da vulva;
  • Apenas água é suficiente para a limpeza da região íntima. Se for usar sabonete íntimo, limite o uso a uma vez por dia;
  • Não limpe dentro da vagina, nem faça duchas vaginais. Ao fazer isso, você altera o equilíbrio das bactérias saudáveis e leva a infecções que causam mau odor;
  • Evite usar roupas apertadas e dê preferência a roupas íntimas de algodão que permitam que a sua pele respire;
  • Substitua os absorventes descartáveis por alternativas menstruais respiráveis como o coletor menstrual, disco menstrual, absorvente reutilizável ou calcinha absorvente. 

Considere alternativas menstruais mais saudáveis e sustentáveis

O absorvente descartável interno ou externo não são as únicas opções disponíveis para a proteção menstrual. Felizmente, já existem alternativas saudáveis e sustentáveis que ajudam a romper o tabu da menstruação, além de manterem a gente longe dos maus odores!

Coletor e disco menstrual

Você já ouviu falar do coletor menstrual? Feito de silicone medicinal, o coletor é inserido na vagina e coleta o sangue em vez de absorvê-lo, o que minimiza o cheiro desagradável. Ele pode então ser esvaziado, lavado com água e reinserido – permitindo seu uso por vários ciclos. 

Como usar o coletor menstrual – um guia completo em 12 passos

Uma alternativa semelhante é o disco menstrual. Ele também é feito de silicone medicinal e apenas coleta o sangue menstrual, preservando a lubrificação natural e prevenindo maus odores. Uma curiosidade sobre o disco é que ele deixa o canal vaginal livre para o sexo com o penetração, mesmo durante a menstruação! Não é incrível?

Disco Menstrual: Tudo o que você precisa saber sobre ele 

Voltar para o blog

1 comentário

Ótimo artigo, explicações de fácil entendimento e com muitas informações importantes. O tipo de assunto que vale a pena compartilha. Parabéns!!!

JOICE FRANCISCO

deixe seu comentário aqui :)

nosso impacto

Mais do que uma marca, somos uma comunidade de pessoas procurando soluções para problemas sociais e ambientais e querendo muito gerar impacto positivo para o mundo!

Sabia que nós já impedimos o descarte de 220 milhões de produtos descartáveis? Isso equivale a 3200 toneladas de lixo a menos no mundo! 🌎💚

Além disso, somos engajados no combate à pobreza menstrual. Criamos o projeto Dona do Meu Fluxo, que leva educação e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes usam miolo de pão para conter a menstruação. Nossos copinhos duram muitos anos, o que não apenas traz liberdade, mas saúde, confiança e dignidade. 💪❤️

vem saber mais